Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/346
Tipo: Dissertação
Título: LAICIDADE, ENSINO RELIGIOSO E ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA (CE)
Autor(es): Sousa, Vania Celia Ventura
Primeiro Orientador: Gonçalves, José Mário
Primeiro membro da banca: Gonçalves, José Mario
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Freitas, Eliane de Maura Littig Milhomem de
Resumo: No Brasil, Estado e Igreja desempenham importante papel na construção do sistema educacional, sentindo a necessidade de assegurar a oferta do Ensino Religioso nas escolas. Porém, de acordo com a legislção, o Estado não pode impor a prática de qualquer religião. Então, para que se viabiliza da melhor maneira, o Ensino Religioso deve garantir o aspecto laico do Estado. Assim, no presente estudo, a questão-problema buscará responder ao seguinte questionamento: que mudanças devem ser feitas, no currículo da disciplina Ensino Religioso, ministrada no município de Fortaleza (CE), para que a mesma promova a maior tolerância entre os/as alunos/as e, por conseguinte, contribuir para a construção de uma sociedade mais igualitária? Já o objetivo geral é investigar o que pode ser melhorado no currículo do Ensino Religioso ministrado nas escolas públicas municipais de Fortaleza (CE), para ajudar tal disciplina a se renovar, contribuindo para e evolução do pensamento democrático e para o respeito à diversidade da fé. Quanto aos objetivos específicos, buscou-se: a) identificar, junto à literatura especializada acerca do tema, as principais metas do Ensino Religioso aplicado nas escolas públicas de Ensino Fundamental; b) buscar conhecer a realidade cotidiana do Ensino Religioso ministrado nas escolas públicas, tomando por base o município de Fortaleza (CE); c) promover estudo de caso, junto aos/às professores/as de Ensino Religioso, em escolas públicas de Ensino Fundamental, visando conhecer o que pensam acerca do caráter laico do ensino público. Entre as justificativas para a realização desse estudo tem-se que, do ponto de vista social, torna-se importante garantir a laicidade do Ensino Religioso, ministrado nas escolas públicas do município de Fortaleza (CE), pois acredita-se ser elemento fundamental na propagação dos ideais de diversidade da fé. Assim, entende-se que buscar conhecer e, se possível, mensurar essa laicidade; ou, ainda, tentar descobrir aspectos que possam afetá-la negativamente, poderá contribuir para a promoção de ajustes no currículo, os quais façam com que essa disciplina induza os/as alunos/as a um estado de maior bem-estar social.
Resumo Alternativo: In Brazil, the State and the Church play an important role in building the educational system, feeling the need to ensure the provision of Religious Education in schools. However, according to the law, the state cannot impose the practice of any religion. So, in order to make it best possible, Religious Education must guarantee the secular aspect of the state. Thus, in the present study, the problem question will seek to answer the following question: what changes should be made in the curriculum of the Religious Teaching discipline, taught in the city of Fortaleza (CE), so that it promotes greater tolerance among the students? therefore contribute to building a more egalitarian society? The general objective is to investigate what can be improved in the curriculum of Religious Education taught in the municipal public schools of Fortaleza (CE), to help such discipline to renew itself, contributing to the evolution of democratic thinking and respect for the diversity of faith. . As for the specific objectives, we sought to: a) identify, along with the specialized literature on the subject, the main goals of Religious Education applied in public elementary schools; b) try to know the daily reality of Religious Education given in public schools, based on the city of Fortaleza (CE); c) promote a case study with teachers of Religious Education in public elementary schools, aiming to know what they think about the secular character of public education. Among the justifications for conducting this study is that, from a social point of view, it is important to ensure the secularity of Religious Education, taught in public schools in Fortaleza (CE), as it is believed to be a fundamental element in propagation of the diversity ideals of the faith. Thus, it is understood that seeking to know and, if possible, measure this secularity; Or, trying to discover aspects that may negatively affect it, may contribute to the promotion of curriculum adjustments that lead this discipline to induce students to a state of greater social welfare.
Palavras-chave: Diversidade
Ensino Religioso
Ensino Fundamental
Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/346
Data do documento: 11-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Vania Celia Ventura Sousa.pdfTCC - Vania Celia Ventura Sousa3,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.