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Tipo: Dissertação
Título: ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: EM BUSCA DE UMA IDENTIDADE
Autor(es): Cunha, Matias Rebouças
Primeiro Orientador: McGeoch , Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Machado, Kleber de Oliveira
Resumo: O presente estudo buscou entender as principais questões relacionadas ao Ensino Religioso em escolas públicas, no tocante ao desenvolvimento cotidiano dos alunos, bem como no que tange aos aspectos históricos e jurídicos. Diante dos questionamentos da sociedade atual em relação ao Ensino Religioso nas escolas públicas de Ensino Fundamental e das transformações nas leis, optou-se por desenvolver trabalho dissertativo. Para tanto, tomou-se por base o município de Fortaleza (CE), onde se buscaram respostas para as seguintes questões-problemas: como é trabalhada o Ensino Religioso nas escolas públicas? Qual sua relevância na formação dos educandos? Que tipos de metodologias estão usando para ministrar o Ensino Religioso? Como objetivo principal, este estudo buscou analisar a importância do Ensino Religioso para a formação dos alunos nas escolas públicas municipais de Fortaleza (CE), bem como sua relevância para a formação ética e da identidade dos/as educandos/as. Entre os objetivos específicos pretendeu-se ainda: a) descrever a evolução da matriz curricular do Ensino Religioso nas escolas públicas de Fortaleza (CE); b) destacar a importância do Ensino Religioso para o desenvolvimento humano; c) identificar como as aulas do Ensino Religioso são ministradas nas escolas públicas de Fortaleza (CE) e como se dá a contribuição para a formação dos/as estudantes; d) observar se as aulas do Ensino Religioso têm respeitado a diversidade de credos. Como justificativa, o presente estudo desvela as dificuldades de se cumprir as determinações legais. Afinal, o Ensino Religioso é parte do currículo das escolas de Educação Básica e, como área de conhecimento, sua prática pedagógica é portadora de indefinições e ambiguidades relativas à sua natureza e finalidade. A questão da diversidade é outro item definido em lei, difícil de ser resolvido, dada a dificuldade de garantir que todos os grupos religiosos sejam acatados pelos currículos escolares, em um país plural. Outro motivo refere-se ao respeito às escolhas de cada um. Nesse sentido, o estudo aqui proposto pretendeu mostrar como o/a professor/a de Ensino Religioso não pode impor seu credo aos/às estudantes, agindo de forma preconceituosa, caso alguém discorde de suas opiniões; pois é preciso assegurar que os/as alunos/a tenham o direito a escolher e exercer sua fé, conforme definido na ‘Constituição Cidadã’ de 1988.
Resumo Alternativo: This study sought to understand the main issues related to religious teaching in public schools, regarding the daily development of students, as well as regarding the historical and legal aspects. Given the current society's questions about religious teaching in public elementary schools and the changes in laws, it was decided to develop dissertation work. To this end, it was based on the city of Fortaleza (CE), where answers were sought to the following problem-questions: how is Religious Education worked in public schools? What is its relevance in the education of students? What kinds of methodologies are you using to teach religious teaching? As the main objective, this study sought to analyze the importance of Religious Education for the formation of students in the municipal public schools of Fortaleza (CE), as well as its relevance for the ethical formation and the identity of the students. Among the specific objectives was also intended to: a) describe the evolution of the curriculum matrix of Religious Education in public schools in Fortaleza (CE); b) highlight the importance of religious teaching for human development; c) identify how religious teaching classes are taught in public schools in Fortaleza (CE) and how they contribute to the formation of students; d) to observe if the religious teaching classes have respected the diversity of creeds. As justification, the present study reveals the difficulties of complying with the legal determinations. After all, Religious Education is part of the curriculum of schools of Basic Education and, as an area of knowledge, its pedagogical practice carries uncertainties and ambiguities regarding its nature and purpose. The issue of diversity is another item defined by law that is difficult to resolve given the difficulty of ensuring that all religious groups are adhered to by school curricula in a plural country. Another reason concerns respecting one's choices. In this sense, the study proposed here intends to show how the religious education teacher cannot impose his creed on the students, acting in a prejudiced manner, in case someone disagrees with their opinions; as it is necessary to ensure that students have the right to choose and exercise their faith as defined in the 'Citizen Constitution' of 1988.
Palavras-chave: Educação pública
Ensino Religioso
Diversidade
Identidade. Laicidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/340
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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