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Tipo: Dissertação
Título: AS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS E O ENSINO DE HISTÓRIA: UM ESTUDO NO MUNICIPIO DE ALEGRE - ES A PARTIR DA LEI 10.639/03 E DAS CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES
Autor(es): Oliveira, Rosimar Rocha Pires de
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: A pesquisa abordará alguns desafios na aplicabilidade da Lei 10.639/03 no município de Alegre - ES. Trata-se de uma Lei que propõe novas diretrizes curriculares para o estudo da história e cultura afro-brasileira e africana. O objetivo da pesquisa é identificar e sugerir aos professores de História práticas pedagógicas que visem a efetivação da referida Lei com vistas a superação de preconceitos e discriminação de cunho racial e religioso pela via da educação. As perguntas que orientaram a pesquisa foram: a inclusão do ensino sobre a religiosidade afro-brasileira na disciplina de História contribuirá para diminuir os conflitos sociais na região? Como os professores de História oportunizam esse tema? Para aprofundar a questão abordará o conceito de cultura e seus alcances, apresentará a Lei 10.639/03 na perspectiva cultural da religiosidade afro-brasileira: Candomblé e Umbanda e contemplará a cultura afro-brasileira no município de Alegre - ES, problematizando uma pesquisa realizada pela autora com 15 professores de História do município. A pesquisa indicará sete práticas pedagógicas para os cursos de História na forma de dinâmicas e jogos para sala de aula, como contribuição de aplicabilidade teórica.
Resumo Alternativo: The research will address some challenges in the applicability of Law 10.639 / 03 in the municipality of Alegre - ES. It is a Law that proposes new curricular guidelines for the study of Afro-Brazilian and African history and culture. The objective of the research is to identify and suggest to History teachers pedagogical practices that aim to implement the said Law with a view to overcoming prejudices and racial and religious discrimination through education. The questions that guided the research were: will the inclusion of teaching on Afro-Brazilian religiosity in the discipline of History contribute to reduce social conflicts in the region? How do History teachers make this theme possible? To deepen the issue, he will address the concept of culture and its scope, present Law 10.639 / 03 in the cultural perspective of Afro-Brazilian religiosity: Candomblé and Umbanda and contemplate Afro-Brazilian culture in the municipality of Alegre - ES, problematizing a research carried out by author with 15 history teachers from the municipality. The research will indicate seven pedagogical practices for History courses in the form of dynamics and games for the classroom, as a contribution of theoretical applicability.
Palavras-chave: Religiões Afro-Brasileiras
Educação
Lei 10.639/03
Ensino de História
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/360
Data do documento: 10-Jun-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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