Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/351
Tipo: Dissertação
Título: POR UMA EDUCAÇÃO PROMOTORA DE TOLERÂNCIA ÉTNICO-RACIAL, CULTURAL E RELIGIOSA NO ENSINO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICO NO INSTITUTO FEDERAL FLUMINENSE
Autor(es): Gomes, Jaqueline de Souza
Primeiro Orientador: Brotto, Julio Cezar de Paula
Primeiro membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Afonso , Anthone Mateus Magalhães
Resumo: Apesar dos avanços após dezesseis anos da promulgação da Lei 10.639/03, pesquisas apontam que as religiões de matrizes africanas ainda enfrentam atitudes discriminatórias e desrespeitosas no universo escolar brasileiro, caracterizando um preconceito sobre todo o universo religioso contido na cultura negra. E o espaço escolar do ensino médio integrado à educação profissional, nos Institutos Federais, está inserido nesse cenário. O objetivo central deste estudo buscou refletir sobre a importância da educação afro-brasileira e da cultura africana no contexto do ensino profissional e tecnológico como instrumento de inserção cultural e combate à intolerância religiosa e investigar se uma instituição de ensino, dessa modalidade educacional, insere em seu Plano de Desenvolvimento Institucional e no Projeto Pedagógico dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio os preceitos da Lei 10.639/03 quanto à promoção da tolerância étnico-racial, cultural e religiosa. As discussões empreendidas caminharam no sentido de averiguar se a temática religiosa afro-brasileira está presente nos documentos norteadores escolares da educação profissional e tecnológica e sendo discutidas como uma questão importante para estabelecer práticas de uma educação que contemple a diversidade étnico-cultural brasileira e para atender ao que preconiza a Lei 10.639/03. Quanto aos procedimentos metodológicos do trabalho, ergueu-se um estudo exploratório, bibliográfico e documental, com abordagem qualitativa. O estudo pormenorizado dos documentos institucionais foi realizado através de Análise de Conteúdo. Os resultados da pesquisa mostraram que a temática africana e afro-brasileira proposta pela Lei 10.639/03 não se apresentou contemplada devidamente na educação profissional e tecnológica, evidenciando uma negligência no cumprimento da normativa legal, comprometendo a excelência educacional proposta pelos Institutos Federais. A pesquisa concluiu que os documentos institucionais balizadores das ações organizacionais e pedagógicas do Instituto Federal Fluminense não atuam como instrumentos capazes de promover a tolerância religiosa, comprometendo a formação humanística e profissional de seus discentes e o repensar sobre a problemática da intolerância étnico-racial, cultural e religiosa.
Resumo Alternativo: Despite advances after sixteen years of the enactment of Law 10,639/03, research indicates that the religions of African matrices still face discriminatory and disrespectful attitudes in the Brazilian school universe, characterizing a prejudice about the entire religious universe contained in black culture. And the high school space integrated with professional education, in the Federal Institutes, is inserted in this scenario. The central objective of this study sought to reflect on the importance of Afro-Brazilian education and African culture in the context of professional and technological education as an instrument of cultural insertion and combating religious intolerance and to investigate whether an educational institution, of this educational modality, inserts in its Institutional Development Plan and in the Pedagogical Project of Technical Courses Integrated to High School the precepts of Law 10,639/03 regarding the promotion of ethnic-racial, cultural and cultural and Religious. The discussions undertaken have been moving towards ascertaining whether the Afro-Brazilian religious theme is present in the guiding school documents of professional and technological education and being discussed as an important issue to establish practices of an education that contemplate stake the Ethnic-Cultural Diversity of Brazil and to meet what the Law 10,639/03 advocates. As for the methodological procedures of the work, an exploratory, bibliographic and documentary study was erected, with a qualitative approach. The detailed study of institutional documents was carried out through Content Analysis. The results of the research showed that the African and Afro-Brazilian theme proposed by Law 10,639/03 did not present itself properly contemplated in professional and technological education, evidencing a negligence in compliance with legal regulations, compromising the educational excellence proposed by the Federal Institutes. The research concluded that the institutional documents that guide the organizational and pedagogical actions of the Fluminense Federal Institute do not act as instruments capable of promoting religious tolerance, compromising the humanistic and professional formation of its students and rethinking about the problem of ethnic-racial, cultural and religious intolerance.
Palavras-chave: Lei 10.639/03
religiões afro-brasileiras
educação profissional e tecnológica
Instituto Federal Fluminense
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/351
Data do documento: 12-Fev-2020
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jaqueline de Souza Gomes.pdfTCC - Jaqueline de Souza Gomes2,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.