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Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DOCENTE E A PRÁTICA DOS/AS PROFESSORES/AS DE ENSINO RELIGIOSO NA CIDADE DE PARNAÍBA - PI: UMA ANÁLISE DA CONJUNTURA ESCOLAR MUNICIPAL
Autor(es): Miranda, Antonio Michel de Jesus de Oliveira
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Gerald
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Gerald
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Cunha, Renata Cristina da
Resumo: O Ensino Religioso, que outrora foi servil a uma formação e didática doutrinárias nas escolas brasileiras, hoje, é lhe conferido um status científico, pedagógico, epistemológico e de área do conhecimento, não lhe cabendo mais proselitismos. Surgindo, então, embates por uma formação docente capaz de lhe prestar este novo caráter: as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de licenciatura em Ciências da Religião. Tendo em vista a magnitude destes imbróglios em cenário nacional, ansiamos sua compreensão na contextura educacional vivenciada na cidade de Parnaíba-PI, com a seguinte problemática: como se dá o processo de admissão, formação e orientação necessários para a atuação do profissional docente em ER na cidade de Parnaíba, a fim de que sejam garantidos o vedo ao proselitismo, a valorização à diversidade cultural brasileira e quais seus reflexos didático-pedagógicos emitidos em sala de aula? Desse modo, esta pesquisa se configurou a partir do objetivo geral de investigar como se dá o processo de admissão, formação e orientação necessários para a atuação do profissional docente em ER na cidade de Parnaíba, a fim de que sejam garantidos o vedo ao proselitismo, a valorização à diversidade cultural brasileira e quais seus reflexos didático-pedagógicos emitidos em sala de aula. Para tanto, delimitamo-nos em: identificar o perfil profissional e a denominação religiosa dos docentes em ER e dos membros que orientam estes profissionais nas escolas municipais em Parnaíba-PI, a fim de uma melhor percepção de suas estratégias didático-metodológicas. Conhecer os parâmetros admissionais do corpo docente do ER e os princípios didáticos sugeridos aos professores municipais, bem como demais planejamentos das escolas e dos docentes, com vistas à verificação dos direcionamentos à contemplação da diversidade cultural brasileira, proposta pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Identificar, na política nacional e em demais aportes teóricos, questões sobre a didática, as normas para habilitação do profissional docente em ER, o status pedagógico e epistemológico deste Componente, correlacionando-os com a metodologia da aula destes professores, bem como com os pressupostos conteudistas e metodológicos sugeridos pela equipe orientadora municipal e suas formações e denominações religiosas. Com uma pesquisa de campo executada entre março de 2018 e agosto de 2019, investigamos 12 escolas municipais, compreendendo 23 docentes das turmas de 6º ao 9º ano. Embasados metodologicamente por uma abordagem quali-quantitativa, auxiliados por instrumentos e técnicas como a entrevista, o questionário e a observação participante, à luz de teóricos como Freire (1996), Minayo (2002), Gândavo (2004), Marchi (2001), Dias (2010), Leite (2011), Angelozzi (2017), Espínola (2018), Rodrigues; Junqueira (2009), PCNER (2009), Biazi (2012), Elisa Rodrigues (2015) e documentos como a Constituição Federal (BRASIL, 1988), Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996), Lei 9475 (BRASIL, 1997), Parecer CNE/CP Nº: 12 (BRASIL, 2018) dentre outros. Constatamos, com esse estudo, que o Ensino Religioso no contexto vivenciado na educação parnaibana, ainda subjaz à forte matriz de ideologia político-religiosa que insiste em travestir a educação no Brasil, sendo capaz de perpetuar, neste componente, ainda, um lugar de subserviência.
Resumo Alternativo: The Religious teaching, which in the past, owned a didactic-doctrinal education in Brazilian schools, today receives a status of scientific, pedagogical, epistemological and knowledge field, no longer proselytizing it, contributing to new debates by a teacher training capable of giving it this status: the National Curriculum Guidelines for undergraduate science of religion courses. Considering the emphasis of these questions, we seek to understand to the didactic-formative context of this component in the Parnaiba city from Piauí, with this question: how is the admission process, training and orientation necessary for the performance of the teaching professional in RT, in Parnaíba city, in order to ensure the prohibition of the proselytism, the valorization of the Brazilian cultural diversity and what didactic-pedagogical reflexes are emitted in the classroom? Thus, our general objective was to investigate how is the process of admission, training and guidance necessary for the performance of the teaching professional in RT, in the city of Parnaíba, in order to ensure the proselytizing prohibition, the appreciation of Brazilian culture diversity. and which didactic-pedagogical reflexes are issued in the classroom. For this purpose, we delimit to identify the professional profile and religious denomination of teachers in RT and the members who guide these professionals in municipal schools in Parnaíba-PI, in order to better understand their didactic-methodological strategies. To know the admission parameters of the faculty of the RT and the didactic principles suggested to the municipal teachers, as well as other planning of the schools and teachers, with a view to verifying the directions for the contemplation of the Brazilian cultural diversity, proposed by the Law of Guidelines and Bases of Education. National. To identify, in national politics and in other theoretical contributions, questions about didactics, the qualification norms of the teaching professional in RT, the pedagogical and epistemological status of this Component, correlating them with the methodology used by these teachers, as well as with the content and methodologies suggested by the municipal guiding team and their training and religious denominations. This investigation took place through a field research performed between March 2018 and August 2019, investigate 12 municipal schools, including 23 teachers working in classes from 6th to 9th grade. With a mixed approach methodology, aided by instruments and techniques such as interview, questionnaire and participant observation, in the light of theorists such as Freire (1996), Minayo (2002), Gândavo (2004), Marchi (2001), Dias (2010), Leite (2011), Angelozzi (2017), Espínola (2018), Rodrigues; Junqueira (2009), PCNER (2009), Biazi (2012), Elisa Rodrigues (2015) and documents such as the Federal Constitution (BRASIL, 1988), Law of Guidelines and Bases of National Education (BRASIL, 1996), Law 9475 (BRASIL, 1997), Opinion CNE / CP Nº: 12 (BRASIL, 2018) and other, We found that Religious teaching, in the experienced context in education in the Parnaíba city, is still subordinated by the strong matrix of political-religious ideology that insists on travesting education in Brazil, showing ability to perpetuate, in this component, still, a place of subservience.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Ensino Religioso
Ensino Religioso
Parnaíba-PI
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/336
Data do documento: 2-Dez-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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