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Tipo: Dissertação
Título: A GENEALOGIA DO MESSIAS, SEGUNDO MATEUS: A LEGITIMIDADE DE JESUS EM DEBATE
Autor(es): Gomes, Silvio Cezar José Pereira
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Carneiro, Marcelo da Silva
Resumo: A pesquisa analisa a genealogia de Jesus Cristo, conforme descrita no Evangelho segundo São Mateus. Para esta análise, diversos autores foram explorados, mas há real destaque à Jane Schaberg e Raymond Brown. Isto porque, ambos, no século XX, realizaram amplo debate acadêmico em torno do tema aqui pesquisado: a ilegitimidade de Jesus. Schaberg defendia que analisando as narrativas da infância e as genealogias seria possível comprovar que Mateus e Lucas sabiam que Jesus era um bastardo e trataram desse assunto. Raymond Brown reconhece as acusações de ilegitimidade e chega a reconhecer que esse tema foi alvo da preocupação dos evangelistas. Considerando essas as pesquisas desses autores, quer Jesus seja, como diz Schaberg, um filho biológico de outra pessoa, fruto de adultério ou estupro, ou, como defende Brown, gerado pelo Espírito Santo, esta pesquisa se concentra no acordo que há no debate: as acusações judaicas contra Jesus e Maria. Onde ela é colocada como adúltera e Jesus como filho de um pai desconhecido. O Judaísmo formativo, adversário da comunidade manteana, fazia uso dessas acusações para desmoralizar a fé da comunidade. Foram analisados diversos autores que estudaram a genealogia Mateana e, com mais ênfase, às quatro primeiras mulheres citadas na genealogia: Tamar, Raab, Rute e Betsabéia. Posto que elas, com suas histórias narradas na Bíblia Hebraica e nas tradições rabínicas, se tornam, por assim dizer, símbolos de defesa à dignidade da quinta mulher listada, Maria, e à legitimidade de Jesus. A defesa realizada por Mateus não ocultou ou negou acusações. O autor encarou abertamente o assunto pela dignidade das quatro mulheres. Dessa forma, Maria, como violentada ou adúltera, assumida assim por Mateus, torna-se símbolo maior de acolhimento àquelas que vivem sob o peso da violência sexual, ou da acusação moralista de adultério. A chamada família sacra se revela como uma família que legitima pelo afeto, pelo acolhimento e pelo enfrentamento das pressões de uma sociedade de valores predominantemente patriarcais.
Resumo Alternativo: The research analyzes the genealogy of Jesus Christ, as described in the Gospel from Saint Matthew. For this analysis, several books and academic articles were explored, but there is a real emphasis in Jane Schaberg’s and Raymond Brown’s research. The reason why is because, both, in the twentieth century, held a wide academic debate around the theme researched: the illegitimacy of Jesus. Schaberg argued that analyzing the infancy narratives and genealogies is possible to prove that Matthew and Lucas knew that Jesus is a bastard. Raymond Brown acknowledges the accusations of illegitimacy and, at times, acknowledges that this topic has been the subject of concern for evangelists. Disregarding if the historical Jesus is, as Schaberg says, a biological son from an unknown man, the result of adultery or rape, or, as Brown argues, generated by the Holy Spirit, this research focuses on the agreement in the debate: Jewish accusations against Jesus and Mary Where she is called adulterous, he I called son of an unknown father. The Judaism Formative was the opponent of the community from Mathew and, the accusation against Jesus and Mary had the demoralizing goal. This research analysis several authors who studied the genealogy according Matthew and the four women mentioned in the genealogy: Tamar, Raab, Ruth and Bathsheba. Their stories, registered in the Hebrew Bible and in rabbinic traditions, become symbols of defense to the dignity of the fifth listed woman, Mary, and to the legitimacy of Jesus. Matthew's defense did not hide or deny accusations. The author faced the matter openly and for the dignity of the four women. In this way, Maria, as violated or adulterous, assumed by Matthew in this way, becomes a greater symbol of welcoming those who live under the weight of sexual violence, or the moralistic accusation of adultery. The called sacred family reveals itself as a family that legitimizes by affection and acceptance and by facing the pressures of a society of predominantly patriarchal values.
Palavras-chave: ilegitimidade
genealogia
Mateus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/365
Data do documento: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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