Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/332
Tipo: Dissertação
Título: O FENÔMENO RELIGIOSO NA TRANSFORMAÇÃO DOS SABERES: A PRÁTICA INCLUSIVA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS) DE ENSINO RELIGIOSO EM MACAPÁ-AP
Autor(es): Oliveira, Jane Cristina Souza de
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Gonçalves, José Mário
Terceiro membro da banca: Reis, Marcos Vinicius de Freitas
Resumo: A dissertação apresenta estudos sobre o tema O Ensino Religioso na transformação dos saberes: a prática inclusiva na formação dos(as) professores(as) em Macapá-AP. E dessa maneira, buscou-se responder à seguinte problemática: Qual(is) perspectiva(s) podem ser adotadas pelos professores(as) para tornar o ER um componente capaz de transformar a realidade dos(as) alunos(as) ditos normais e dos(as) alunos(as) especiais no processo de educação inclusiva? Busca-se assim, confirmar ou não a hipótese de que para tornar o ER um componente capaz de transformar a realidade dos(as) alunos(as) normais e especiais, os(as) professores(as) precisam se qualificar a fim de que mudem as perspectivas de ensino, deem novos significados aos conteúdos ministrados em aula e superem o uso das abordagens confessionais ou interconfessionais de natureza exclusivamente cristã, de modo a disseminar os ideais de um ER com base em perspectiva plural, inclusiva e laica, tornando-o como fator de transformação de saberes. Para o alcance de tais finalidades, a concepção metodológica escolhida foi a pesquisa exploratória de abordagens qualitativa e quantitativa, realizada em três escolas da região metropolitana da cidade de Macapá com amostra de 9 professores de ER. Sendo, com os resultados construídos três capítulos, o primeiro deles abordando aspectos conceituais, contexto histórico e legislação balizadora do Ensino Religioso, no segundo compreender determinantes (histórico, legal internacional e brasileira, e Pedagógica) à promoção da Educação Especial, e no terceiro capítulo, apresentar os resultados da investigação com professores(as) de ER de dez escolas públicas da cidade de Macapá, Amapá, Brasil em relação a prática inclusiva, processo de formação inicial e continuada e transformação dos saberes.
Resumo Alternativo: The dissertation presents studies on the theme Religious Education in the transformation of knowledge: the inclusive practice in teacher training in Macapá-AP. Thus, we sought to answer the following problem: What perspective (s) can be adopted by teachers to make the RE a component capable of transforming the reality of students so-called normal and of special students in the inclusive education process? Thus, we seek to confirm or not the hypothesis that to make the RE a component capable of transforming the reality of normal and special students, teachers need to qualify in order to change teaching perspectives, give new meanings to classroom content, and overcome the use of exclusively Christian-based confessional or interfaith approaches to disseminate the ideals of an RE based on a plural, inclusive, and secular perspective, making it as a factor of knowledge transformation. Being, with the results built three chapters, the first of them addressing conceptual aspects, historical context and beacon legislation of Religious Education, in the second understand determinants (historical, international and Brazilian legal, and Pedagogical) to the promotion of Special Education, and in the third chapter , present the results of the investigation with RE teachers from ten public schools in the city of Macapá, Amapá, Brazil in relation to inclusive practice, process of initial and continuous formation and transformation of knowledge.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Prática inclusiva
formação
Ensino
Macapá
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/332
Data do documento: 27-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jane Cristina Souza de Oliveira.pdfTCC - Jane Cristina Souza de Oliveira7,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.