Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/333
Tipo: Dissertação
Título: MITO, HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E EXPERIÊNCIA DO SAGRADO: UMA ANÁLISE FENOMENOLÓGICA DO RELIGIOSO NA OBRA DE GRANT MORRISON
Autor(es): Cazelli, Felipe Ribeiro
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Cavalieri, Edebrande
Resumo: O presente trabalho investiga as Histórias em Quadrinhos (HQs) como mitos contemporâneas, na perspectiva da Fenomenologia da Religião. Os objetos são as obras Grandes Astros Superman e Batman Asilo Arkham, ambas escritas pelo escocês Grant Morrison. A primeira parte apresenta o referencial teórico, a Fenomenologia da Religião, que localiza a essência do fenômeno religioso na ideia de Sagrado, relativizando a ideia de uma “verdade absoluta” ou de uma realidade inquestionável, para introduzir a ideia da verdade na experiência e na intersubjetividade. Assim, o método fenomenológico visa à descrição do modo como o fenômeno religioso é percebido. A investigação identifica o elemento fundamental da religião nas vivências cotidianas do sujeito, no seu mundo-da-vida, a partir da noção de Sagrado, que se dá como hierofania, ou seja, como manifestação, aparecimento. O Sagrado é uma modalidade de percepção de objetos e processos ordinários do dia-a-dia, que são elevados à condição de produtores de sentido à existência humana. Os objetos em questão, aqui, são as Histórias em Quadrinhos. A segunda parte apresenta a relação entre a ideia de Sagrado e o Mito, enquanto expressão e transmissão da experiência religiosa, que desafia as possibilidades de se traduzir em linguagem comum, visto que, por não ser de ordem “racional”, não pode ser encerrada em conceitos objetivos. A partir daí, tem-se que a melhor forma de expressar o Sagrado é a linguagem simbólica. O símbolo é entendido como um suporte psíquico, que pode se apresentar na forma de uma imagem, um gesto, uma palavra ou um objeto, e que possui um duplo nível de significação: o imediato e superficial, que é a apreensão empírica de sua manifestação objetiva, e outro transcendente, que aponta para a dimensão do que não pode ser completamente apreendido no nível racional conceitual. Esse nível transcendente, para a Fenomenologia, é a dimensão religiosa do símbolo. Quando se apresenta numa estrutura narrativa, o símbolo se transforma no mito, ou seja, o mito é uma narrativa que utiliza linguagem simbólica para expressar aquilo que se encontra para além das palavras, por se tratar da experiência do Sagrado. Assim, o mito, enquanto tentativa de transmissão da experiência do Sagrado, é narrativa estruturante e provedora de sentido à vida humana. A terceira parte concentra-se na análise das referidas HQs. Identifica o Superman como uma representação do arquétipo do herói ou deus solar que, capaz de grandes feitos, realiza tarefas impossíveis, superando até mesmo a morte. O herói solar é um símbolo do que a humanidade projeta de melhor para si mesma, exemplo a ser seguido de perseverança, esperança e bondade. Batman, por sua vez, é um herói sombrio, representando a disposição heroica de entrar em contato com os conteúdos inconscientes, especialmente aqueles que foram rejeitados pela consciência, formando nossa Sombra. Esse herói é símbolo da capacidade de aceitar nosso lado obscuro e louco, produzindo os melhores resultados possíveis. As HQs são, assim, mitos contemporâneos que podem proporcionar experiências religiosas, por apresentarem elementos típicos da narrativa mítica presentes em inúmeras mitologias, em especial suas figuras heroicas.
Resumo Alternativo: The present work investigates the Comic Books (Comics) as contemporary myths, from the Phenomenology of Religion’s point of view. The objects are the works All Star Superman and Batman Arkham Asylum, both written by the Scottish Grant Morrison. The first part presents the theoretical framework, the Phenomenology of Religion, that locates the essence of the religious phenomenon in the idea of Sacred, relativizing the idea of an “absolute truth” or an unquestionable reality, to introduce the idea of truth in experience and intersubjectivity. Therefore, the phenomenological method aims to describe the way in which the religious phenomenon is perceived. The investigation identifies the fundamental element of religion in one’s daily experiences, their life-world, from the notion of Sacred, which happens as hierophany, that is, as manifestation, appearance. Sacred is a modality of perception of ordinary objects and processes in daily life, which are elevated to the condition of meaning producers to human existence. The object in question, here, are the Comic Books. The second part presents the correlation between the idea of Sacred and the Myth, while expression and communication of the religious experience, defying the possibilities of being translated to ordinary language, since, for not being “rational”, it can’t be closed in objective concepts. From that on, the best way of expressing the Sacred is the symbolic language. The symbol is understood as a psychic support, that can present itself as an image, a gesture, a word or an object, and that possesses a double level of signification: the immediate and shallow, the empiric apprehension of its objective manifestation, and another one transcendent, that points to the dimension of what can’t be fully understood in the rational concept level. That transcendent level, to Phenomenology, is the religious dimension of the symbol. When it presents itself in narrative structure, the symbol transforms into myth, that is, myth is a narrative that uses symbolic language to express what is beyond words, because it is the experience of Sacred. Hence, myth as an attempt of communication of the experience of Sacred is structuring narrative and a meaning provider to human life. Third part focuses in the analysis of the Comics. It identifies Superman as a representation of the solar god or hero archetype, capable of great deeds, performing impossible tasks, overcoming even death. The solar hero is a symbol of what humanity projects as the best in themselves, example to be followed of perseverance, hope and kindness. Batman, on the other hand, is a dark hero, representing the heroic disposition to get in touch with unconscious contents, specially those that were rejected by consciousness, forming our Shadow. That hero is symbol of our capacity do accept our shady and crazy side, producing the best possible results. Comics are thus contemporary myths that can provide religious experiences, once they present the typical elements of mythic narrative, present in countless mythologies, specially considering their heroic figures.
Palavras-chave: Fenomenologia
Sagrado
Símbolo
Mito
Histórias em Quadrinhos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/333
Data do documento: 28-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Felipe Ribeiro Cazelli.pdfTCC - Felipe Ribeiro Cazelli11,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.