Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/353
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3768969420465227pt_BR
dc.creatorRosário, Antônio do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4677701754311513pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-02T16:52:18Z-
dc.date.available2020-02-20-
dc.date.available2022-06-02T16:52:18Z-
dc.date.issued2020-02-20-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/353-
dc.description.abstractThis research seeks to analyze the influence or participation of the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil in education in the city of Domingos Martins, state of Espírito Santo. Firstly, it seeks to understand the immigration process of Espírito Santo, a period dated between the 19th and the 20th century, by elucidating the arrival of European and Portuguese immigrants to supply the demand for labor and occupy spaces; the creation and development of the Colony of Santa Isabel and the arrival of Lutheran and Calvinist evangelicals in Campinho, current city and Domingos Martins. In a second moment, it reflects on the Evangelical Lutheran population in the state, through the educational processes of these subjects until 1938 (Nationalization of Education) and the structuring of the Lutheran community of Domingos Martins, after 1938. As a research instrument, qualitative research was used, aiming at a descriptive study of the perceptions of education professionals about the purpose of the study; formed by the sample of 15 (fifteen) participants. In the third moment of the research, it is reflected on the data collected through interviews with education professionals, in the second semester of 2019. It is noted in the descriptions of education professionals, that currently, there is no punctual influence and / or participation IECLB in the discussions on public / official education of Domingos Martins / ES citizens. The dissertation concludes that the IECLB played a considerable role in the education of the population studied during the immigration phase, however, today it influences and participates little in the public / official educational context. The influence of the Lutheran church occurs through non-formal educational spaces, that is, through investment in music, dance and also by encouraging bilingualism (German and Portuguese and / or Portuguese and Pomeranian). The applicability of the research points to the importance of contextual excursions and history classes for elementary school, highlighting the importance of the IECLB in the socio-historical-educational development of Domingos Martins. Furthermore, knowing the development of local history is essential for the performance of the teacher/pedagogue.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa busca analisar a influência ou participação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na educação na cidade de Domingos Martins, estado do Espírito Santo. Primeiramente, procura entender o processo imigratório do Espírito Santo, período datado dentre século XIX e XX, através da elucidação da chegada dos imigrantes europeus e portugueses para suprir a demanda por mão-de-obra e ocupar espaços; da criação e desenvolvimento da Colônia de Santa Isabel e a vinda dos evangélicos luteranos e calvinistas em Campinho, atual cidade e Domingos Martins. Num segundo instante, reflete-se sobre a população evangélica luterana no estado, através sobre os processos educativos desses sujeitos até 1938 (Nacionalização do Ensino) e a estruturação da comunidade Luterana de Domingos Martins, depois de 1938. Como instrumento de pesquisa fez-se uso da pesquisa qualitativa, visando o estudo descritivo das percepções dos profissionais de educação sobre a finalidade do estudo; formado pela amostra de 15 (quinze) participantes. No terceiro momento da pesquisa, reflete-se sobre os dados coletados através das entrevistas realizadas com profissionais de educação, no segundo semestre de 2019. Nota-se nas descrições dos profissionais da educação, que atualmente, não há nenhuma influência pontual e/ou participação significativa da IECLB nas discussões sobre a educação pública/oficial dos munícipes de Domingos Martins/ES. A dissertação conclui que a IECLB desempenhou papel considerável na educação da população estudada na fase de imigração, contudo, hoje influencia e participa pouco no contexto educativo público/oficial. A influência da igreja luterana se dá através de espaços educativos não formais, isto é, através do investimento na música, na dança e também do incentivo ao bilinguismo (alemão e português e/ou português e pomerano). A aplicabilidade da pesquisa aponta para a importância de excursões e aulas de história contextuais para o Ensino Fundamental, destacando a importância da IECLB no desenvolvimento sócio-histórico-educacional de Domingos Martins. Além do mais, conhecer o desenvolvimento da história local é fundamental para a atuação do professor/pedagogo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-02T16:52:18Z No. of bitstreams: 1 TCC - Antônio do Rosário.pdf: 4679663 bytes, checksum: 1d69c28e0ff21349365a10a5d6644007 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-02T16:52:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Antônio do Rosário.pdf: 4679663 bytes, checksum: 1d69c28e0ff21349365a10a5d6644007 (MD5) Previous issue date: 2020-02-20en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Dinoráh Lopes Rubim. A colônia pomerana no Espírito Santo: a manutenção de identidades e tradições. In: Colóquio Internacional de Mobilidade Humana e Circularidade de Ideias, 1., 2016. Vitória. Anais...Vitória: LEMM, 2016. p. 49-59. Disponível em: https://lemm.ufes.br/sites/lemm.ufes.br/files/field/anexo/anais_completo.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019. ALTMANN, Walter. Lutero e libertação: releitura de Lutero em perspectiva latinoamericana. São Leopoldo: Sinodal; São Paulo: Ática, 1994. ALVIM, Zuleika Maria Forcione. O Brasil italiano (1880-1920). In: FAUSTO, Boris (Org.). Fazer a América: a imigração em massa para a América Latina. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2000. p. 383-419. ANDRÉ, Marli Eliza D.A. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus, 1995. BARBOSA, Priscila Maria Romero. Breve relato da história da educação excludente: do início da colonização aos dias de hoje em nosso país, 19 jun. 2012. Disponível em: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0337.html. Acesso em: 10 jul. 2019. BARROS, Thiago Zanetti de. Imigração estrangeira no jornal A Província do Espírito Santo (1882/1889). 2007. 130f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2007. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/ PDF/Disserta%C3%A7%C3%B5es%20e%20Teses/Hist%C3%B3ria-UFES/UFES_PPGHIS_THIAGO_ZANETTI_BARROS.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019. BATISTA, Márcia Regina. O processo de transição da mão de obra escrava para a livre e a imigração no Espírito Santo do século XIX. In: CONGRESSO INTERNACIONAL UFES/PARIS-EST.: Cultura políticas e conflitos sociais, 6., 2017, Vitória. Anais... Vitória: [s.n.], 2017. p. 912-930. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ufesupem/article/ view/18141/12274. Acesso em: 29 out. 2019. BECK, Nestor. Lutero como reformador religioso da educação – introdução ao assunto. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas: Ética: Fundamentos – oração – sexualidade – educação – economia. v. 5. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1995. CARVALHO, João Daniel Antunes Cardoso do Lago. O Tráfico de escravos, a pressão inglesa e a lei de 1831. Revista de História Econômica & Economia Regional Aplicada, v. 7, n. 13, p. 96-114, jul./dez. 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/heera/files/2009/11/Artigo-Jo%C3%A3o-Daniel-Carvalho1.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019. DADALTO, Maria Cristina. Relacionamento interétnico e memória: narrativas de colonizadores do norte do Espírito Santo. A Dimensões, v. 18, p. 186-202, nov. 2006. Disponível em: www.periodicos.ufes.br/dimensoes/article/download/2443/1939. Acesso em: 20 mai. 2019. DEIFELT, Wanda. Educação, teologia e cidadania: o desafio para as mulheres. Missioneira, Santo Ângelo, v. 20, p. 8-22, 2000. DIÉGUES JÚNIOR, Manuel. Etnias e Culturas no Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1980. DREHER, M. N. Igreja e Germanidade. Rio Grande do Sul: Sinodal, 2003. ESPÍRITO SANTO (Estado). Relatório com que o Exm. Sr. Dr. Sebastião Machado Nunes, Presidente da Província do Espirito Santo abriu a sessão ordinária da respectiva Assembléia Legislativa no dia vinte e cinco de maio do corrente ano. (1854), Vitória: Arquivo Público do Espirito Santo, 1854. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Relatorios/ SEBASTI%C3%83O%20MACHADO%20NUNES%20-%20Presidente%20da%20Prov%C3 %ADncia-1.pdf. Acesso em: 25 de fev. de 2008. ESPÍRITO SANTO (Estado). Conheça o novo mapa do turismo do espírito santo. 2016. [n.p. ]. il. color. Disponível em: https://www.es.gov.br/Not%C3%ADcia/conheca-o-novo-mapa-do-turismo-do-espirito-santo. Acesso em: 20 ago. 2019. FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Edusp, 2013. FERRARI, Joanna. Domingos Martins e a tradição luterana: 150 anos de seu templo. Vitória: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, 2016. FIÉIS DE DOMINGOS MARTINS, ES, celebram os 500 anos da Reforma Protestante. Produção de Bom Dia Espirito Santo. Vitória: Rede Gazeta, 2017. Vídeo, (2min32s). Disponível em: http://g1.globo.com/espirito-santo/bom-dia-es/videos/v/fieis-de-domingos-martins-es-celebram-os-500-anos-da-reforma-protestante/6257963/. Acesso em: 20 jul. 2018. FOERSTE Erineu; FOERSTE, Gerda Margit Schütz. Língua, cultura e educação do povo tradicional pomerano. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 33, p. 1-24, 2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v33/1982-6621-edur-33-e153099.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019. FRANCESCHETTO, Cilmar. Imigrantes Espírito Santo: base de dados da imigração estrangeira no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014. FRANCESCHETTO, Cilmar. Italianos: base de dados da imigração italiana no Espírito Santo nos séculos XIX e XX. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2014. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/italianos.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019. FREREI, Paulo. Educação “bancária” e educação libertadora. In: PATTO, Maria Helena Souza. Introdução à psicologia escolar. 3. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 2008. HALL, Stuart. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HANDELMANN, Heinrich. História do Brasil. t. 2, São Paulo: Melhoramentos; Brasília: INL, 1978. HAUPT, Heinz-Gerhard. Religião e nação na Europa no século XIX: algumas notas comparativas. Estudos Avançados, v. 22, n. 62, p. 77-94, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ea/v22n62/a06v2262.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019. IECLB. Regimento Interno da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – 1968. 1968. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/public/download.php?nome=regimento-interno-ieclb-1968&file=201809/2827f7af217edd4e27b9300b21319c92.pdf. Acesso em: 20 mar. 2019. JANKE, Scheila Roberta. A fé evangélico-luterana como fator de resiliência para os imigrantes pomeranos no Brasil. Reflexus, v. 10, n. 26, p. 295-316, 2016. Disponível em: http://revista.faculdadeunida.com.br/index.php/reflexus/article/view/432/394. Acesso em: 20 jul. 2019. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. LUTERO, Martin. Da Autoridade Secular, até que ponto se lhe deve obediência. In: LUTERO, Martin. Obras selecionadas: fundamentação da ética política, governo, guerra dos camponeses, guerra contra os turcos, paz social. v. 6. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1995. LUTERO, Martinho. À nobreza cristã da nação alemã, acerca da melhoria do estamento cristão. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas: o programa da Reforma: escritos de 1520. v. 2. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1995. LUTERO, Martinho. Aos conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas: ética: fundamentos – oração – sexualidade – educação – economia. v. 5. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1995a. LUTERO, Martinho. Uma prédica para que se mandem os filhos à escola. In: LUTERO, Martinho. Obras selecionadas: Ética: Fundamentos, oração – sexualidade – educação – economia. v. 5. São Leopoldo: Sinodal; Porto Alegre: Concórdia, 1995b. MACIEL, Cleber. Negros no Espírito Santo. 2. ed. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. p. 64. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/ MioloLivroNegros_FINAL_BAIXA.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019. MANSKE, Cione Marta Raasch. Pomeranos no Espírito Santo: história de fé, educação e identidade. Vila Velha: GSA, 2016. MARTINELLI, Maria Lúcia. Pesquisa qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. MINAYO, Manoel Carlos. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis, Vozes, 2002. NICKEL, Mônica. Formação continuada de professores da educação do campo no município de Domingos Martins–ES. 2016. 319f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2016. Disponível em: http://portais4.ufes.br/posgrad/teses/tese_10013_Disserta%E7%E3o%20-%20M%F4nica %20Nickel.pdf. Acesso em: 20 ago. 2019. PATARRA, Neide Lopes. O Brasil: país de imigração? e-metropolis, Rio de Janeiro, n. 9, ano 3, p. 06-18, jun. 2012. Disponível em: http://emetropolis.net/system/edicoes/arquivo_pdfs/ 000/000/008/original/emetropolis_n09.pdf?1447896326. Acesso em: 20 nov. 2019. PEREIRA, Lílian Alves; FELIPE, Delton Aparecido; FRANÇA, Fabiane Freire. Origem da Escola Brasileira: a formação do novo homem. Revista HISTEDBR On-Line, v. 12, n. 45e, p. 239-252, 2012. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp. br/ojs/index.php/histedbr/ article/view/8640120/7679. Acesso em: 20 ago. 2019 POVO CAPIXABA. Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo. [s.d.]. Disponível em: https://www.es.gov.br/historia/povo-capixaba. Acesso em: 29 abr. 2919. PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS. Imigração. [s.d.]. Disponível em: http://www.domingosmartins.es.gov.br/conheca-domingos-martins/historia/imigracao.html. Acesso em: 20 mar. 2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS. 26º Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins. [s.d.]. Disponível em: domingosmartins.es.gov.br/conheca-domingos-martins/turismo/agenda-de-eventos/68-26- festival-internacional-de-inverno-de-musica-erudita-e-popular-de-domingos-martins.html. Acesso em: 12 set. 2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS. Conheça Domingos Martins: história. [s.d.]. Disponível em: http://www.domingosmartins.es.gov.br/conheca-domingos-martins/historia. Acesso em: 10 ago. 2019. PREFEITURA MUNICIPAL DE DOMINGOS MARTINS. Conheça Domingos Martins: cultura – aspectos culturais. [s.d.]. Disponível em: http://www.domingosmartins.es.gov.br/ conheca-domingos-martins/cultura/aspectos-culturais. Acesso em: 13 mai. 2017. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Carta de Lei de 25 de março de 1824 [Manda observar a Constituição Politica do Imperio, offerecida e jurada por Sua Magestade o Imperador]. Coleção de Leis do Império do Brasil – 1824, p. 7, v. 1, 25 mar. 1824. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao24.htm. Acesso em: 20 mai. 2019. PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Lei de 16 de dezembro de 1830 [Manda executar o Codigo Criminal]. Brasília: Presidência da República, 1831. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/LIM-16-12-1830.htm. Acesso em: 20 mai. 2019. RAASCH, Silas. A colônia de Santa Isabel e seus imigrantes (1847-1889). 2010. 189f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Espirito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Universidade Federal do Espirito Santo, Vitória, 2010. RADHAY, Rachael Anneliese. O habitus institucional da política de imigração brasileira - um olhar transversal - a legitimação do Estado-nação. Discurso & Sociedade, [S.l.]. v. 12, n. 1, p. 161- 191, 2018. Disponível em: http://www.dissoc.org/ediciones/v12n01/DS12(1)Radhay.pdf. Acesso em: 20 jul. 2019. ROCHA, Gilda. Imigração estrangeira no Espírito Santo: 1847-1896. Vitória: [s.n.], 2000. RÖLKE, Helmar. Raízes da Imigração Alemã: história e cultura alemã no Estado do Espírito Santo. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2016. SCHAUFFLER, Henrique. Da vida de um alemão no Brasil. Crônica de Matthias Schmitz. In: Blumenau em Cadernos, Blumenau, v. 7, n. 12, 1966. SEBRAE. Inventário da Oferta Turística do Município de Domingos Martins. [s.l.; s.n.], 2005. Disponível em: http://www.es-acao.org.br/midias/pdf/1250.pdf. Acesso em: 26 ago. 2019. SEYFERTH, Giralda. A Identidade teuto-brasileira numa perspectiva histórica. In: MAUCH, Cláudia; VASCONCELLOS, Naira [Ed.]. Os alemães no sul do Brasil. Canoas: ULBRA, 1994. SEYFERTH, Giralda. Identidade étnica, assimilação e cidadania: A imigração alemã e o Estado brasileiro. In: Encontro Anual da ANPOCS, 17., Caxambu. Anais... Caxambu: ANPOCS, 1993. Disponível em: https://anpocs.com/index.php/encontros/papers/17-encontro-anual-da-anpocs-1/st-2/st01-1. Acesso em: 20 mar. 2019. TOLETO, Cézar de Alencar Arnaut de; RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; RUCKSTADTER, Vanessa Campo Mariano. Padroado. In: HISTEDBR. [s.d.]. Disponível em: https://www.histedbr.fe.unicamp.br/navegando/glossario/verb_c_padroado2.htm#_ftn1. Acesso em: 20 mai. 2019. TREINTA, Fernanda Tavares et al. Metodologia de pesquisa bibliográfica multicritério de apoio à decisão. Production, Niterói, v. 24, n. 3, p. 508-520, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/prod/v24n3/aop_prod0312.pdf. Acesso em: Acesso em: 20 nov. 2019. TRESPACH, Rodrigo. Imigrantes Alemães no Espírito Santo. In: PORTAL LUTERANOS. 25 jun. 2012. Disponível em: https://www.luteranos.com.br/conteudo_organizacao/espirito-santo-a-belem/imigrantes-alemaes-no-espirito-santo. Acesso em: 20 mai. 2019. TSCHUDI, Johann Jakob Von. Viagem à Província do Espírito Santo: imigração e colonização suíça 1860. Vitória: Arquivo Público do Estado do Espírito Santo, 2004. Disponível em: https://ape.es.gov.br/Media/ape/PDF/Livros/Viagem_Provincia_ES_1860-1.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019. ULRICH, Claudete Beise. Recuperando espaços de emancipação na história de vida de ex-alunas de escola comunitária luterana. 2006. 387f. Tese (Doutorado) – Instituto Ecumênico de Pós-graduação em Teologia, Escola Superior de Teologia – EST, São Leopoldo, 2006. Disponível em: http://dspace.est.edu.br:8080/xmlui/handle/BR-SlFE/25. Acesso em: 20 mai. 2019. VENTORIM, Luciano. Colonização. Vitória: Governo do Estado do Espírito Santo. [s.d.]. Disponível em: https://www.es.gov.br/historia/colonizacao. Acesso em: 29 abr. 2019. VIANA, Claudia Pereira. O sexo e o gênero da docência. Cadernos pagu, n. 1, v. 18, p. 81-103, 2001. p. 90 VIEIRA, José Eugênio; TRESPACH, Joel Guilherme. Os italemães na terra dos botocudos. Vitória: Grafitusa, 2015. Disponível em: http://www.rodrigotrespach.com/wp-content/uploads/ 2016/07/Os-Italemaes-na-Terra-dos-Botocudos.pdf. Acesso em: 20 mai. 2019 VOGT, Olgário Paulo; RADÜNZ, Roberto. De matriz conservadora a uma postura progressista: catolicismo social no Rio Grande do Sul - RS – Brasil. REDES - Rev. Des. Regional, Santa Cruz do Sul, v. 18, n. 2, p. 124-141, mai./ago. 2013. Disponível: https://www.redalyc.org/pdf/5520/552056835007.pdf. Acesso em: 20 jun. 2019. WAGEMANN, Ernst. A Colonização Alemã no Espírito Santo. Rio de Janeiro: IBGE, 1949. WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. WHITAKER, Dulce; ANTUNIASSI, Maria Helena Rocha. Escola Pública localizada na zona rural: contribuições para a sua estruturação. Cadernos Cedes, Campinas, n. 33, p. 9-42, 1993.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIgreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasilpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectDomingos Martinspt_BR
dc.subjectCiências das Religiões Aplicadaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS - ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio do Rosário.pdfTCC - Antônio do Rosário4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.