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Tipo: Dissertação
Título: MARKETING RELIGIOSO: UM ESTUDO ACERCA DAS ESTRATÉGIAS DA COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING (CIM) UTILIZADAS PELA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS NA CIDADE DE BALSAS – MA
Autor(es): NOGUEIRA, MARIA CARLA DOS SANTOS
Primeiro Orientador: Rosa, Wanderley Pereira da
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mário
Segundo membro da banca: Marlow, Sérgio Luiz
Terceiro membro da banca: Rosa, Wanderley Pereira
Resumo: Esta dissertação busca identificar as estratégias de Comunicação Integrada de Marketing (CIM) utilizadas pela Igreja Universal do Reino de Deus para divulgar suas mensagens religiosas, atrair e fidelizar seus seguidores na cidade de Balsas - MA. Para a região do sul do Maranhão, esse tema de pesquisa representa algo inédito, considerando que, até o presente momento, nenhuma pesquisa foi realizada sobre esse assunto. Dessa forma, buscou-se captar em livros, revistas, artigos e sites informações bibliográficas suficientes à construção do primeiro e segundo capítulos, enquanto o terceiro foi estruturado a partir da realização de pesquisa de campo, estudo etnográfico, por meio da observação participante periférica, aplicação de entrevista com o pastor principal e aplicação de questionário de pesquisa para uma amostra de 50 frequentadores da IURD de Balsas - MA. No primeiro capítulo, abordou-se o marketing através de seus aspectos históricos, conceituais e terminológicos, assim como a relação entre marketing social e marketing religioso, e efetuou-se uma descrição da estrutura, carisma e poder de comunicação da IURD dentro de uma visão holística. No segundo capítulo, tratou-se da Comunicação Integrada de Marketing contextualizando alguns conceitos e sua relevância. A relação entre marketing e comunicação, Composto de Marketing e a CIM foi outra temática explorada. Explanou-se ainda sobre o processo de criação da CIM e a comunicação mercadológica da Universal. Já no terceiro capítulo, descreveu-se como se compõe a IURD de Balsas, expondo as estratégias utilizadas para o desenvolvimento da pesquisa, os resultados etnográficos da observação participante periférica e os resultados da aplicação da entrevista e dos questionários. Por fim, realizou-se uma análise dos resultados, que apontou o trabalho de marketing aplicado pela IURD de Balsas como falho e insuficiente, se comparado com a estrutura de divulgação propagada pela denominação de modo geral. Constatou-se a ausência de propaganda e publicidade, elementos essenciais à captação de novos fiéis, o desinteresse pela estratégia de marketing viral e um forte resultado diante do uso de material impresso vindo da matriz para disseminar a imagem da denominação pelo marketing boca a boca.
Resumo Alternativo: This dissertation seeks to identify the Integrated Marketing Communication (CIM) strategies used by the Universal Church of the Kingdom of God to spread its religious messages, attract and retain its followers in the city of Balsas - MA. For the southern region of Maranhão, this research theme represents something unheard of, considering that to date no research has been done on this subject. In this way, we tried to capture enough bibliographical information in books, magazines, articles and websites to construct the first and second chapters, while the third one was structured through field research, ethnographic study, through peripheral participant observation, interview application with the senior pastor and application of a research questionnaire for a sample of 50 visitors from the IURD of Balsas - MA. In the first chapter, marketing was approached through its historical, conceptual and terminological aspects, as well as the relationship between social marketing and religious marketing, and a description of the structure, charisma and communication power of the IURD within a vision holistic. In the second chapter, it was the Integrated Marketing Communication contextualizing some concepts and their relevance. The relationship between marketing and communication, Composito de Marketing and CIM was another explored theme. He also explained about the process of creation of the CIM and the marketing communication of Universal. In the third chapter, it was described how the IURD de Balsas is composed, showing the strategies used for the development of the research, the ethnographic results of the peripheral participant observation and the results of the interview application and the questionnaires. Finally, an analysis of the results was carried out, which pointed out the marketing work applied by IURD de Balsas as flawed and insufficient, when compared to the dissemination structure propagated by the denomination in general. The lack of advertising and publicity, essential elements to attract new believers, lack of interest in viral marketing strategy and a strong result in the use of printed material from the headquarters to disseminate the image of the denomination by word of mouth.
Palavras-chave: Marketing. Comunicação Integrada de Marketing. Estratégias de comunicação. Igreja Universal do Reino de Deus.
Marketing. Integrated Marketing Communication. Communication strategies. Universal Church of the Kingdom of God.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Citação: BAKER, Michael J. Administração de marketing. 5.ed. 2ª reimpr. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. BENNETT, Peter D. Dictionary of Marketing Terms. 1. ed. Chicago: American Marketing Association, 1995. BLEDSOE, David Allen. Movimento Neopentecostal Brasileiro: IURD: um estudo de caso. São Paulo: Hagnos, 2012. BLESSA, Regina. Merchandising no Ponto-de-venda. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010. BORGES, Gustavo da Rosa. Entendendo o marketing. Pelotas: EDUCAT, 2006. BUAIZ, Sérgio. Marketing direto, viral ou SPAM? RHO Empreendedor. Porto Alegre, Agosto, 2006. Disponível em: http://www.rhoempreendedor.com.br/materiais.asp?ID=755&ID_coluna=54. Acesso em: 25 de fevereiro de 2017. CAMPOS, L. S. Cultura, liderança e recrutamento numa organização religiosa – o caso da Igreja Universal do Reino de Deus. Preleção realizada na reunião anual do Conselho Latino-Americano de Escolas de Administração, Setembro. Santiago, Chile. http://www.angelfire.com/ms/luciel/imagens/IURD.doc. 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Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/37
Data do documento: 12-Dez-2017
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