Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/363
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee1Gonçalves, José Mario-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee2Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Ricardo Matos de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0289783653011634pt_BR
dc.creatorCarvalho, Ramon Harckbart-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2775476473620273pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T19:57:59Z-
dc.date.available2020-06-17-
dc.date.available2022-06-02T19:57:59Z-
dc.date.issued2020-06-17-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/363-
dc.description.abstractThis work points out the commercialization of the sacredness based, initially, on a historical process analysis, which aims to present, based on the Sociology of Religion, how religious institutions started the process of commercializing the religion symbolic goods. To explain this process, it´s highlighted the perception of the religious phenomenon in a centrally form, making a link with the development aspects, especially, on how the main foundations between the sacred and the market are established. Furthermore, this introductory analysis will demonstrate how consumption ruled by faith will become significant in modern society, in such a way that the own construction of the consumption logic, based on religious marketing, will promote the creation of a religious consumption industry. Moreover, in order to understand how this industry achieved an enabling environment, an analysis of religious freedom itself is also carried out, considering that, as a constitutionally guaranteed right, it favored the spread of different religions in Brazilian territory. After presenting this panorama, the analysis of the market aspects and the question inherent to the Consumer Protection Code is reached, taking into account that the referred legal norm contributes favorably to the protection of the loyal-consumer, in face of their vulnerability against the religious supplier. Regarding the organization of this work, it was arranged in three chapters, which dialogue with each other. At the first one, the issue of commodification of the sacred is addressed, describing the symbolic religion goods. In turn, the second chapter presents the construction of religious freedom and its triggers to the market enlargement in the religious sphere. Finally, in the third and last chapter, the importance of the legal regulation of the religious consumption relationship is established, through the main nuances of the consumer and religious suppliers. Furthermore, in order to achieve the intended propose, a bibliographic and documentary research was chosen, mapping the main categories analyzed. All that path, that establishes an interdisciplinary relationship between the religious phenomenon and the legal issues, will demonstrate the importance of the applicability of consumerist legislation to establish the balance of this religious consumption relationship.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho evidencia a mercantilização do sagrado com base, incialmente, na análise em processo histórico, que busca demonstrar com base na Sociologia da Religião, como as instituições religiosas iniciaram o processo de comercialização dos bens simbólicos da religião. Para explicar esse processo, destaca-se a percepção do fenômeno religioso de forma central, fazendo a correlação com os aspectos do desenvolvimento, especialmente, de como se estabelece os principais fundamentos entre o sagrado e o mercado. Ademais, essa análise introdutória vai demonstrar como o consumo pela fé vai se tornar significativo na sociedade moderna, de tal modo que a própria construção de lógica de consumo, baseada no marketing religioso, vai favorecer a construção de uma indústria do consumo religioso. Além disso, para compreender como essa indústria consegui um ambiente favorável, realiza-se, também uma análise da própria liberdade religiosa, tendo em vista que, enquanto direito garantido constitucionalmente, favoreceu a difusão das diferentes religiões no território brasileiro. Após a apresentação desse panorama, chega-se análise dos aspectos mercadológicos e a questão inerente ao Código de Defesa do Consumidor, levando-se em consideração que a referida norma contribui favoravelmente para a proteção do fiel-consumidor, diante da sua vulnerabilidade frente ao fornecedor–religioso. Quanto à disposição do trabalho, foi organizado em três capítulos, que dialogam entre si. Sendo que, no primeiro, aborda-se a questão da mercantilização do sagrado, descrevendo os bens simbólicos da religião. Por sua vez, no segundo capítulo, apresenta-se a construção da liberdade religiosa e os seus desencadeamentos para a ampliação do mercado no âmbito religioso. Por fim, no terceiro e último capítulo, estabelece-se a importância da regulamentação jurídica da relação de consumo religiosa, através das principais nuances do consumidor e fornecedor religioso. Ademais, para atingir o objetivo proposto, optou-se por uma pesquisa de cunho bibliográfico e documental, fazendo um levantamento das principais categorias analisadas. Todo esse percurso que estabelece uma relação interdisciplinar entre o fenômeno religioso e as questões jurídicas, vai demonstrar a importância da aplicabilidade da legislação consumerista para estabelecer o equilíbrio dessa relação de consumo religiosa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-02T19:57:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - Ramon Harckbart Carvalho.pdf: 2395394 bytes, checksum: 4728620f85c535bbe25cc0373b2aac30 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T19:57:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Ramon Harckbart Carvalho.pdf: 2395394 bytes, checksum: 4728620f85c535bbe25cc0373b2aac30 (MD5) Previous issue date: 2020-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, José Augusto Guilhon. Montesquieu: sociedade e poder. In: WEFFORT, Francisco Correia. Os clássicos da política. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. ALMEIDA, Fabrício Bolzan de; LENZA, Pedro (Coord.). Direito do Consumidor Esquematizado. 6 ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. ANTONIO, Gabriel Henrique Burnatelli de; LAHUERTA, Milton. O neopentecostalismo e os dilemas da modernidade periférica sob o signo do novo desenvolvimentismo brasileiro. Revista Brasileira de Ciência Política, Brasília, n. 14, p. 57-82, mai./ago. 2014. ARAGÃO, Ivan Rêgo. “Nas festas de santo, há sempre a ronda dos demônios”: sagrado e profano, turismo religioso e comércio na festa do Senhor dos Passos. Revista de Cultura e Turismo, ano 8, n. 2, p. 178-198, 2014. BARROS, Denise Franca.; COSTA, Agnes Maria. In: CHAUVEL, Marie Agnes; COHEN, Marcos (Orgs.) Ética, sustentabilidade e sociedade: desafios da nossa era. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009. BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de direito constitucional. 22 ed. São Paulo: Saraiva, 2001. BENJAMIN, Antônio Herman Vasconcellos. et al. Manual de direito do consumidor. 2 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. BENJAMIM, Antônio Herman Vasconcellos. et al. Manual de direito do consumidor. 7. ed. rev. atual. ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016. BERGER, Peter Ludwig. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 2012. BERNARDES, Júlio. Hobbes & a liberdade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2002. BESSA, Leornardo Roscoe. Relação de consumo e aplicação do Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009. BITTENCOURT, Josias Jacinto. Separação entre religião e Estado: utopias e realidades. In: LELLIS, Lélio Maximino; HEES, Carlos Alexandre (Org.). Fundamentos jurídicos da liberdade religiosa. São Paulo: Unapress, 2016. BORDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2007. BORDIEU, Pierre. Poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009. BULOS, Uadi Lammêgo. Curso de Direito Constitucional. 11. ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. 51. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. _______. Lei n. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Brasília, set. 1990. Disponível em: < https://www2.senado.leg.br/ bdsf/bitstream/handle/id/496457/000970346.pdf>. Acesso em: 14 mai. 2020. _______. Supremo Tribunal Federal. RE 494.601/RS, Rel. Ministro MARCO AURÉLIO, julgado em 28 mar. 2019, DJ 28 mar. 2019. Disponível em: < http://www.stf.jus.br/arquivo/ cms/noticia>. Acesso em: 09 abr. 2019. _______. Tribunal de Justiça do estado do Espírito Santo. Apelação 0017944-27.2016.8.08.0011/ES, Rel. Desembargador Telêmaco Antunes de Abreu Filho, Terceira Câmara Cível, julgado em: 04 jun. 2019, DJ 04 jun. 2019. Disponível em: <www.tjes.jus.br>. Acesso em: 25 abr. 2020. _______. Código de Defesa do Consumidor. Vade Mecum Saraiva. 22. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. BREGA FILHO, Vladimir; ALVES, Fernando de Brito. A liberdade religiosa como direito fundamental. Revista do Programa de Mestrado em Ciência Jurídica da Fundinopi, v.11, p. 75-94, 2009. CAMPOS, Leonildo Silveira. Teatro, templo e Mercado: organização e marketing de um empreendimento Neopentecostal. Petrópolis: Vozes, 1997. CAVALIERI FILHO, Sergio. Programa de direito do consumidor. 4. ed. São Paulo: Altas, 2014. CIPRIANI, Roberto. Manual de sociologia da religião. São Paulo: Paulus, 2007. COUTINHO, José Pereira. Religião e outros conceitos. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, v. XXIV, p. 171-193, 2012. CORTÊS, Mariana. O mercado pentecostal de pregações e testemunhos: formas de gestão do sofrimento. Religião e Sociedade, Rio de Janeiro, v. 34, n. 2, p. 184-209, jul./dez. 2014. CÔRREA, Victor Silva; VALE, Gláucia Maria Vasconcellos. Ação Econômica e Religião: Igrejas como empreendedorismo no Brasil. RAC, Rio de Janeiro, v. 21, n. 1, art. 1, p. 1-18, jan./fev. 2017. CHEHOUD, Heloísa Sanches Querino. A liberdade religiosa nos estados modernos. São Paulo: Almeida, 2017. DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de teoria geral do Estado. 23. ed. São Paulo: Saraiva, 2002. DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001. FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 8. ed. Curitiba: Positivo, 2010. FERREIRA, Edmilson Caetano. Sociedade de consumo, Capitalismo e a relação com a religiosidade na Grande Vitória/ES, Revista Unitas, v. 5, n. 2 (n. especial), p. 116, 2017. FERREIRA, Valdinei Aparecido. Protestantismo e modernidade no Brasil. 2008. 246 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Sociologia do Departamento de Sociologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2008. FERREIRA, Moisés Olímpio. In: GARCIA, B. R. V.; CUNHA, C. L.; PIRIS, E. L.; FERRAZ, F. S. M.; GONÇALVES SEGUNDO, P. R. (Orgs.). Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP. São Paulo: Paulistana, 2009. FILOMENO, José Geraldo Brito. Curso Fundamental de Direito do Consumidor. São Paulo: Altas, 2014. FONSECA, Francisco Tomazoli da. Religião e Direito no Século XXI: a liberdade religiosa no Estado laico. Curitiba: Juruá, 2015. GALIMBERTI, Umberto. Rastros do sagrado: o cristianismo e a dessacralização do sagrado. São Paulo: Paulus, 2003. GARCIA, Leonardo de Medeiros. Código de Defesa do Consumidor comentado: artigo por artigo. 13 ed. rev. ampl. atual. Salvador: Jus Podium, 2016. GRINOVER, Ada Pellegrini et al. Código Brasileiro de Defesa do Consumidor: comentado pelos autores do anteprojeto. v. I. Rio de Janeiro: Forense, 2011. HABERMAS, Jurgen. Mudança estrutural da esfera pública: investigações sobre uma categoria da sociedade burguesa. São Paulo: Unesp, 2014. HARRISON, Piter. Ciência e Religião: construindo limites. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 43, p. 1-33, 2007. HOBBES, Thomas. Leviatã ou matéria: forma e poder de um estado eclesiástico e civil. 2. ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979. HUMBOLDT, Wilhelm Von. Os limites da ação do Estado. Rio de Janeiro: Topbooks, 2004 LEAL, Bruno Bianco; NUNES, Tatiana Mesquita. A liberdade de religião perante o Estado laico e a aplicação de provas durante os dias sagrados. In: LAZARI, Rafael José Nadim de; BERNARDI, Renato, LEAL, Bruno Bianco (Org). Liberdade religiosa no estado democrático de direito: questões históricas, filosóficas, políticas e jurídicas. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2014. LELLIS, Lélio Maximino. Introdução a Teoria do Direito à Liberdade Religiosa. In: LELLIS, Lélio Maximino; HEES, Carlos Alexandre. (Org.). Fundamentos jurídicos da liberdade religiosa. São Paulo: Unapreess, 2016. LEVITT, Theodore. Marketing Myopia. Harvard Business Review. Londres, set-out. 1975. LIMA, Aldo Santos; LOPES, Igor Franklin Ramos. Indústria religiosa: reflexos econômico-sociais da comercialização da fé. In: SIMPÓSIO NORDESTE ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE HISTÓRIA DAS RELIGIÕES, 2, 2016, Recife. Anais do Simpósio Nordeste da ABHR, Recife, 2016. LIMA, Maria Érica de Oliveira; TRASFERETTI, José. O cenário religioso de bens simbólicos: da produção ao consumo. Comunicação & Inovação, São Caetano do Sul, v. 8, n. 15, p. 50, jul./dez. 2007. LUCKMANN, Thomas. A religião invisível. São Paulo: Olho D’Água: Loyola, 2014. MARANHÃO FILHO, Eduardo Meinberg de Albuquerque. “Marketing de Guerra Santa”: da oferta e atendimento de demandas religiosas à conquista de fiéis-consumidores. Horizonte, Belo Horizonte, v. 10, n. 25, p. 201-232, jan./mar. 2012. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1999. MARX, Karl. O Capital. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. MEIRELES, Tiago. Teodiceia em movimento: Neopentecostalismo brasileiro e tipologia na sociologia da religião de Max Weber. Ciber Teologia, Revista Teologia & Cultura, ano VII, v. 35, p. 139-147, 2011. __________. Neopentecostalismo e cultura de consumo: proposta de investigação de afinidade eletiva. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISA DA FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS. Anais. Goiana, 2011. p. 2-11. MELLO, Leonel Itaussu Almeida. John Locke e o individualismo liberal. In: WEFFORT, Francisco C.(Org.) Os clássicos da política. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. MONTESQUIEU, Charles Louis de Secondat, Baron de la. O espírito das leis : as formas de governo, a federação, a divisão dos poderes. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2008. MORAES, Alexandre de. Constituição federal interpretada e legislação constitucional. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007. NASCIMENTO, Guilherme et al. O silêncio dos juristas: a imunidade tributária sobre templo de qualquer culto e as religiões de matriz africana à luz da constituição de 1988. Quaestio Iuris, Rio de Janeiro, v. 10, n. 02, p. 1162 -1180, 2017. NERY JUNIOR, Nelson, et. al., Código Brasileiro de Defesa do Consumidor comentado pelos autores do anteprojeto. 4. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995. NETTO, Adyr Ferreira Garcia. Do estado de natureza ao governo civil em John Locke. Revista de Direito Público, Londrina, v. 2, n. 2, p. 75-90, mai./ago. 2007. NUNES, Rizzato. Curso de direito do consumidor. São Paulo: Saraiva Educação, 2018. OLIVEIRA, Lívio Luiz Soares de; NETO, Giácomo Balbinotto. A Teoria do Mercado Religioso: evidências empíricas na literatura. Rever, ano 1, v. 14, p. 221-255, jan./jun. 2014. PATRIOTA, Karla Regina Macena. Fé na prateleira de vendas: a sedução do marketing religioso. Universidade Federal de Pernambuco, Pernambuco, 2007. PAULA, Robson Wander de. A teologia da prosperidade e sua relação com o consumismo: uma análise a partir do contexto brasileiro. Revista Pax Domini, Manaus, v. 1, p. 158-179, 2015. PINEZI, Ana Keila Mosca. Sagrado e profano em contexto culturalmente particulares: a favor do trabalho de campo e da etnografia. ANTROPOS – Revista de Antropologia. ano 3, v. 4, p. 31-40, 2010. PINEZI, Ana Keila Mosca; JORGE, Érica Ferreira da Cunha. Revisitando dicotomia clássicas em as formas elementares da vida religiosa: sagrado x profano e religião x magia. Estudos de Religião, v. 26, n. 42, p. 83-98, 2012. PIRES, Teresinha Inês Teles. Liberdade de consciência, liberdade de crença e pluralismo político. Revista de Informação Legislativa, v. 49, n. 195, p. 53-63, jul./set. 2012. PONTES, Joelson Agustinho de; LAGES, Brayan de Souza. Religião, capitalismo e sociedade de mercado: uma análise histórico-econômica. Unitas – Revista Eletrônica de Teologia e Ciências das Religiões, Vitória, v. 5, n. 2, p. 521-539, ago./dez. 2017. RAMOS, Edith Maria Barbosa; Jefferson Fernando Lima, ROCHA. Liberdade Religiosa como direito fundamental: uma análise inicial. Revista do curso de Direito, São Luís, ano 3, n. 6, p. 161-185, jul/dez. 2013. REIMER, Haroldo. Liberdade religiosa na história e nas Constituições do Brasil. São Leopoldo: Oikos, 2013. RIBEIRO, Renato Janine. Hobbes: o medo e a esperança. In: WEFFORT, Francisco C. (Org.) Os clássicos da política. 13. ed. São Paulo: Ática, 2003. ROCHA, Priscilla Ferreira Nobre. Liberdade religiosa e os limites de intervenção de um estado laico no âmbito das confissões. 2010. 73 f. Monografia (Graduação) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. ROCHA, Robson; PAIXÃO, Rafael. Publicidade para Igrejas. Rio de Janeiro: CPAD, 2010. ROUSSEAU, Jean Jacques. O contrato social. Porto Alegre: L&PM, 2007. SANTANA, Luther King de Andrade. Religião e Mercado: A Mídia Empresarial-Religiosa. Revista de Estudos da Religião, São Paulo, n. 1, p. 54-67, 2005. SANTOS, Elder Cerqueira et al. Religião, saúde e cura: um estudo entre os Neopentecostais. Psicologia Ciência e Profissão, Brasília, v. 24, n.3, p. 82-91, 2004. SCALQUETE, Rodrigo Arnoni. História do Direito: perspectivas históricos-constitucionais da relação entre Estado e Religião. São Paulo: Atlas, 2013. SCAMPINI, José. A liberdade religiosa nas constituições brasileiras. (Estudo-filosófico jurídico comparado) Revista de informação legislativa, v. 11, n. 41, p. 75-126, jan./mar. 1974. SERFEJAN, Tatiana Robles. Liberdade religiosa e laicidade do Estado na Constituição de 1988. 2012. 162 f. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. SILVA, João Bernardino da; SILVA, Lorena Bandeira da. Relação entre religião, espiritualidade e, sentido da vida. Logos & existência. Revista da associação brasileira de logoterapia e análise existencial, v. 3, n. 2, p. 203-215, 2014. SILVA, Ivan de Oliveira. Relação de consumo religiosa: a vulnerabilidade do fiel-consumidor e a sua tutela por meio do Código de Defesa do Consumidor. São Paulo: Atlas, 2012. SILVEIRA, Marcelo. Tese. O Discurso da teologia da prosperidade em igrejas evangélicas pentecostais. 2007. Tese (Doutorado)- Programa de Pós-Graduação em Filosofia e Língua Portuguesa, do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. SMANIOTTO, Alaercio Antônio; PAZ, João Pedro da Costa. Estelionato, charlatanismo e curandeirismo na religião e seus reflexos na sociedade. Anuário Pesquisa e Extensão Unoesc, São Miguel do Oeste, p. 1-13, 2019. SMITH, Adam. Riqueza das Nações. São Paulo: Folha de São Paulo, 2010. SOUZA, Guilherme Muniz de; FICAGNA, Lais Regina Dall’Agnol. Do preconceito à intolerância religiosa. Revista EDUC-Faculdade de Duque de caxias, v. 3, n. 2, p. 54-73, jul./dez. 2016. STARK, Rodney. Uma teoria da religião. São Paulo: Paulinas, 2008. STOCO, Rui. Juizado Especial e a defesa do consumidor. Repertório IOB de Jurisprudência: civil, processual penal e comercial, Rio de Janeiro, n. 23, 1. quinz., p. 413, dez. 1996. SUNG, Jung Mo. Mercado religioso e mercado como religião. Horizonte, Belo Horizonte, v. 12, n. 34, p. 290-315, abr./jun. 2014. TARTUCE, Flávio; NEVES, Daniel Amorim Assumpção. Manual de Direito do consumidor: direito material e processual. São Paulo: Método, 2018. TAWNEY, Richard Henry. A religião e o surgimento do capitalismo. São Paulo: Perspectiva, 1971. TEIXEIRA, Carlos Flávio Teixeira. O valor da liberdade religiosa para o ser humano. In: LELLIS, Lélio Maximino; HEES, Carlos Alexandre (Org.). Fundamentos jurídicos da liberdade religiosa. São Paulo: Unapress, 2016. TERAOKA, Thiago Massao Cortizo. A Liberdade Religiosa no Direito Constitucional Brasileiro. 2010. 282 f. Tese (Doutorado) – Departamento de Direito Estado, Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010. THOMAZ, Afrânio Carlos Moreira. Lições de Direito do Consumidor. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. TRIGO, Luciana; CIPOLLA, José Hamilton Maturano. Marketing e religião. Estudo de caso da Igreja Renascer. In: X SEMINÁRIOS EM ADMINISTRAÇÃO FEA-USP, 2007. ZEFERINO, Jefferson. A Liberdade Religiosa nas Constituições do Brasil da Proclamação da República a Era Vargas: antecedentes, perspectivas e ensino da religião. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, EDUCERE- XII, 2015, Anais... Congresso Formação de Professores, Complexidade e Trabalho Docente, Curitiba, 2015. WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. WEINGARTNER NETO, Jayme. A edificação constitucional do direito fundamental à liberdade religiosa: um feixe jurídico entre a inclusividade e o fundamentalismo. 2006. 576 f. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 2006.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectconsumopt_BR
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjectliberdadept_BR
dc.subjectdireitospt_BR
dc.subjectdefesapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO CONSUMO PELA FÉ E O DIREITO DO CONSUMIDOR: UMA ANÁLISE SOBRE A MERCANTILIZAÇÃO DA FÉ E A VULNERABILIDADE DO FIEL-CONSUMIDORpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ramon Harckbart Carvalho.pdfTCC - Ramon Harckbart Carvalho2,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.