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dc.contributor.advisor1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee1Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5577933648133224pt_BR
dc.contributor.referee3Drago, Rogério-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8595961404664412pt_BR
dc.creatorSilva, Edeson dos Anjos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8369505246135326pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-31T14:41:22Z-
dc.date.available2019-12-09-
dc.date.available2022-05-31T14:41:22Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/342-
dc.description.abstractThis final work of the Professional Masters Course in Religions Studies approaches the conceptual perspectives of sex, gender, body, sexual orientation and sexual diversity from a literature review. It presents the often conflict conceptions of Christianity in relation to sexual diversity. It highlights the richness of sexual diversity in its social and historical context, reporting the longings and afflictions for visibility of the lesbian, gay, bisexual, cross-dresser, transgender and intersex (LGBTI+) communities in the light of human rights. The literature review allows us to list several emblematic situations regarding sexual diversity in the school environment that generate discrimination and bullying, based on the assumption that young people and adolescents are subjects to the right to diversity and to a school with a democratic environment, and it is up to them to exercise their social function, that is, to be inclusive, remembering that access to education is the right of everyone, including the LGBTI+ community. After promoting a reflection on the previous themes, a field research was made with 81(eighty one) high-school students from the state education network of Rio de Janeiro, seeking to answer the problem question and to verify the hypothesis both raised by this work. Thus, the field research may corroborate the work hypothesis or decline it. Finally, some considerations and suggestions are made, even though we are aware that much remains to be researched, about the importance of working with issues related to sexual diversity in the school environment permeated by the Pedagogical Political Project (PPP) and the curriculum, respecting the religious formation of the students.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho final do curso de mestrado profissional em Ciências das Religiões aborda as perspectivas conceituais de sexo, gênero, corpo, orientação sexual e diversidade sexual a partir de uma revisão de literatura. Apresenta as concepções, muitas vezes conflituosas, do cristianismo em relação à diversidade sexual. Evidencia a riqueza da diversidade sexual em seu contexto social e histórico, relatando os anseios e aflições por visibilidade da comunidade lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e o intersexo (LGBTI+), à luz dos direitos humanos. A revisão de literatura permite elencar diversas situações emblemáticas a respeito da diversidade sexual no ambiente escolar que geram discriminação e bullying, partindo do pressuposto de que os jovens e adolescentes são sujeitos de direito à diversidade e a escola um ambiente democrático, cabendo a ela exercer sua função social, ou seja, ser inclusiva, lembrando que o acesso à educação é direito de todos, incluindo a comunidade LGBTI+. Após promover uma reflexão sobre as temáticas anteriores, uma pesquisa de campo foi feita com 81 alunos/as do Ensino Médio da rede Estadual de Ensino do Estado do Rio de Janeiro buscando responder a pergunta-problema e verificar a hipótese do trabalho. Desta forma, a pesquisa de campo pode corroborar a hipótese de trabalho ou declinar a mesma. E por fim, são feitas algumas considerações e sugestões, mesmo ciente de que muito ainda há de ser pesquisado, sobre a importância de se trabalhar com questões ligadas à diversidade sexual no ambiente escolar permeadas no Projeto Político Pedagógico (PPP) e no currículo, respeitando a formação religiosa dos/as alunos/as.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-31T14:41:22Z No. of bitstreams: 1 TCC - Edeson dos Anjos Silva.pdf: 3238256 bytes, checksum: af0be2e26fbf8a9994eedd708a0d4a1d (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-31T14:41:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Edeson dos Anjos Silva.pdf: 3238256 bytes, checksum: af0be2e26fbf8a9994eedd708a0d4a1d (MD5) Previous issue date: 2019-12-09en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectDiversidade Sexualpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIÃO, GÊNERO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE DIVERSIDADE SEXUAL NO AMBIENTE ESCOLARpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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