Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/353
Tipo: Dissertação
Título: A CONTRIBUIÇÃO DA IGREJA EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA NO BRASIL PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO EDUCACIONAL NO MUNICÍPIO DE DOMINGOS MARTINS - ES
Autor(es): Rosário, Antônio do
Primeiro Orientador: Ulrich, Claudete Beise
Primeiro membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Segundo membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Terceiro membro da banca: Freitas , Eliane Maura Littig Milhomem de
Resumo: Esta pesquisa busca analisar a influência ou participação da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil na educação na cidade de Domingos Martins, estado do Espírito Santo. Primeiramente, procura entender o processo imigratório do Espírito Santo, período datado dentre século XIX e XX, através da elucidação da chegada dos imigrantes europeus e portugueses para suprir a demanda por mão-de-obra e ocupar espaços; da criação e desenvolvimento da Colônia de Santa Isabel e a vinda dos evangélicos luteranos e calvinistas em Campinho, atual cidade e Domingos Martins. Num segundo instante, reflete-se sobre a população evangélica luterana no estado, através sobre os processos educativos desses sujeitos até 1938 (Nacionalização do Ensino) e a estruturação da comunidade Luterana de Domingos Martins, depois de 1938. Como instrumento de pesquisa fez-se uso da pesquisa qualitativa, visando o estudo descritivo das percepções dos profissionais de educação sobre a finalidade do estudo; formado pela amostra de 15 (quinze) participantes. No terceiro momento da pesquisa, reflete-se sobre os dados coletados através das entrevistas realizadas com profissionais de educação, no segundo semestre de 2019. Nota-se nas descrições dos profissionais da educação, que atualmente, não há nenhuma influência pontual e/ou participação significativa da IECLB nas discussões sobre a educação pública/oficial dos munícipes de Domingos Martins/ES. A dissertação conclui que a IECLB desempenhou papel considerável na educação da população estudada na fase de imigração, contudo, hoje influencia e participa pouco no contexto educativo público/oficial. A influência da igreja luterana se dá através de espaços educativos não formais, isto é, através do investimento na música, na dança e também do incentivo ao bilinguismo (alemão e português e/ou português e pomerano). A aplicabilidade da pesquisa aponta para a importância de excursões e aulas de história contextuais para o Ensino Fundamental, destacando a importância da IECLB no desenvolvimento sócio-histórico-educacional de Domingos Martins. Além do mais, conhecer o desenvolvimento da história local é fundamental para a atuação do professor/pedagogo.
Resumo Alternativo: This research seeks to analyze the influence or participation of the Evangelical Church of the Lutheran Confession in Brazil in education in the city of Domingos Martins, state of Espírito Santo. Firstly, it seeks to understand the immigration process of Espírito Santo, a period dated between the 19th and the 20th century, by elucidating the arrival of European and Portuguese immigrants to supply the demand for labor and occupy spaces; the creation and development of the Colony of Santa Isabel and the arrival of Lutheran and Calvinist evangelicals in Campinho, current city and Domingos Martins. In a second moment, it reflects on the Evangelical Lutheran population in the state, through the educational processes of these subjects until 1938 (Nationalization of Education) and the structuring of the Lutheran community of Domingos Martins, after 1938. As a research instrument, qualitative research was used, aiming at a descriptive study of the perceptions of education professionals about the purpose of the study; formed by the sample of 15 (fifteen) participants. In the third moment of the research, it is reflected on the data collected through interviews with education professionals, in the second semester of 2019. It is noted in the descriptions of education professionals, that currently, there is no punctual influence and / or participation IECLB in the discussions on public / official education of Domingos Martins / ES citizens. The dissertation concludes that the IECLB played a considerable role in the education of the population studied during the immigration phase, however, today it influences and participates little in the public / official educational context. The influence of the Lutheran church occurs through non-formal educational spaces, that is, through investment in music, dance and also by encouraging bilingualism (German and Portuguese and / or Portuguese and Pomeranian). The applicability of the research points to the importance of contextual excursions and history classes for elementary school, highlighting the importance of the IECLB in the socio-historical-educational development of Domingos Martins. Furthermore, knowing the development of local history is essential for the performance of the teacher/pedagogue.
Palavras-chave: Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
Educação
Domingos Martins
Ciências das Religiões Aplicadas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/353
Data do documento: 20-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio do Rosário.pdfTCC - Antônio do Rosário4,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.