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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208912348632816pt_BR
dc.contributor.referee3Reis, Marcos Vinicius de Freitas-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0706355533898912pt_BR
dc.creatorOliveira, Jane Cristina Souza de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8841863394952264pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T18:46:26Z-
dc.date.available2019-11-27-
dc.date.available2022-05-24T18:46:26Z-
dc.date.issued2019-11-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/332-
dc.description.abstractThe dissertation presents studies on the theme Religious Education in the transformation of knowledge: the inclusive practice in teacher training in Macapá-AP. Thus, we sought to answer the following problem: What perspective (s) can be adopted by teachers to make the RE a component capable of transforming the reality of students so-called normal and of special students in the inclusive education process? Thus, we seek to confirm or not the hypothesis that to make the RE a component capable of transforming the reality of normal and special students, teachers need to qualify in order to change teaching perspectives, give new meanings to classroom content, and overcome the use of exclusively Christian-based confessional or interfaith approaches to disseminate the ideals of an RE based on a plural, inclusive, and secular perspective, making it as a factor of knowledge transformation. Being, with the results built three chapters, the first of them addressing conceptual aspects, historical context and beacon legislation of Religious Education, in the second understand determinants (historical, international and Brazilian legal, and Pedagogical) to the promotion of Special Education, and in the third chapter , present the results of the investigation with RE teachers from ten public schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil in relation to inclusive practice, process of initial and continuous formation and transformation of knowledge.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação apresenta estudos sobre o tema O Ensino Religioso na transformação dos saberes: a prática inclusiva na formação dos(as) professores(as) em Macapá-AP. E dessa maneira, buscou-se responder à seguinte problemática: Qual(is) perspectiva(s) podem ser adotadas pelos professores(as) para tornar o ER um componente capaz de transformar a realidade dos(as) alunos(as) ditos normais e dos(as) alunos(as) especiais no processo de educação inclusiva? Busca-se assim, confirmar ou não a hipótese de que para tornar o ER um componente capaz de transformar a realidade dos(as) alunos(as) normais e especiais, os(as) professores(as) precisam se qualificar a fim de que mudem as perspectivas de ensino, deem novos significados aos conteúdos ministrados em aula e superem o uso das abordagens confessionais ou interconfessionais de natureza exclusivamente cristã, de modo a disseminar os ideais de um ER com base em perspectiva plural, inclusiva e laica, tornando-o como fator de transformação de saberes. Para o alcance de tais finalidades, a concepção metodológica escolhida foi a pesquisa exploratória de abordagens qualitativa e quantitativa, realizada em três escolas da região metropolitana da cidade de Macapá com amostra de 9 professores de ER. Sendo, com os resultados construídos três capítulos, o primeiro deles abordando aspectos conceituais, contexto histórico e legislação balizadora do Ensino Religioso, no segundo compreender determinantes (histórico, legal internacional e brasileira, e Pedagógica) à promoção da Educação Especial, e no terceiro capítulo, apresentar os resultados da investigação com professores(as) de ER de dez escolas públicas da cidade de Macapá, Amapá, Brasil em relação a prática inclusiva, processo de formação inicial e continuada e transformação dos saberes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-24T18:46:26Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jane Cristina Souza de Oliveira.pdf: 7416043 bytes, checksum: 054d087780da59f9b672197aea9f57d1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T18:46:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Jane Cristina Souza de Oliveira.pdf: 7416043 bytes, checksum: 054d087780da59f9b672197aea9f57d1 (MD5) Previous issue date: 2019-11-27en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectPrática inclusivapt_BR
dc.subjectformaçãopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMacapápt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO FENÔMENO RELIGIOSO NA TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES: A PRÁTICA INCLUSIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE ENSINO RELIGIOSO EM MACAPÁ-APpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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