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dc.contributor.advisor1McGeoch , Graham Gerald-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Machado, Kleber de Oliveira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5080384528138508pt_BR
dc.creatorCunha, Matias Rebouças-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8673206809380664pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-30T19:37:06Z-
dc.date.available2019-12-06-
dc.date.available2022-05-30T19:37:06Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/340-
dc.description.abstractThis study sought to understand the main issues related to religious teaching in public schools, regarding the daily development of students, as well as regarding the historical and legal aspects. Given the current society's questions about religious teaching in public elementary schools and the changes in laws, it was decided to develop dissertation work. To this end, it was based on the city of Fortaleza (CE), where answers were sought to the following problem-questions: how is Religious Education worked in public schools? What is its relevance in the education of students? What kinds of methodologies are you using to teach religious teaching? As the main objective, this study sought to analyze the importance of Religious Education for the formation of students in the municipal public schools of Fortaleza (CE), as well as its relevance for the ethical formation and the identity of the students. Among the specific objectives was also intended to: a) describe the evolution of the curriculum matrix of Religious Education in public schools in Fortaleza (CE); b) highlight the importance of religious teaching for human development; c) identify how religious teaching classes are taught in public schools in Fortaleza (CE) and how they contribute to the formation of students; d) to observe if the religious teaching classes have respected the diversity of creeds. As justification, the present study reveals the difficulties of complying with the legal determinations. After all, Religious Education is part of the curriculum of schools of Basic Education and, as an area of knowledge, its pedagogical practice carries uncertainties and ambiguities regarding its nature and purpose. The issue of diversity is another item defined by law that is difficult to resolve given the difficulty of ensuring that all religious groups are adhered to by school curricula in a plural country. Another reason concerns respecting one's choices. In this sense, the study proposed here intends to show how the religious education teacher cannot impose his creed on the students, acting in a prejudiced manner, in case someone disagrees with their opinions; as it is necessary to ensure that students have the right to choose and exercise their faith as defined in the 'Citizen Constitution' of 1988.pt_BR
dc.description.resumoO presente estudo buscou entender as principais questões relacionadas ao Ensino Religioso em escolas públicas, no tocante ao desenvolvimento cotidiano dos alunos, bem como no que tange aos aspectos históricos e jurídicos. Diante dos questionamentos da sociedade atual em relação ao Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental e das transformações nas leis, optou-se por desenvolver trabalho dissertativo. Para tanto, tomou-se por base o município de Fortaleza (CE), onde se buscaram respostas para as seguintes questões-problemas: como é trabalhada o Ensino Religioso nas escolas públicas? Qual sua relevância na formação dos educandos? Que tipos de metodologias estão usando para ministrar o Ensino Religioso? Como objetivo principal, este estudo buscou analisar a importância do Ensino Religioso para a formação dos alunos nas escolas públicas municipais de Fortaleza (CE), bem como sua relevância para a formação ética e da identidade dos/as educandos/as. Entre os objetivos específicos pretendeu-se ainda: a) descrever a evolução da matriz curricular do Ensino Religioso nas escolas públicas de Fortaleza (CE); b) destacar a importância do Ensino Religioso para o desenvolvimento humano; c) identificar como as aulas do Ensino Religioso são ministradas nas escolas públicas de Fortaleza (CE) e como se dá a contribuição para a formação dos/as estudantes; d) observar se as aulas do Ensino Religioso têm respeitado a diversidade de credos. Como justificativa, o presente estudo desvela as dificuldades de se cumprir as determinações legais. Afinal, o Ensino Religioso é parte do currículo das escolas de Educação Básica e, como área de conhecimento, sua prática pedagógica é portadora de indefinições e ambiguidades relativas à sua natureza e finalidade. A questão da diversidade é outro item definido em lei, difícil de ser resolvido, dada a dificuldade de garantir que todos os grupos religiosos sejam acatados pelos currículos escolares, em um país plural. Outro motivo refere-se ao respeito às escolhas de cada um. Nesse sentido, o estudo aqui proposto pretendeu mostrar como o/a professor/a de Ensino Religioso não pode impor seu credo aos/às estudantes, agindo de forma preconceituosa, caso alguém discorde de suas opiniões; pois é preciso assegurar que os/as alunos/a tenham o direito a escolher e exercer sua fé, conforme definido na ‘Constituição Cidadã’ de 1988.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-30T19:37:06Z No. of bitstreams: 1 TCC - Matias Rebouças Cunha.pdf: 3255585 bytes, checksum: fd3a550d9cb8037a92574f21f17931b8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-30T19:37:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Matias Rebouças Cunha.pdf: 3255585 bytes, checksum: fd3a550d9cb8037a92574f21f17931b8 (MD5) Previous issue date: 2019-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação públicapt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectIdentidade. Laicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADEpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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