Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Xavier, Erico Tadeu-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331886661450859pt_BR
dc.creatorCalixto, José-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4788189344259608pt_BR
dc.date.accessioned2022-06-01T17:15:59Z-
dc.date.available2019-12-16-
dc.date.available2022-06-01T17:15:59Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/350-
dc.description.abstractThe embryonic stage of this research was due to the subject Philosophy of Language, taught by doctor Abdruschin Schaeffer Rocha, in the Master of Science program in Religion. In the exposition of the theme, “Plato's theory of two worlds”, the world of ideas and the sensible world, where it highlights immortality / mortality, soul / body, eternal ephemeral, reason and passion, perfect and imperfect, arose the interest in making a research contrasting the platonic dualism, in relation to body / soul, with the Semitic concept referring to integrality. In dialogue with the counselor, the theme was expanded to the following version: the Adventist educational system model as an alternative to education in the face of integrality in the body / soul relationship. From this perspective, the first chapter will look at how Platonic dualism was understood in different ways from the sixth century BC to the contemporary period. And how it was structured and unified in various religious and educational institutions worldwide, whether in Islam, Spiritism, Catholicism and Protestantism. These two models are highlighted in education as potential elements for the formation of a more perfect society, even with opposing opinions. The second chapter, based on the theoretical framework, contemporary French anthropologist and sociologist David Le Breton describes the body in a perception radically opposed to Platonism, which it attributed to the body as a tomb of the soul, while interpreting the soul as immortal. Le Breton postulates that living consists in continually reducing the world to the body, even if it is a mysterious object between various understandings, from alienated matter of the soul, disconnected from the cosmos, to a product to be marketed as a machine. Thus, it will be seen that the body mysteriously exists and changes within its constituent elements, through genetics, fertilization, the educational influence it receives, the identifications it assimilates, the behaviors of its social circle and others. In the last chapter we highlight the origin of the Adventist educational model, approximations and distances of Platonic dualism as a function of integrality. Above all, it shows proposals of this educational model as an integral alternative to other educational systems, because it values the human being in the physical, mental and spiritual aspects, glimpsing the human being with a specific hope for the present and future life.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo destaca o modelo do sistema educacional adventista como alternativa à educação em face da integralidade na relação corpo-alma. A etapa embrionária desta pesquisa se deu em sala de aula, na apresentação da matéria Filosofia da Linguagem, ministrada pelo doutor Abdruschin Schaeffer Rocha, no program de mestrado em Ciencias da Religião. A exposição da temática, “a teoria dos dois mundos em Platão”, que evidenciou o mundo das ideias/mundo sensível, a imortalidade/mortalidade, alma/corpo, eterno/efêmero, razão/paixão, perfeito/imperfeito, me despertou a curiosidade em fazer uma pesquisa contrastando o dualismo platônico, em relação ao corpo/alma, com o conceito semítico referente a integralidade. A partir dai, em diálogo com o orientador, o tema foi ampliado, chegando a essa versão atual. O primeiro capítulo trata de como o dualismo platônico foi compreendido de diferentes maneiras, desde o sexto século a.C. até o período contemporâneo. E como ele foi estruturado e unificado em diversas instituições religiosas e educacionais em âmbito mundial, seja no ambiente islâmico, espírita, católico e protestante. Estes dois modelos são destacados na educação, como elementos potencializadores para a formação de uma sociedade mais perfeita, mesmo com opiniões antagônicas. O segundo capítulo, tendo como referencial teórico, o antropólogo e sociólogo francês contemporâneo, David Le Breton, descreve o corpo numa percepção radicalmente oposta ao platonismo, que atribuía ao corpo um negativismo exacerbado, chegando a ser o túmulo da alma, enquanto a alma, era tida como imortal. Le Breton postula que viver consiste em reduzir continuamente o mundo ao corpo, mesmo que ele seja objeto misterioso entre variadas compreensões, desde matéria alienada da alma, desconectada do cosmo, até produto a ser comercializado. Assim, o corpo existe e se modifica misteriosamente dentro dos elementos que o compõem, por meio da genética, na fecundação, da influência educacional que recebe, das identificações que assimila, dos comportamentos de seu círculo social e outros. No último capítulo destacam-se a origem do modelo educacional adventista, aproximações e distanciamentos do dualismo platônico em função da integralidade. Sobretudo, mostra propostas desse modelo educacional como alternativa de integralidade à outros sistemas educaionais, pois o mesmo valoriza o ser humano nos aspectos físico, mental e espiritual vislumbrando o ser humano com pontecial de esperança para a vida presente e futura.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-06-01T17:15:59Z No. of bitstreams: 1 TCC - José Calixto.pdf: 1397016 bytes, checksum: ed0e49a295315691d49477b68c8d951e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-06-01T17:15:59Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - José Calixto.pdf: 1397016 bytes, checksum: ed0e49a295315691d49477b68c8d951e (MD5) Previous issue date: 2019-12-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA BÍBLIA Sagrada. São Paulo: Edições Paulinas, 1977. A BÍBLIA Sagrada. Tradução de João Ferreira de Almeida. ed. ver. e atual. São Paulo: Sociedade Bíblica do Brasil, 2018. AGUIAR, Adenilton T. de; BARROS, Diego Rafael da S. Estudo sobre a Morte em Lucas 16:19-31. Kerigma, Revista de teologia do Unesp, v. 1, 2013. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: moderna, 1997. ARAÚJO, Hugo Filgueiras de. A Dualidade corpo e alma, no Fédon de Platão. João Pessoa: Universidade Federal da Paraíba, 2009. ATANÁSIO de Alexandria, (296-373 d.C). Contra os Pagãos, parte 33. Disponível em: <http://apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/794-pais-da-igreja-e-a-imortalidade-da-alma>. Acesso em: 11 mai. 2015. BACCHIOCCHI, Samuele. Crenças populares. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2012. BACCHIOCCHI, Samuele. Imortalidade ou ressurreição? Rio de Janeiro: World Press, [s.d.]. BENEDICTO, Marcos de; LINDQUIST, Odiléia. Pedagogia Adventista. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2004. BLAINEY, Geoffrey. Uma breve história do cristianismo. São Paulo: Fundamentos, 2012. BOETTNER, Loraine. La imortalidad. Barcelona: Editorial Clie, 1969. BARBOUR, Ian. Quando a ciência encontra a religião: inimigas, estranhas ou parceiras? São Paulo: Cultrix. 2004. BRANDÃO, Junito de Souza. A vida após a morte na Grécia Antiga. Petrópolis: Vozes, 2004. v. 2. BUTTS, Freeman. Cultural History of Western Education. Nova York: McGraw-Hill, 1955. CARNASSALLI, Hélio. Religião nas escolas públicas: o ensino religioso no Brasil e a discussão sobre a legitimidade de sua existência e natureza confessional num país laico. Disponível em: <http://www.revistaadventista.com.br/blog/2017/09/28/religiao-nas-escolas-publicas/>. Acesso em: 30 mai. 2019. CALVINO, João. As institutas. Edição Clássica. São Paulo: Cultura Cristã, 2006. Disponível em: <http://www.e-cristianismo.com.br/historia-do-cristianismo/joao-calvino/calvino-e-a-imortalidade-da-alma.html>. Acesso em: 20 mai. 2019. CHAY, Fernando. Forças misteriosas que atuam na mente humana. Santo Andrá: Casa Publicadora Brasileira,1979. CHAUÍ, Marilena. Convite a filosofia. São Paulo: Ática, 1995. CHAMPLIN, Norman Russell, O Novo Testamento interpretado versículo por versículo. São Paulo: Mileniun, 1983. v. 2. COENEN, Lothar; BROWN, Colin. Dicionário internacional de teologia do Novo Testamento. São Paulo: Vida Nova, 2000. v. 1. COMBLIN, José. Antropologia cristã. Petrópolis: Vozes, 1985. COOPER, John W. The identity of the resurrected person: fatal flaw of monistic antropology. Calvin Theological Journal, v. 23, n. 1, 1966. CULLMANN, Oscar. O testemunho do Novo Testamento. São Paulo: Centro de Estudos Evangélicos, 2002. Disponível em: <http://www.mentesbereanas.info/>. Acesso em: 20 abr. 2019. DEDEREN, Raoul. Tratado de teologia. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2011. ENCICLOPÉDIA Católica: Concílios da Arábia. Disponível em: <http://apologistascatolicos.com.br/index.php/patristica/estudos-patristicos/794-pais-da-igreja-e-a-imortalidade-da-alma>. Acesso em: 11 mai. 2015. ELLIS, E. The Gospel of Luke. London: Nelson & Sons, 1966. FAUSTO, Boris. Fazer a América: a imigração em Massa para a América Latina. São Paulo: Edusp, 2000. FEINER, Johannes; LOHRER, Magnus. Mysterium Salutis: Compêndio de dogmática histórico-salvífica. Petrópolis: Vozes, 1972. v.2. FERGUSON, Everett. Encyclopedia of Eraly Christianity. London, UK: Garland, 1990. FÉVRIER, James. Sobre a história da escrita. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/6602/6602_4.PDF>. Acesso em: 17 set. 2019. FROOM, LeRoy Adwin. The prophetic of our Fathers. Washington: Review and Herald, 1948. GODOY, William. O dualismo mente-corpo de Descartes. 2019. Disponível em: <https://filosofianaescola.com/filosofia-da-mente/o-dualismo-mente-corpo-de-descartes/>. Acesso em: 22 mai. 2019. GOMES, Érick. A imortalidade da alma e comunhão dos santos. Apologética cristã católica. 2013. Disponível em: <http://accapologeticacristacatolica.blogspot.com/ 2013/10/a-imortalidade-da-alma-genesis-4.html>. Acesso em: 28 ago. 2018. GONZALEZ, Justo L. A era dos mártires. v. 1. São Paulo: Vida Nova, 1980. GRENN, Michael. Evangelização na igreja primitiva. São Paulo: Vida Nova, 1970. GUILLEBAUD, Jean-Claude. O princípio de humanidade. Aparecida: Ideias & Letras, 2001. HARRISON R. K. Introduction to the Old Testament. Grand Rapids: Eerdmans, 1969. HAYEK, Samir El. O significado dos versículos do Alcorão Sagrado. São Paulo: Marsam Jornalística Ltda, 1994. KARDEC, Allan. Que é o espiritismo. Brasília: Federação Espírita Brasileira, 2013. KLEINMAN, Paul. Tudo o que você precisa saber sobre Filosofia. São Paulo: Gente, 2014. LAGRANGE, M. J. Evangile selon Saint Luc. Paris: J. Gabalda, 1948. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas: Papirus, 2013. LE BRETON, David. Antropologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2016. LE BRETON, Sociologia do corpo. Petrópolis: Vozes, 2012. LIBANIO, J. B.; BINGEMER, M. C. Escatologia cristã. Petrópolis: Vozes, 1985. LUTERO, Martinho. Lutero e a imortalidade da alma. Disponível em: <http://www.apologiacrista.com/lutero-e-a-imortalidade-da-alma2>. Acesso em: 26 jun. 2019. MATOS JÚNIOR, Elílio de Farias. “Entre a morte e ressurreição: reflexões sobre a escatologia de Joseph Ratzinger”. Rhema: Revista de Filosofia e Teologia do Instituto Arquidiocesano Santo Antônio, v. 13, n. 42-44, 2007. MARRONI, Almir M. O desenvolvimento da colportagem com estudantes no Brasil. In: TIMM, Alberto R. A colportagem adventista no Brasil: uma breve história. São Paulo: Imprensa Universitária Adventista, 2000. MESQUIDA, Peri. Hegemonia norte-americana e educação protestante no Brasil: um estudo de caso. Juiz de Fora: EDUJF, 1994. MOORE, Marvin. Na corte celestial, em defesa do juízo investigativo. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2019. NICHOL, Francis D. et al. Comentario bíblico adventista del séptimo día. Buenos aires: Asociación Casa Editora Sudamericana, 2013. v. 5. NIEBUHR, Reihold. The Nature and Destiny of Men. N. York: [s.n], 1941. PAGNI, Pedro Ângelo. A filosofia da Educação Platônica: o desejo da sabedoria e a Paideia justa. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/41024391/ fileduc-texto-01-a-filosofia-da-educacao-platonica-o-desejo-de-sabedoria-e-a-paideia-justa-1->. Acesso em: 17 set. 2019. PAULO VI. O Credo do Povo de Deus. Petrópolis: Vozes, 1985. PENÃ, Juan Luis Ruiz de la. El hombre y su muerte. Burgos, Espanha: Ediciones Aldecoa, 1971. PEREIRA, Beatriz Quaglia. A educação segundo Platão: uma discussão sobre processos de aprender e ensinar a virtude. 2006. p. 960- 961. Disponível em: <https://docplayer.com.br/24760986-A-educacao-segundo-platao-uma-discussao-sobre-processos-de-ensinar-e-aprender-a-virtude.html>. Acesso em: 17 set. 2019. PEREIRA, Lucila Conceição. A Educação segundo Platão. Disponível em: <https://www.infoescola.com/pedagogia/a-educacao-segundo-platao/>. Acesso em: 17 set. 2019. PERÍODO Oriental. Disponível em: <http://www.pedagogia.com.br/historia/oriental. php>. Acesso em 24 fev. 2018. PLATÃO. A alegoria da caverna. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/ revistas/index.php/kinesis/article/view/4565>. Acesso em: 6 de out. 2019. PLATÃO. A república. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/ conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA4_ID5096_25082018103126.pdf>. Acesso em: 17 set. 2019. PLATÃO. Fédon: A imortalidade da alma. Disponível em: <https://portalconservador.com/livros/Platao-Fedon.pdf>. Acesso em: 12 set. 2019. Primeiro catecismo da doutrina cristã. Caxias do Sul: Edições Paulinas, 1957. RAMM, Bernard. Protestant Biblical Interpretation. Washington: Baker Publishing Group, 1970. RASI, Humberto M. Global Trends in Adventist Education. The Journal of Adventists Education, 2014. ROBINSON, Thomas M. As características definidoras do dualismo alma-corpo nos escritos de Platão. Letras Clássicas, n. 2, p. 335-356, 1998. Disponível em: <http://www.revistas.fflch.usp.br/delete2/article/view/597>. Acesso em: 22 abr. 2019. ROBINSON, Thomas M. Plato’s Psychology. Toronto: University of Toronto Press, 1970. ROCHA, Abdruschin Schaeffer. Nem Sola Scriptura, Nem Solus Spiritus: a revelação na dimensão do humano. Horizonte, v. 14, n. 44, p. 1173-1192, 2016. ROCHA, Geraldo Lira; OLIVEIRA, Admardo S. de; CARNIELLI, Adwalter. Introdução ao pensamento filosófico. São Paulo: Loyola, 1990. ROSA, Wanderley. O dualismo na teologia cristã. São Paulo: Fonte Editorial, 2014. RUPPENTHAL NETO, Willibaldo; FRIGHETTO, Renan. As partes pelo todo: a mentalidade paratáxica em Homero e no Antigo Testamento. ἀrchαί, 24, p. 159-178, 2018. Disponível em: <https://orcid.org/0000-0003-0254-6165>. Acesso em: 6 set. 2019. SANTOS, Beatriz Brandão; CARNEIRO, Janderson Bax. Uma entrevista com David Le Breton: da construção do corpo aos significados da dor: antropologia do “risco”, do silêncio e da palavra. Revista Café com Sociologia, v.7, n. 2, p. 88-98, 2018. Disponível em: <https://revistacafecomsociologia.com/revista/index.php/revista/article/view/996>. Acesso em: 2 abr. 2019. SANTOS, Luiz Anselmo Menezes. O corpo próprio como princípio educativo a partir da perspectiva fenomenológica de Merleau-Ponty. São Cristóvão: Appris, 2012. SHEDD, Russel P.; PIERATT, Allan. Imortalidade. São Paulo: Vida Nova, 2000. SCHUNEMANN, Haller Elinar Stach. A educação confessional fundamentalista no Brasil atual: uma análise do sistema escolar da IASD. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_schunemann.htm>. Acesso em: 29 mai. 2019. SELL, Simone. Educação no Brasil: o dualismo arraigado desde o Brasil-Império e o movimento de ruptura a partir do Ensino Médio Integrado dos Institutos Federais. Revista Educação e Emancipação, v. 12, n. 1, 2019. Disponível em: <http://dx.doi.org/ 10.18764/2358-4319.v12n1p118-142>. Acesso em: 26 ago. 2019. SILVA, Daniel Neves. Islamismo. Disponível em: <https://historiadomundo.uol.com.br/ religioes/islamismo.htm>. Acesso em: 28 ago. 2018. SILVA, Edgard Pereira. Governo eclesiástico: a burocracia representativa da IASD. 1998. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião). Universidade Metodista de São Paulo, 1988. SUÁREZ, Adolfo Semo. Redenção, liberdade e serviço: fundamentos para uma educação superior adventista. Revista Apunt. Univ. Redenção, liberdade e serviço, v.5, n. 1, p. 103- 118, 2015. TEIXEIRA, Evilázio F. B. A educação do homem segundo Platão. São Paulo: Paulus, 1999. TIMM, Alberto R. A colportagem adventista no Brasil: uma breve história. São Paulo: Imprensa Universitária Adventista, 2000. TYNDALE, William. Tyndale's Answer 10 sir Thomas More's dialogue. disponível em: <http://www.prdl.org/author_view.php?a_id=53>. acesso em: 8 jul. 2019. TYNDALE, William. Morte I. A. 3, 4 TRUJILLO, Deloris. “Here’s Proof That Adventist Education Offers an Advantage”. Adventist Review, January 30, 2015. Disponível em: <https://www.adventistreview.org/ church-news/story2253-here%E2%80%99s-proof-that-adventist-education-offers-an-advantage>. Acesso em: 04 nov.2019. UMBERG, J. B. Enchiridion Symbolorum. Friburg: Herder & Co., 1992. VAZ, H.C.L. Antropologia filosófica II. São Paulo: Loyola, 1992. VELOSO, Mario, O homem, pessoa vivente. Brasília: Alhambra Ltda, 1996. VICENTE, José João Neves Barbosa. O papel da educação na república de Platão. Marília: Kínesis, v. VI, n. 11, 2014, p. 219- 220. Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/article/view/4565>. Acesso em 6 out. 2019. WACHHOLZ, Wilhelm; DARIUS, Fábio Augusto. Sobre a integralidade humana e a mortalidade da alma a partir dos escritos de Ellen White, Revisa Hermeutica, v. 12, n. 2, p. 11-24, 2012. Disponível em: <http://www.seer-adventista.com.br/ojs/index.php/ hermeneutica/article/view/148/144>. Acesso em: 2 nov. 2019. WALLACE, B. Alan. Ciência contemplativa: o que é? Disponível em: <http://www.budavirtual.com.br/principios-da-ciencia-contemplativa/> Acesso em: 9 abr. 2019. WALTER, Tony. The Eclipse of Eternity, Religious Belief. Londres, [s.n.], 1996. WESPHAL, Euler Renato. Imortalidade do ser humano. Doutrina filosófica ou ensino bíblico? Vox Scripturae, Revista Teológica Brasileira, v. XVI, n. 2, p. 29-37, 2008. WIERSBE, Warren W. Comentário bíblico expositivo: Novo Testamento. São Paulo: Geográfica, 2006. WHITE, Ellen G. Ciência do bom viver. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1977. WHITE, Ellen G. Educação. Tatuí, SP: Casa Publicadora Brasileira, 1977. WHITE, Ellen G. Fundamento da educação cristã. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 2013. WHITE, Ellen G. Mensagens aos jovens. Santo André: Casa Publicadora Brasileira, 1978. WHITE, Ellen G. O grande conflito. Tatuí: Casa Publicadora Braseleira, 1975. WHITE, Ellen G. Patriarcas e profetas. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1996. WHITE, Ellen G. Serviço cristão. Tatuí: Casa Publicadora Brasileira, 1981. WOLFF, Hans Walter. Antropologia do Antigo Testamento. São Paulo: Hagnos, 2007. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Filosofia para uma teologia inovadora. Santo André: Academia Cristã Ltda, 2009. ZALDÚA, Alvarez Chisthian. Evangelio. Cochabamba: Ediciones Nuevo Tiempo, 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDualismopt_BR
dc.subjectIntegralidadept_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO MODELO DO SISTEMA EDUCACIONAL ADVENTISTA COMO ALTERNATIVA À EDUCAÇÃO EM FACE DA INTEGRALIDADE NA RELAÇÃO CORPO-ALMApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Calixto.pdfTCC - José Calixto1,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.