Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/370
Tipo: Dissertação
Título: ASPECTOS DO IMAGINÁRIO RELIGIOSO NOS HINOS OFICIAIS DOS MUNICÍPIOS DE VITÓRIA/ES E VILA VELHA/ES E SUA RELAÇÃO COM O ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): Rocha, Gabriela Oliveira da
Primeiro Orientador: Filho, José Mário
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: Estudo sobre o imaginário religioso presente nos hinos oficiais dos municípios de Vila Velha – ES e da Cidade de Vitória – ES, pensando o campo do Ensino Religioso na Educação Básica. Este estudo foi realizado para iniciar uma reflexão acerca do processo de ensino-aprendizagem de maneira a compreender os hinos como parte da história, da cultura, da municipalidade, nos cotidianos das escolas capixabas e práticas pedagógicas, oportunizando um diálogo intercultural com a educação, a música e a religião através do imaginário religioso. Dessa forma, busca-se compreender a formação do imaginário religioso das crianças e adolescentes dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental. A pesquisa teve como questão problema: “Qual é o imaginário religioso nos hinos oficiais dos municípios de Vila Velha e Vitória, no Estado do Espírito Santo?” O problema de pesquisa serviu como ponto de partida para analisar a hinologia cívica capixaba, ressaltando elementos do imaginário religioso. Para tanto, recorreu-se a estudos de Vygotsky, Wallon, Gardner, Custódio, Klein, Arroyo, Eliade dentre outros estudiosos. Teve como objetivo geral descrever considerações pedagógicas sobre o imaginário religioso dos hinos dos municípios de Vila Velha e Vitória. E, como objetivos específicos identificar fatores que contribuem para elucidar o significado do imaginário religioso, apresentar análise do aspecto religioso dos hinos pesquisados, e demonstrar a importância do imaginário, da memória e da identidade do povo capixaba, por meio da literatura e do componente curricular do Ensino Religioso. Quanto ao tipo de pesquisa procurou-se legitimar como suporte teórico metodológico, respeitando a característica do tema escolhido, a observação científica que é uma metodologia qualitativa e que compreende numa pesquisa exploratória, qualitativa e descritiva a investigação do conteúdo bibliográfico. Assim, o estudo se apresenta em três capítulos: educação pública e religião; a música na educação; e o imaginário religioso nos hinos cívicos, dos municípios pesquisados. Conclui-se que, na análise dos hinos das cidades pesquisadas, a presença do imaginário religioso é real e muito significativa para a sociedade de um modo geral, tendo em vista o processo de colonização, a história da ocupação do solo e a religiosidade dos povos que ocupam as cidades descritas nesta pesquisa.
Resumo Alternativo: This is a study about the religious imaginary, present in the official anthems of the municipalities of Vila Velha (ES) and Vitoria (ES), in relation to the field of Religious Education in Elementary Education. This study was accomplished to promote thinking in relation to the process of teaching-learning, in order to understand the anthems as part of history, culture, and municipalities, in the daily routines and pedagogical practices, to establish an intercultural link with education, music and religion. Therefore, one seeks to understand the constitution of the religious imaginary of children and adolescents of the early and final stages of Elementary Education. The research question was: “What is the religious imaginary of official anthems from the municipalities of Vila Velha and Vitória, in the state of Espirito Santo?” The question served as a starting point to analyze the civic hymnology of Espirito Santo, to highlight elements of the religious imaginary. In order to accomplish this goal, one used the studies of Vygotsky, Wallon, Gardner, Custódio, Klein, Arroyo, Eliade and others. The main objective was to describe the pedagogical issues in the religious imaginary of the anthems of the municipalities of Vila Velha and Vitoria. As specific objectives, one tried to identify the aspects that support the identification of the religious imaginary, present an analysis of the religious aspect in the anthems chosen, and show the importance of the imaginary, memory and identity of the people from Espirito Santo, through literature and the curriculum of Religious Education. In relation to the research type, one tried to validate, as a theoretical support for methodology, considering the characteristic of the topic chosen, the scientific observation, which is a qualitative methodology, and which includes, in exploratory, qualitative and descriptive research, the analysis of bibliographic contents. Therefore, this study presents three chapters: public education and religion; music in education; the religious imaginary in civic anthems of the chosen municipalities. One concludes that, in the analysis of the cities chosen, the presence of the religious imaginary is real and very meaningful for the society in general, considering the process of colonization, the history of the occupation of territories, and the peoples who live in the cities described in this study.
Palavras-chave: Música
Hinologia
Educação
Ensino Religioso
Imaginário Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/370
Data do documento: 30-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Oliveira da Rocha.pdfTCC - Gabriela Oliveira da Rocha2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.