Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/339
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1240820674289937pt_BR
dc.contributor.referee3Lago, Rafaela Domingos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9413015730556867pt_BR
dc.creatorSouza, Izabel Cristina Francisco-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1528473041128534pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-25T17:03:36Z-
dc.date.available2019-12-12-
dc.date.available2022-05-25T17:03:36Z-
dc.date.issued2019-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/339-
dc.description.abstractThe act of eating is closely linked to religions. The ritual involved in the eating process indicates one of the most significant moments in the relationship between followers of a religion with the sacred. This research aimed to understand the importance of gastronomy and its relationship with food offerings in the sacred space of an Afro-Brazilian religion, notably Candomblé. In the specific case of this research were observed the food practices transformed into offerings for the Orixás. This Afro-Brazilian religiosity materializes faith by offering food to the Orixás. The foods are celebrated in specific culinary procedures within the Candomblé gastronomy. Given this scenario, this study delimited as a research problem the following question: To what extent, in Candomblé, can the food understood as Santo's food represent meanings and configure itself as an element of identity and connection with the sacred? In order to answer this problem, the religious context was defined as hypothesis, influenced by the symbolic functions of religion, in this case, Candomblé, which permeate the notion of food, such as: commensality and communion; autonomy and deconditioning; and food as a religious time marker. Among the specific objectives are: to observe the feeding practices transformed into offerings for the Orixás; present a study of this religion from food; analyze the sacred in the gastronomy and food of Candomblé through the offerings and foods of Santo. The research methodology followed the bibliographic and descriptive scope for the construction of the fundamental theoretical argumentation. Therefore, the following theoretical categories were analyzed: religion, food, sacred and profane.pt_BR
dc.description.resumoO ato de se alimentar está intimamente ligado às religiões. O ritual envolto no processo alimentar indica um dos momentos mais significativos das relações entre os adeptos de uma religião com o sagrado. A presente pesquisa buscou compreender a importância da gastronomia e sua relação com as oferendas de alimentos no espaço sagrado de uma religião de matriz afro-brasileira, notadamente o Candomblé. No caso específico desta pesquisa foram observadas as práticas alimentares transformadas em oferendas para os Orixás. Essa religiosidade de matriz afro-brasileira materializa a fé por meio da oferta do alimento aos Orixás. Os alimentos são celebrados em procedimentos culinários específicos dentro da gastronomia do Candomblé. Diante desse cenário, este estudo delimitou como problema de investigação a seguinte questão: Em que medida, no Candomblé, a alimentação entendida como comida de Santo pode representar significados e configurar-se como elemento de identidade e conexão com o sagrado? No intuito de responder tal problemática, definiu-se como hipótese o contexto religioso, influenciado pelas funções simbólicas da religião, neste caso, o Candomblé, que perpassam a noção alimentar, tais como: comensalidade e comunhão; autonomia e descondicionamento; e a alimentação como marcadora de tempo religioso. Entre os objetivos específicos destacam-se: observar as práticas alimentares transformadas em oferendas para os Orixás; apresentar um estudo desta religião a partir da alimentação; analisar o sagrado na gastronomia e na alimentação do Candomblé através das oferendas e comidas de Santo. A metodologia de pesquisa seguiu o escopo bibliográfico e descritivo para a construção da argumentação teórica fundamental. Analisou-se, para tanto, as seguintes categorias teóricas: religião, alimentação, sagrado e profano.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-25T17:03:36Z No. of bitstreams: 1 TCC - Izabel Cristina Francisco Souza.pdf: 2834950 bytes, checksum: df64397b8bf024409133e54889f3c0d2 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-25T17:03:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Izabel Cristina Francisco Souza.pdf: 2834950 bytes, checksum: df64397b8bf024409133e54889f3c0d2 (MD5) Previous issue date: 2019-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA FESTA de Babette. Direção: Gabriel Axel. Dinamarca: Play Arte, 986. DVD (02 min). Legendado em português. AMARAL, Rita. Xirê: o modo de crer e de viver no Candomblé. São Paulo: Pallas, 2006. ARMSTRONG, Karen. Breve história do Mito. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. BASTIDE, Roger. O Candomblé da Bahia: rito Nagô. São Paulo: Nacional, 2001. BAUMAN, Zigmunt. Identidade: entrevista a Benedetto Vecchi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. BENISTE, José. Òrum – Àyé: o encontro de dois mundos: o sistema de relacionamento Nagô-Yorubá entre o céu e a terra. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002. BERGER, Peter L. Rumos de anjos: a sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. Petrópolis: Vozes, 1997. BERNI, Rodrigo. Comer com os deuses: a alimentação na religião do Candomblé. Repórter UNESP, São Paulo, 2015. Disponível em: <http://reporterunesp.jor.br/2015/07/03/comer-com-os-deuses-a-alimentacao-na-religiao-do-candomble/>. Acesso em: 23 jan. 2018. BIGIO, Viviane. O Brioche: sabor e festa. Revista Sabor e Saber. Puc-SP. n. 69, junho de 2019. BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand, 1998. BRILLAT-SAVARIN, Jean Anthelme. A fisiologia do gosto. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. CAMUS, Albert. O homem revoltado. São Paulo: Moderna, 2017. CANCLINI, Nestor Gárcia. Culturas hibridas. 4. ed. São Paulo: EDUSP, 2008. CARNEIRO, Edison. Religiões negras. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1936. CARNEIRO, Henrique. Comida e sociedade: uma história da alimentação. Rio de Janeiro: Campus, 2003. CASCUDO, Luís da Câmara. História da alimentação no Brasil. São Paulo: Global, 2004. CASSIRER, Ernest. Essência e efeito do conceito de símbolo. México: Fondo Cultura Econômica, 1956. ______. Kant, vida e doutrina. México: Fondo Cultura Econômica, 1968. CASTILHO, José. Jesus y La comida. Madri: Editorial Trotta, 2009. CIAMPA, Antonio C. da. A estória do Severino e a história da Severina. São Paulo: Brasiliense, 1987. COELHO-COSTA, Ewerton Reubens. Nos banquetes de Candomblé os deuses comem: representatividade mitológica nas comidas de santo. Ágora. Santa Cruz do Sul - UECE, v. 18, n. 01, p. 78-86, jan./jun. 2016. Disponível em: <http://online.unisc.br/seer/index.php/agora/ index>. Acesso em: 02 fev. 2018. CORRÊA, A. M. Ritual, identidade, cultura e a organização espacial: sagrado e profano. In: SILVA, D. (Org). Identidades étnicas e religião. Rio de Janeiro: UERJ, 2000. DAMATTA, R. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco; 200. DE CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano: morar e cozinhar. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. DOUGLAS, Mary. Pureza e perigo. São Paulo: Perspectiva, 2010. DURKHEIM, Émile. Formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 2000. ELIADE, Mircea. O Sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 1992. ______. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2000. FERNÁNDEZ-ARMESTO, Felipe. Comida: uma história. Rio de Janeiro: Record, 2004. FERREIRA, A. B. H. Novo dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FIORE, Gabriela; FONSECA, Amélia de L. N. da. A influência da religião no hábito alimentar de seus adeptos. Revista Científica Unilago, ano 1, v. 1, p. 1-23, 2014. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyd7pwrg>. Acesso em: 27 dez. 2017. FLANDRIN, Jean Louis; MONTANARI, Massimo. História da alimentação. São Paulo: Estação Liberdade, 1998. FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2001. GEERTZ, Clifford James. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan. 1989, p. 104-105. GIRARD, Marc. Os símbolos na Bíblia: ensaio de teologia bíblica enraizada na experiência humana universal. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2005. GONÇALVES, José Reginaldo Santos. A fome e o paladar: a Antropologia nativa de Luís da Câmara Cascudo. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 33, p. 40-55, 2004. p. 44-45. HALL, Stuart. A centralização da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação e realidade. Porto Alegre, n. 2. v. 22, p. 15-46, 1997. ______. A identidade cultural na pós-modernidade. 9. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003. HOUAISS, Antonio. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2007. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo 2010. Brasília: 2011. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em: 08 set. 2019. LEVI-STRAUSS, Claude. O cru e o cozido. São Paulo: Cosac & Naif, 2004. LIMA, Vivaldo Costa. A anatomia do acarajé e outros ensaios. Salvador: Corrupio; 2010. LODY, Raul. O rei come quiabo e a rainha come fogo: temas da culinária sagrada do Candomblé. Cotia: Atéliê Editorial, 1998 ______. Santo também come. 2. ed. Rio de Janeiro: Pallas, 2004. ______. Tem dendê, tem axé: etnografia do dendezeiro. Rio de Janeiro: Pallas, 1992. LORENZ, Konrad. A agressão: uma história natural do mal. Santos: Martins Fontes, 1973. MACIEL, Cleber. Candomblé e Umbanda no Espírito Santo. Práticas culturais religiosas afro-capixabas. DEC/UFES: Vitória, 1992. MACIEL, Maria Eunice. Cultura e alimentação ou o que têm a ver os macaquinhos de Koshima com Brillat-Savarin? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 7, n. 6, p. 45-56, dezembro de 2001. MANDARINO, Ana Cristina de Souza; GOMBERG, Estélio. Candomblé, corpos e poderes. Perspectivas, São Paulo, v.43, p. 199-217, 2013. MAUSS Marcel; HUBERT Henri. Sobre o sacrifício. São Paulo: Cosac Naify, 2005. ______. Ensaio sobre a Dádiva. Portugal: Edições 70, 2008. MINTZ, Sidney. Comida e Antropologia: uma revisão. Revista de Ciências Sociais, n. 47, v. 6, p. 3-42, RBCS, Rio de Janeiro: 2001. MONTANARI, Massino. Comida como cultura. São Paulo: Senac, 2008. NADALINI, Ana Paula. O nosso missal é um grande cardápio: Candomblé e alimentação em Curitiba. Revista Angelus Novus, n. 3, p. 310-322, 2002. Disponível em: <https://tinyurl.com/yy6fpuby>. Acesso em: 24 jul. 209. NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal: prelúdio de uma filosofia do futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 1992. POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Estudos Históricos, v. 5, n. 01, p. 200-212, 1992. POULAIN, Jean Pierre. Sociologias da alimentação: os comedores e o espaço social alimentar. Florianópolis: UFSC, 2004. PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Órixas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. ______. Os orixás e os mitos. In: PRANDI, Reginaldo. Mitologia dos Orixás. São Paulo: Companhia das Letras; 2001. QUERINO, Manuel. Costumes africanos no Brasil. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1938. RAMOS, Eurico. Revendo o Candomblé. Respostas às perguntas mais frequentes sobre a religião. Rio de Janeiro: Mauadx, 2011. RAPPAPORT, Roy. Ritual and religion in the making of humanity. Cambridge: Cambridge University Press, 1999. RIBEIRO, Carlos. Comida de santo que se come. Mariporã: Arole Cultural, 2008. RIBEIRO, René. Antropologia da religião e outros estudos. Recife: Massagana, 1982. RICOEUR, Paul. Da metafisica à moral. Lisboa: Instituto Piaget, 1999. SANTOS, Carlos Roberto Antunes dos. Por uma história da alimentação. História: Questões & Debates, Curitiba, v. 4, n. 26/27, p. 54-7, jan./dez. 1997. SANTOS, Juana Elbein dos. Os nagôs e a morte: Pádè, Asésé e o culto Égun na Bahia. Petrópolis: Vozes, 1986. SIQUEIRA, Maria de Lourdes. Agô Agô Lonan. Belo Horizonte: Mazza Edições, 1998. SMITH, Huston. As religiões do mundo. Cultrix: São Paulo, 2009. SOSIS, Russel. O valor do ritual religioso. São Paulo: Abril, 2005. SOUZA JÚNIOR, Vilson Caetano de. Comida de Santo e comida de branco. Revista Pós Ciências Sociais, v. 11, n. 21, p. 127-141, 2014. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rpcsoc/article/view/2872>. Acesso em: 21 jan. 2018. ______. O banquete sagrado: notas sobre os “de comer” em terreiros de Candomblé. Salvador: Atalho, 2009. VERGER, Pierre. Notas sobre o culto dos Orixás e Voduns na Bahia de Todos os Santos e na Antiga Costa dos Escravos na África. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2000. ______. Os Orixás: mundo dos espíritos. Salvador. Corrupio, 1981. VOGEL, Arno et al. A galinha d´angola: iniciação e identidade na cultura afro-brasileira. Rio de Janeiro: Pallas, 2001. WALENT, Carol. Comidas de Santo: ebós. Canto do Aprendiz, 2008. Disponível em: <https://cantodoaprendiz.wordpress.com/2008/09/06/comidas-de-santo-ebos/>. Acesso em: 23 jan. 2018. WILSON, Edward Osborne. A conquista social da terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectAlimentaçãopt_BR
dc.subjectCandomblépt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleA PRESENÇA DO SAGRADO NA GASTRONOMIA DE UMA RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Izabel Cristina Francisco Souza.pdfTCC - Izabel Cristina Francisco Souza2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.