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Tipo: Dissertação
Título: O MODELO DO SISTEMA EDUCACIONAL ADVENTISTA COMO ALTERNATIVA À EDUCAÇÃO EM FACE DA INTEGRALIDADE NA RELAÇÃO CORPO-ALMA
Autor(es): Calixto, José
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Stephanini, Valdir
Terceiro membro da banca: Xavier, Erico Tadeu
Resumo: Este estudo destaca o modelo do sistema educacional adventista como alternativa à educação em face da integralidade na relação corpo-alma. A etapa embrionária desta pesquisa se deu em sala de aula, na apresentação da matéria Filosofia da Linguagem, ministrada pelo doutor Abdruschin Schaeffer Rocha, no program de mestrado em Ciencias da Religião. A exposição da temática, “a teoria dos dois mundos em Platão”, que evidenciou o mundo das ideias/mundo sensível, a imortalidade/mortalidade, alma/corpo, eterno/efêmero, razão/paixão, perfeito/imperfeito, me despertou a curiosidade em fazer uma pesquisa contrastando o dualismo platônico, em relação ao corpo/alma, com o conceito semítico referente a integralidade. A partir dai, em diálogo com o orientador, o tema foi ampliado, chegando a essa versão atual. O primeiro capítulo trata de como o dualismo platônico foi compreendido de diferentes maneiras, desde o sexto século a.C. até o período contemporâneo. E como ele foi estruturado e unificado em diversas instituições religiosas e educacionais em âmbito mundial, seja no ambiente islâmico, espírita, católico e protestante. Estes dois modelos são destacados na educação, como elementos potencializadores para a formação de uma sociedade mais perfeita, mesmo com opiniões antagônicas. O segundo capítulo, tendo como referencial teórico, o antropólogo e sociólogo francês contemporâneo, David Le Breton, descreve o corpo numa percepção radicalmente oposta ao platonismo, que atribuía ao corpo um negativismo exacerbado, chegando a ser o túmulo da alma, enquanto a alma, era tida como imortal. Le Breton postula que viver consiste em reduzir continuamente o mundo ao corpo, mesmo que ele seja objeto misterioso entre variadas compreensões, desde matéria alienada da alma, desconectada do cosmo, até produto a ser comercializado. Assim, o corpo existe e se modifica misteriosamente dentro dos elementos que o compõem, por meio da genética, na fecundação, da influência educacional que recebe, das identificações que assimila, dos comportamentos de seu círculo social e outros. No último capítulo destacam-se a origem do modelo educacional adventista, aproximações e distanciamentos do dualismo platônico em função da integralidade. Sobretudo, mostra propostas desse modelo educacional como alternativa de integralidade à outros sistemas educaionais, pois o mesmo valoriza o ser humano nos aspectos físico, mental e espiritual vislumbrando o ser humano com pontecial de esperança para a vida presente e futura.
Resumo Alternativo: The embryonic stage of this research was due to the subject Philosophy of Language, taught by doctor Abdruschin Schaeffer Rocha, in the Master of Science program in Religion. In the exposition of the theme, “Plato's theory of two worlds”, the world of ideas and the sensible world, where it highlights immortality / mortality, soul / body, eternal ephemeral, reason and passion, perfect and imperfect, arose the interest in making a research contrasting the platonic dualism, in relation to body / soul, with the Semitic concept referring to integrality. In dialogue with the counselor, the theme was expanded to the following version: the Adventist educational system model as an alternative to education in the face of integrality in the body / soul relationship. From this perspective, the first chapter will look at how Platonic dualism was understood in different ways from the sixth century BC to the contemporary period. And how it was structured and unified in various religious and educational institutions worldwide, whether in Islam, Spiritism, Catholicism and Protestantism. These two models are highlighted in education as potential elements for the formation of a more perfect society, even with opposing opinions. The second chapter, based on the theoretical framework, contemporary French anthropologist and sociologist David Le Breton describes the body in a perception radically opposed to Platonism, which it attributed to the body as a tomb of the soul, while interpreting the soul as immortal. Le Breton postulates that living consists in continually reducing the world to the body, even if it is a mysterious object between various understandings, from alienated matter of the soul, disconnected from the cosmos, to a product to be marketed as a machine. Thus, it will be seen that the body mysteriously exists and changes within its constituent elements, through genetics, fertilization, the educational influence it receives, the identifications it assimilates, the behaviors of its social circle and others. In the last chapter we highlight the origin of the Adventist educational model, approximations and distances of Platonic dualism as a function of integrality. Above all, it shows proposals of this educational model as an integral alternative to other educational systems, because it values the human being in the physical, mental and spiritual aspects, glimpsing the human being with a specific hope for the present and future life.
Palavras-chave: Dualismo
Integralidade
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/350
Data do documento: 16-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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