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Tipo: Dissertação
Título: IDENTIDADE E RELIGIÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A INFLUÊNCIA DO PENSAMENTO RELIGIOSO NA FORMAÇÃO DE CRIANÇAS DE 4 A 5 ANOS
Autor(es): Graciano, Luciane dos Santos
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Santos, Francisco de Assis Souza dos
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: Esse trabalho evidencia a mercantilização do sagrado com base, incialmente, na análise em processo histórico, que busca demonstrar com base na Sociologia da Religião, como as instituições religiosas iniciaram o processo de comercialização dos bens simbólicos da religião. Para explicar esse processo, destaca-se a percepção do fenômeno religioso de forma central, fazendo a correlação com os aspectos do desenvolvimento, especialmente, de como se estabelece os principais fundamentos entre o sagrado e o mercado. Ademais, essa análise introdutória vai demonstrar como o consumo pela fé vai se tornar significativo na sociedade moderna, de tal modo que a própria construção de lógica de consumo, baseada no marketing religioso, vai favorecer a construção de uma indústria do consumo religioso. Além disso, para compreender como essa indústria consegui um ambiente favorável, realiza-se, também uma análise da própria liberdade religiosa, tendo em vista que, enquanto direito garantido constitucionalmente, favoreceu a difusão das diferentes religiões no território brasileiro. Após a apresentação desse panorama, chega-se análise dos aspectos mercadológicos e a questão inerente ao Código de Defesa do Consumidor, levando-se em consideração que a referida norma contribui favoravelmente para a proteção do fiel-consumidor, diante da sua vulnerabilidade frente ao fornecedor–religioso. Quanto à disposição do trabalho, foi organizado em três capítulos, que dialogam entre si. Sendo que, no primeiro, aborda-se a questão da mercantilização do sagrado, descrevendo os bens simbólicos da religião. Por sua vez, no segundo capítulo, apresenta-se a construção da liberdade religiosa e os seus desencadeamentos para a ampliação do mercado no âmbito religioso. Por fim, no terceiro e último capítulo, estabelece-se a importância da regulamentação jurídica da relação de consumo religiosa, através das principais nuances do consumidor e fornecedor religioso. Ademais, para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, fazendo um levantamento das principais categorias analisadas. Todo esse percurso que estabelece uma relação interdisciplinar entre o fenômeno religioso e as questões jurídicas, vai demonstrar a importância da aplicabilidade da legislação consumerista para estabelecer o equilíbrio dessa relação de consumo religiosa.
Resumo Alternativo: This work points out the commercialization of the sacredness based, initially, on a historical process analysis, which aims to present, based on the Sociology of Religion, how religious institutions started the process of commercializing the religion symbolic goods. To explain this process, it´s highlighted the perception of the religious phenomenon in a centrally form, making a link with the development aspects, especially, on how the main foundations between the sacred and the market are established. Furthermore, this introductory analysis will demonstrate how consumption ruled by faith will become significant in modern society, in such a way that the own construction of the consumption logic, based on religious marketing, will promote the creation of a religious consumption industry. Moreover, in order to understand how this industry achieved an enabling environment, an analysis of religious freedom itself is also carried out, considering that, as a constitutionally guaranteed right, it favored the spread of different religions in Brazilian territory. After presenting this panorama, the analysis of the market aspects and the question inherent to the Consumer Protection Code is reached, taking into account that the referred legal norm contributes favorably to the protection of the loyal-consumer, in face of their vulnerability against the religious supplier. Regarding the organization of this work, it was arranged in three chapters, which dialogue with each other. At the first one, the issue of commodification of the sacred is addressed, describing the symbolic religion goods. In turn, the second chapter presents the construction of religious freedom and its triggers to the market enlargement in the religious sphere. Finally, in the third and last chapter, the importance of the legal regulation of the religious consumption relationship is established, through the main nuances of the consumer and religious suppliers. Furthermore, in order to achieve the intended propose, a bibliographic and documentary research was chosen, mapping the main categories analyzed. All that path, that establishes an interdisciplinary relationship between the religious phenomenon and the legal issues, will demonstrate the importance of the applicability of consumerist legislation to establish the balance of this religious consumption relationship.
Palavras-chave: Identidade
Religião
Educação Infantil
Pensamento Religioso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/364
Data do documento: 25-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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