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dc.contributor.advisor1Filho, José Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Barreira, Marcelo Martins-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0690909917220112pt_BR
dc.contributor.referee3Filho, Jose Adriano-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.creatorMENEZES, LÚCIA DE-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4763102706626178pt_BR
dc.date.accessioned2018-07-10T18:47:55Z-
dc.date.available2017-12-04-
dc.date.available2018-07-10T18:47:55Z-
dc.date.issued2017-12-04-
dc.identifier.citationAGOSTINHO. A doutrina cristã. São Paulo, Paulus, 2002. Livro I. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=UeO5DAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=patristica+a+doutrina+santo+agostinho&hl=ptBR&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=patristica%20a%20doutrina%20santo%20agostinho&f=false>. Acesso em: 30 set. 2017. ALMEIDA, Patrícia Ribeiro de. O mundo é redondo como a rosa: imaginação poética e criação pedagógica. Dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2013. p.45-46. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid= 76&lang=ptbr&filtro=patricia%20ribeiro>. Acesso em: 04 out. 2017. ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... 10 ed. Campinas, SP: Verus editora. 2014. ______. A alegria de ensinar. São Paulo. Ars Poetica, 1994. ______. A gestação do futuro. Tradução de João Francisco Duarte Junior. Campinas, SP. Papirus, 1986. ______. A pedagogia dos caracóis. São Paulo: Verus Editora, 2010. ______. Da esperança. Tradução João Francisco Duarte Jr. Campinas, São Paulo: Papirus, 1987. ______. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. ______. Lições do velho professor. Campinas: Papirus, 2013. ______. O enigma da religião. Campinas: Papirus, 1988. ______. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. ______. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1989. ______. O suspiro dos oprimidos. São Paulo: Paulinas, 1984. ______. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. ______. O que é religião. São Paulo: Edições Loyola, 2013. ______. O velho que acordou menino. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2015. ______. Poesia, profecia, magia: meditações. Rio de Janeiro: CEDI, 1983. ______. Por uma educação romântica. São Paulo: Papirus, 2002. BARTHES, Roland. Aula. 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Revista Virtual En_Fil – UFF, Núcleo de Filosofia, Política e Educação, Rio de Janeiro, ano 2, n.4, 2014. Disponível em: <en-fil.net/ed4/conteudo/index_004_reuber.php>. Acesso em: 3 out. 2017. SENA, Luzia (org.) Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2007. TEIXEIRA, Faustino (org.). A (s) ciência(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. 2. ed. São Paulo: 2008. USARSKI, Frank (org.). O espectro disciplinar da ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2007.pt_BR
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/35-
dc.description.abstractThis essay intends to investigate the possible contributions of the critic / literary production of the writer Rubem de Azevedo Alves, for the academic area of the Sciences of Religions, particularly for Religious Education. To do this, we first sought to trace the itinerary covered by the author, through his biography. Then, it was tried to identify the bases on which Rubem Alves based his theological, philosophical and educational thought. Subsequently, the key concepts that will be part of his reflective work, both in the area of religion and in the area of education, were investigated and, finally, he sought to articulate his conception of religion and education to Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho dissertativo pretende investigar as possíveis contribuições da crítica/ produção literária do escritor Rubem de Azevedo Alves, para a área acadêmica das Ciências das Religiões, particularmente para o Ensino Religioso. Para isso, primeiramente buscou-se traçar o itinerário percorrido pelo autor, através da sua biografia. Em seguida, tratou-se de identificar as bases sobre as quais Rubem Alves fundamentou o seu pensamento teológico, filosófico e educacional. Posteriormente, investigou-se os conceitos chaves que farão parte do seu labor reflexivo, tanto na área da religião quanto na área da educação e por fim buscou-se articular a sua concepção de religião e educação ao Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Sara Rosa (estagiario.mestrado@faculdadeunida.com.br) on 2018-07-10T18:47:55Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - Lúcia de Menezes.pdf: 5453719 bytes, checksum: 9aef844986e7ed096008f04c47f8686d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-10T18:47:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação - Lúcia de Menezes.pdf: 5453719 bytes, checksum: 9aef844986e7ed096008f04c47f8686d (MD5) Previous issue date: 2017-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAGOSTINHO. A doutrina cristã. São Paulo, Paulus, 2002. Livro I. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?id=UeO5DAAAQBAJ&printsec=frontcover&dq=patristica+a+doutrina+santo+agostinho&hl=ptBR&sa=X&redir_esc=y#v=onepage&q=patristica%20a%20doutrina%20santo%20agostinho&f=false>. Acesso em: 30 set. 2017. ALMEIDA, Patrícia Ribeiro de. O mundo é redondo como a rosa: imaginação poética e criação pedagógica. Dissertação apresentada ao Programa de pós-graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2013. p.45-46. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/index.php?option=com_jumi&fileid=11&Itemid= 76&lang=ptbr&filtro=patricia%20ribeiro>. Acesso em: 04 out. 2017. ALVES, Rubem. Educação dos sentidos e mais... 10 ed. Campinas, SP: Verus editora. 2014. ______. A alegria de ensinar. São Paulo. Ars Poetica, 1994. ______. A gestação do futuro. Tradução de João Francisco Duarte Junior. Campinas, SP. Papirus, 1986. ______. A pedagogia dos caracóis. São Paulo: Verus Editora, 2010. ______. Da esperança. Tradução João Francisco Duarte Jr. Campinas, São Paulo: Papirus, 1987. ______. Filosofia da ciência: introdução ao jogo e suas regras. 19ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2015. ______. Lições do velho professor. Campinas: Papirus, 2013. ______. O enigma da religião. Campinas: Papirus, 1988. ______. A escola com que sempre sonhei sem imaginar que pudesse existir. 13 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. ______. Conversas com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1989. ______. O suspiro dos oprimidos. São Paulo: Paulinas, 1984. ______. Entre a ciência e a sapiência: o dilema da educação. São Paulo: Edições Loyola, 2012. ______. O que é religião. São Paulo: Edições Loyola, 2013. ______. O velho que acordou menino. 2 ed. São Paulo: Planeta, 2015. ______. Poesia, profecia, magia: meditações. Rio de Janeiro: CEDI, 1983. ______. Por uma educação romântica. São Paulo: Papirus, 2002. BARTHES, Roland. Aula. Aula inaugural da cadeira de semiologia literária do Colégio de França, pronunciada dia 7 de janeiro de 1977. Trad. Leyla Perrone Moisés. São Paulo: Cultrix, 2013. BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/julho-2013-pdf/13677-diretrizes-educacao-basica-2013-pdf/file>. Acesso em: 29 out, 2017. BRASIL. Constituição 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf?sequence=1?concurso=CFS%202%202018>. Acesso em: 29 out. 2017. BUBER, Martin. Eu e Tu. Trad. Newton Aquiles Von Zuben. São Paulo: Centauro, 2001. CAIRNS, Earle Edwin. O cristianismo através dos séculos; uma história da igreja cristã. Trad. Israel Belo de Azevedo, Valdemar Kroker. 2 ed. São Paulo: Vida Nova, 2008. CERVANTES ORTIZ, Leopoldo. 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Disponível em: <tede.unioeste.br/tede/tde_arquivos/4/TDE-2012-07-10T152216Z-761/.../cristina.pdf> Acesso em: 27 mar. 2017. LIMA, Marcos Antonio Martins; MARINELLI, Marcos. A epistemologia de Gaston Bachelard: uma ruptura com as filosofias do imobilismo. Revista de Ciências Humanas. Florianópolis, v.45, n. 2, p.393-406, 2011. MAGALHÃES, Antonio. Deus no espelho das palavras: teologia e literatura em diálogo. São Paulo: Paulinas, 2000. MARIA, Luzia de. Amor literário: dez instigantes roteiros para você viajar pela cultura letrada. Rio de Janeiro: Ler e Cultivar, 2016. NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Lafonte, 2012. NUNES, Antônio Vidal. Corpo, linguagem e educação dos sentidos no pensamento de Rubem Alves, São Paulo: Paulus, 2008. OLIVEIRA, Lilian Blanck de et al. Ensino religioso: fundamentos e métodos. São Paulo: 2007. PASSOS, João Décio. Ensino religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PAULY, Evaldo Luis. O dilema epistemológico do ensino religioso. Rev. Bras. Educ. [online], 2004, n.27, pp.172-182. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1413-24782004000300012>. Acesso em: 19 out. 2017. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 28 jul. 2017. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <www.planalto.gov.br>. Acesso em: 28 jul. 2017 REBLIN, Iuri Andréas. Outros cheiros, outros sabores... o pensamento teológico de Rubem Alves. 2 ed. rev. atual. São Leopoldo: Oikos, 2014. SANTOS, Francisco de Assis Souza; GONÇALVES, José Mario; RIBEIRO, Osvaldo Luiz (Orgs). Ciências das religiões aplicadas: interfaces de uma ciência-profissão. Vitória: Editora Unida, 2014. SCOFANO, Reuber Gerbasi. Estética e educação: uma aproximação entre Gaston Bachelard e Rubem Alves. Revista Virtual En_Fil – UFF, Núcleo de Filosofia, Política e Educação, Rio de Janeiro, ano 2, n.4, 2014. Disponível em: <en-fil.net/ed4/conteudo/index_004_reuber.php>. Acesso em: 3 out. 2017. SENA, Luzia (org.) Ensino religioso e formação docente: ciências da religião e ensino religioso em diálogo. 2 ed. São Paulo: Paulinas, 2007. TEIXEIRA, Faustino (org.). A (s) ciência(s) da religião no Brasil: afirmação de uma área acadêmica. 2. ed. São Paulo: 2008. USARSKI, Frank (org.). O espectro disciplinar da ciência da religião. São Paulo: Paulinas, 2007.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRubem Alves. Religião. Literatura. Educação. Ensino Religioso.pt_BR
dc.subjectRubem Alves. Religion. Literature. Education. Religious education.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E RELIGIÃO NO PENSAMENTO DE RUBEM ALVES: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES AO ENSINO RELIGIOSO NOS PRIMEIROS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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