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dc.contributor.advisor1McGeoch , Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorTrabach, Marli-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T16:33:12Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2022-05-31T16:33:12Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/347-
dc.description.abstractFrom the Brazilian context - which forms a religious mosaic - and considering the importance of early childhood education as the first school stage - the first contact of the child with other groups, other references than their family environment -, this research proposes to listen to kindergarten teachers about the relationships established in the school routine. In order to promote discussion of religious manifestations in this phase of formal education in a secular state and to identify the main forms of religious manifestations within an educational unit, a descriptive study of an investigative and quantitative nature was chosen, supported by a bibliographic reference that addresses the particularities of childhood, early childhood education and the relationships established between teacher-student-family in the first phase of formal schooling, as well as a study of what religion, religiosity and their interference in regular education is. The locus of the research was the Municipal Center for Early Childhood Education (CMEI) Leila Theodoro Early Childhood Teacher is located in the Novo Horizonte district, in the municipality of Serra, a municipality that is part of the Greater Victoria metropolitan region, Spirit Saint. To achieve the proposed objectives, the text is structured in three chapters, in addition to the introduction and conclusion: in the first chapter, religion and spirituality, its relations with art and education over time, are defined, particularly in Brazil, highlighting the legal aspect of the Brazilian secular state and its implications in daily life, based on the analysis of authors such as Maristela Oliveira Andrade, Bernard Charlot, Edile Maria Fracaro Rodrigues, Silvana Fortaleza dos Santos among other authors, always establishing a relationship between the religious aspect , culture, diversity and education; in the second chapter, childhood and early childhood education and the relationships between the subjects involved are the object of study; the third chapter has as its theme the research carried out at CMEI Professor Leila Theodoro. In this last chapter, entitled Theoretical - methodological path and discourse, the theoretical bases and methodologies that support this work are identified, as well as the locus of the research and the subjects of it, in addition to understanding the analysis of the results and their discussion, collating with the literature that supported the research. To conclude the text, the conclusion, which is not a conclusion, understood as something definitive, but an assessment of the path taken.pt_BR
dc.description.resumoA partir do contexto brasileiro, que forma um mosaico religioso, e considerando a importância da Educação Infantil como primeira etapa escolar – o primeiro contato da criança com outros grupos, outras referências que não a do meio familiar –, esta pesquisa se propõe ouvir os professores da Educação Infantil quanto às relações estabelecidas no cotidiano escolar. Com o objetivo de promover a discussão das manifestações religiosas nessa fase da educação formal em um Estado laico e de identificar as principais formas de manifestações religiosas no interior de uma unidade educacional, optou-se por um estudo descritivo de natureza investigativa e quanti-qualitativa, subsidiada pela bibliografia, além do estudo do que são religião e religiosidade, bem como de suas interferências na educação formal a partir de um referencial bibliográfico que trata das particularidades da infância, da Educação Infantil e das relações estabelecidas entre professor, aluno e família na primeira fase de escolarização educação regular. O lócus da pesquisa foi o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Professora Infantil Leila Theodoro, localizada no bairro Novo Horizonte, no munícipio de Serra, que faz parte da região metropolitana da Grande Vitória, Espírito Santo. Para alcançar os objetivos propostos, o texto está estruturado em três capítulos, além da introdução e da conclusão: no primeiro capítulo, definem-se religião e espiritualidade, e suas relações com a arte e a educação ao longo do tempo, em particular no Brasil, destacando o aspecto legal do Estado laico brasileiro e suas implicações no cotidiano, a partir da análise de autores como Maristela Oliveira Andrade, Bernard Charlot, Edile Maria Fracaro Rodrigues e Silvana Fortaleza dos Santos, dentre outros, sempre estabelecendo uma relação entre o aspecto religioso, a cultura, a diversidade e a educação; no segundo capítulo, a infância e a Educação Infantil, assim como as relações entre os sujeitos envolvidos, são objeto de estudo; o terceiro capítulo tem como tema a pesquisa elaborada no CMEI Professora Leila Theodoro. Nesse último capítulo, intitulado “Percursos teórico-metodológicos e discussão dos dados” são identificadas as bases teóricas e as metodologias que sustentam este trabalho, assim como o lócus da pesquisa e os seus sujeitos, além da análise dos resultados e da sua discussão, cotejando-se tais dados com a literatura que embasou a investigação. A conclusão não se pretende algo definitivo, mas avaliação do caminho percorridopt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-31T16:33:12Z No. of bitstreams: 1 TCC - Marli Trabach.pdf: 2410335 bytes, checksum: fb9cd0fcf6946d56fde21f7718be8d80 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleDIVERSIDADE RELIGIOSA NO ÂMBITO DE UM CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL (CMEI) DO MUNICÍPIO DE SERRA – ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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