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Tipo: Dissertação
Título: A INTERDISCIPLINARIDADE E O LÚDICO COMO ELEMENTOS QUE UNEM O APRENDIZADO DE MATEMÁTICA AO DE ENSINO RELIGIOSO
Autor(es): Santos, Ricardo Garcia dos
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mario
Segundo membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Terceiro membro da banca: Filho , Vicente Gregório de Sousa
Resumo: O conhecimento humano forma um único conjunto, composto por saberes de caráter empírico e científico, os quais são estudados de modo separado para facilitar o aprendizado em etapas paulatinas de dificuldade, bem como para possibilitar a especialização. Com o Ensino Religioso e a Matemática não é diferente. Ambos enfrentam problemas consideráveis em relação a sua aplicação e a sua aceitabilidade. O primeiro, por ser visto como algo obsoleto por grande parte dos estudantes; o segundo, por ser considerado de difícil aprendizado. Tem-se, então, o ambiente ideal para experimentos de caráter interdisciplinar. Por isso mesmo, o presente estudo buscou desenvolver, com fundamento nos pressupostos teóricos da interdisciplinaridade e dos métodos lúdicos de educação, formas de combinar os conteúdos de Matemática e de Ensino Religioso, com vistas a tornar mais atrativas essas duas disciplinas no âmbito do Ensino Fundamental. A questão problema que se pretende responder é a seguinte: como combinar os conteúdos de Matemática e de Ensino Religioso, de modo a fazer com que os/as estudantes matriculados/as no Ensino Fundamental, motivados/as pelo caráter interdisciplinar e lúdico dessa abordagem, mostrem maior interesse por essas duas disciplinas? Quanto à justificativa para a elaboração do presente estudo, entende-se que parte considerável do que a mente rejeita se dá por puro desconhecimento. No caso da Matemática e do Ensino Religioso outros fatores, igualmente agravantes, juntam-se a isso. Na Matemática, a acumulação de conceitos não compreendidos acaba por fazer dessa disciplina uma das principais causas da repetência escolar no Brasil. Por seu turno, o Ensino Religioso é visto como conjunto de saberes de baixa relevância, dada a pouca relação com a prática cotidiana. Porém, acredita-se que, havendo a abordagem correta, esses dois ensinamentos podem ser ministrados no Ensino Fundamental, de forma a mudar essa visão, fazendo com que os/as alunos/as desenvolvam maior interesse por esses importantes temas, principalmente se, por meio do ensino lúdico, tornar-se clara a interdisciplinaridade entre essas duas áreas do conhecimento humano. Em relação aos procedimentos metodológicos, este presente trabalho fez uso de duas técnicas: uma, de cunho conceitual, visando elencar postulados teóricos que permitam a formulação de generalizações; outra, de caráter aplicado, em que se levantaria, via pesquisa de campo, dados que possibilitassem o confronto entre teoria e prática, para identificar pontos positivos e negativos.
Resumo Alternativo: The human knowledge forms a single set, composed of empirical and scientific knowledge, which are studied separately to facilitate learning in gradual stages of difficulty, as well as to enable specialization. With Religious Education and Mathematics it is no different. Both face considerable problems in terms of application and acceptability. The first, because it is seen as obsolete by most students; the second, because it is considered difficult to learn. There is, then, the ideal environment for experiments of an interdisciplinary character. For this reason, this study sought to develop, based on the theoretical assumptions of interdisciplinarity and playful methods of education, ways of combining the contents of Mathematics and Religious Education, with a view to making these two subjects more attractive in the scope of Elementary Education. The problem question that was intended to be answered is the following: how to combine the contents of Mathematics and Religious Education, in order to make students enrolled in Elementary School, motivated by the interdisciplinary and playful character of this approach, show greater interest in these two disciplines? As for the justification for the elaboration of this study, it is understood that a considerable part of what the mind rejects is due to pure ignorance. In the case of Mathematics and Religious Education, other factors, equally aggravating, are added to this. In Mathematics, the accumulation of misunderstood concepts ends up making this subject one of the main causes of school failure in Brazil. In turn, Religious Education is seen as a set of low-relevance knowledge, given its little relation to daily practice. However, it is believed that, with the correct approach, these two teachings can be taught in Elementary School, in order to change this view, making students develop greater interest in these important themes, especially if, for through ludic teaching, the interdisciplinarity between these two areas of human knowledge becomes clear. In relation to the methodological procedures, this present work made use of two techniques: one, of a conceptual nature, aiming to list theoretical postulates that allow the formulation of generalizations; another, of an applied character, in which, through field research, data that would enable the confrontation between theory and practice, to identify positive and negative points, would be raised.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Interdisciplinaridade
Lúdico
Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/369
Data do documento: 29-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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