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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee2Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee3Lemos, Rita de Cássia Rosada-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231400344483145pt_BR
dc.creatorFerraz, José Carlos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5917029387032431pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T18:39:10Z-
dc.date.available2019-11-26-
dc.date.available2022-05-24T18:39:10Z-
dc.date.issued2019-11-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/331-
dc.description.abstractThis work aims to demonstrate the importance and value of silence in the Benedictine monastic tradition and how to seek to experience God through the tradition of Christian meditation throughout history and today. I used as theoretical reference the founder of the Benedictine Order Benedict of Nuria, known in the Roman Catholic tradition as St. Benedict, the English Benedictine monk Dom John Main, founder of the World Community for Christian Meditation and the also German Benedictine monk Anselm Grün who owns several works translated into Portuguese. In the first chapter the origin of primitive monasticism was presented and how it was lived by men and women who left everything they had, to live austere and simply, the search to experience divinity through work and prayer day by day. In a time when the difficulty was much greater and more complex than today. In the second chapter, the theme of silence will be continued, but now in the community life in which Benedict of Nuria believes that his monks can only experience God through ora et labora. And in the third and final chapter, the practice of silence will be addressed through the so-called “Christian Meditation”. An ancient practice that comes from the cloisters of the monasteries and reaches people as an alternative to try to experience the presence of the sacred and at the same time, making people seek self-knowledge. Roman Catholic Christians believe that one of the beauties that the Christian tradition has is the vision of unity. Due to the growing absence of God in modern conscience in the Roman Catholic view, there is a concern as to how humans can survive not with respect to race but with the humanity of race. In this case, it is believed that through this research, it will be possible to realize that the practice of meditation can allow access to such infinite richness of truth that lives within each human being according to Roman Catholics, and this experience of a reality shared and compassionate is what all wisdom teachings point to. The work has been done through bibliographical research, starting with the question of whether it really is possible through silence and the practice of Christian meditation, since it is not a novelty that Christianity is going through a turbulent transition period. that in the last thirty years there has been a revolutionary rediscovery as stated by Catholic scholars regarding the tradition of Christian contemplation. This is not merely an academic discovery, but it may be concluded that the practice of meditation has awakened a new awareness, that the contemplative dimension of prayer is open to every person regardless of their creed.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo demonstrar a importância e o valor do silêncio na tradição monástica beneditina e de como buscar experimentar a Divindade através da tradição da meditação cristã ao longo da história e na atualidade. Foi utilizado como referencial teórico a bibliografia de alguns estudiosos, pesquisadores, místicos cristãos e não cristãos como por exemplo o fundador da ordem beneditina Bento de Núrsia, conhecido na tradição católica romana como São Bento, o monge beneditino inglês Dom John Main, fundador da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã e o também monge beneditino alemão Anselm Grün escritor e que possui diversas obras traduzidas para o português. No primeiro capítulo é apresentada a origem do monaquismo primitivo e como foi vivido por homens e mulheres que deixaram tudo o que tinham, para viverem de forma austera e simples, a busca de experimentar a divindade através do trabalho e da oração diuturnamente, em uma época em que a dificuldade era muito maior e mais complexa do que atualmente. No segundo capítulo, será dada sequência ao tema do silêncio só que agora na vida em comunidade na qual Bento de Núrsia, acredita que seus monges só poderão experimentar a Deus através do ora et labora. E no terceiro e último capítulo, será abordada a prática do silêncio por meio da chamada “Meditação Cristã”, uma prática milenar que sai dos claustros dos mosteiros e chega até as pessoas como uma alternativa de buscar experimentar a presença do sagrado e ao mesmo tempo, fazendo com que as pessoas busquem o autoconhecimento. Os cristãos católicos romanos acreditam que uma das belezas que a tradição cristã possui é a visão de unidade. Devido a crescente ausência de Deus na consciência moderna na visão católica romana, surge uma preocupação de como o ser humano poderá sobreviver não no que se refere à raça, mas sim da humanidade da raça. Neste caso, acredita-se que através desta pesquisa, será possível perceber que a prática da meditação pode permitir ter acesso à tal riqueza infinita da verdade que vive dentro de cada ser humano de acordo com os católicos romanos, sendo que esta experiência de uma realidade compartilhada e compassiva é o que todos os ensinamentos sobre sabedoria apontam. O trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, tendo como ponto de partida trazer à tona se realmente é possível experimentar a Deus através do silêncio e da prática da meditação cristã, uma vez que o cristianismo passa por um período de transição turbulenta e que nos últimos trinta anos, houve uma redescoberta revolucionária como afirmam estudiosos católicos no que refere a tradição da contemplação cristã. Isso não é meramente uma descoberta acadêmica, porém poderá concluir-se que a prática da meditação tem despertado uma nova consciência, a de que a dimensão contemplativa da oração está aberta a cada pessoa independente de seu credo.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-24T18:39:10Z No. of bitstreams: 1 TCC - José Carlos Ferraz.pdf: 1983656 bytes, checksum: 0e2e4c227d6e55326f0297376890da21 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesAUDIÊNCIA GERAL de 2 de dezembro de 2009: Guilherme de Saint-Thierry / Bento XVI –Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/benedictxvi/pt/audiences/2009/documents/ hf_benxvi_aud_20091202.html>. AGOSTINHO. Confissões. São Paulo: Penguin & Companhia das letras, 2017. ANÔNIMO do séc. XIV / A nuvem do não saber. Tradução do inglês medieval e notas de Lino Correia Marques de Miranda Moreira. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. AQUINO, T. DE. Meditações para a Quaresma. Campinas: Ecclesiae, 2017. ÁVILA, T. As moradas do castelo interior. São Paulo: É Realizações, 2014. ÁVILA, T. Caminho de Perfeição, In Obras completas. São Paulo: Loyola, 1995. BARSOTTI. D. Monaquismo e mística. Juiz de Fora: Subiaco, 2009. BÄUMER, B. Upanishads: As Escrituras Sagradas da Índia. Munique: Atos, 1997. BENEDITINO, M. In Sinu Jesu - Quando o coração fala ao coração: o diário de um sacerdote. Campinas: Ecclesiae, 2019. BÍBLIA de JERUSALÉM. São Paulo: Paulus, 2002. 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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSilênciopt_BR
dc.subjectMeditaçãopt_BR
dc.subjectMísticapt_BR
dc.subjectSabedoriapt_BR
dc.subjectContemplaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO ENCONTRO COM DEUS: UMA ABORDAGEM DA EXPERIÊNCIA DO SILÊNCIO NA TRADIÇÃO MONÁSTICA BENEDITINApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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