Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1McGeoch, Graham Geral-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee1McGeoch, Graham Geral-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7296719930305317pt_BR
dc.contributor.referee2Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee3La Paz, Nivia Ivette Núñez de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269216996688630pt_BR
dc.creatorCazoni, Herika Christina Scalzer Gama-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4598373423723527pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T17:38:14Z-
dc.date.available2019-11-21-
dc.date.available2022-05-24T17:38:14Z-
dc.date.issued2019-11-21-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/327-
dc.description.abstractWith the development of a critical-reflective look towards religious teaching in the school, this work becomes an important object of study. With the proclamation of secular education Religious Education is still developing clear methodologies in the educational field even though it is recognized as a curricular component in basic education. Through the bias of the Sciences of Religion and directing the view to Religious Education in early childhood education as a formative element of the subject in a citizen perspective, this work aims to: Analyze the contributions of religious school education in the formation of children Early childhood education as social beings. And as specific objectives: To define the relationship between Science of Religion and Religious Education in the construction of the subject; describe the history of religious teaching in Brazil; relate the contributions of Religious Education in Early Childhood Education. The nature of this work led us to a qualitative approach of descriptive character, through historical-bibliographical study of documentary analysis in books, magazines, decrees, laws and so on. as an instrument of data analysis. Proposing a review and descriptive analysis of the concepts under study. The concepts analyzed are the relationship between Science of Religion and Religious Education worked at school, as a curricular component that aims to work on diversity and cultural plurality as well as citizen formation. The authors who contributed to this research were Sena (2007), Teixeira (2008), Bourdieu (1978), Junqueira (2007) and others of fundamental importance for this research.pt_BR
dc.description.resumoCom o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo voltado para o Ensino Religioso no âmbito escolar, este trabalho torna-se um importante objeto de estudo. Com a proclamação da educação laica o Ensino Religioso ainda está desenvolvendo metodologias claras no campo educacional, muito embora seja reconhecido como componente curricular na educação básica. Através do viés das Ciências da Religião e direcionando o olhar para o Ensino Religioso na Educação infantil enquanto elemento formador do sujeito numa perspectiva cidadã este trabalho tem como objetivo geral: Analisar as contribuições do Ensino Religioso escolar na formação de crianças Da educação infantil enquanto seres sociais. E como objetivos específicos: Definir a relação entre Ciências da Religião e o Ensino Religioso na construção do sujeito; descrever o histórico do Ensino Religioso no Brasil; relacionar as contribuições do Ensino Religioso na Educação Infantil. A natureza deste trabalho nos encaminhou para uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, através de estudo histórico-bibliográfico de análise documental em livros, revistas, decretos, leis e etc. como instrumento de análise dos dados. Propondo uma revisão e análise descritiva dos conceitos em estudo. Os conceitos analisados são a relação entre Ciências da religião e Ensino Religioso trabalhado na escola, enquanto componente curricular que visa trabalhar a diversidade e a pluralidade cultural como também a formação cidadã. Os autores que contribuíram para esta pesquisa foram Sena (2007), Teixeira (2008), Bourdieu (1978), Junqueira (2007) e outros de fundamental importância para esta pesquisa.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-24T17:38:14Z No. of bitstreams: 1 TCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni.pdf: 2669762 bytes, checksum: bb851e9cdd94b687eb035fb38e4f9303 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-24T17:38:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni.pdf: 2669762 bytes, checksum: bb851e9cdd94b687eb035fb38e4f9303 (MD5) Previous issue date: 2019-11-21en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesANDRADE, Marcelo (Org.). A diferença que desafia a escola. Quartet, 2009, p. 49 ANDRADE, LBP. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 193 p. ISBN 978-85-7983-085-3. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/h8pyf/pdf/ andrade-9788579830853-08.pdf>. Acesso em: 26 set. 2019. BHABHA, HOMI K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013. BAPTISTA, Paulo Agostinho Nogueira. Ciências da Religião e Ensino Religioso: o desafio histórico da formação docente de uma área de conhecimento. In: Rever, Ano 15, n° 02, jul./dez, 2015. BORGES, Ângela Cristina; Rocha, Letícia A. F. Introdução às Ciências da Religião. Montes Claros/MG: Editora Unimontes, 2014. BOURDIEU, Pierre. A reprodução. Lisboa: Editorial Veja, 1978. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Art. 33. __________. Ministério da Educação. Parecer CNE/CP Nº 12/2018. Dispões sobre as diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Licenciatura em Ciências da Religião e dá outras providências. Disponível em: <https://ipfer.com.br/wp-content/ uploads/2018/09/Texto-Refer%C3%AAncia_DCN-Ci%C3%AAncias-da-Religi%C3% A3o.pdf>. Acesso em: 23 jul. 2019 __________. Emenda constitucional nº 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, 12 de novembro de 2009, Seção 1, p. 8. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm>. Acesso em: 23 jun. 2019. __________. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998 __________. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC. 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site. pdf>. Acesso em: 20 jun. 2019. ___________. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998). Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/rcnei_vol1.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2019. BRUNI. J. C. O Sujeito em Foucault. Tempo Social; Rev. Sociol. USP, São Paulo, (1989), p. 200. CANDAU, Vera Maria et al. Oficinas pedagógicas de direitos humanos. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1999. CAMPOMORI, Maurício José Laguardia. O que é avançado em cultura. In: BRANDÃO, Carlos Antônio Leite (Org.). A república dos saberes: arte, ciência, universidade e outras fronteiras. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2008. CECCHETTI, Elcio. Diversidade Religiosa e Currículo Escolar. Presenças, ausências e desafios. IN: Seminário de Pesquisa Em educação na Região Sul: IX ANPED SUL, 2012. CNBB. Educação, Igreja e Sociedade. São Paulo: Paulinas, 1992. (Documento 47). COUTINHO, Ângela Scalabrin. As crianças no interior da creche: a educação e o cuidado nos momentos de sono, higiene e alimentação. Florianópolis, SC. Dissertação de mestrado CED/UFSC: 2002, p. 99. CONAE 2014: Conferência Nacional de Educação: documento – referência /. [Elaborado pelo] Fórum Nacional de Educação. – Brasília: Ministério da Educação. Disponível em: <http://conae2014.mec.gov.br/images/pdf/doc_referencia.pdf>. Acesso em: 02 jun. 2019. CORTELLA, Mário Sergio. A escola e o Conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011, p. 37. D’ÁVILA-LEVY, Cláudia Mansini; CUNHA, Luís Antonio (Orgs.). Embates em torno de um estado laico. São Paulo: SBPC, 2018. DELEUZE, Gilles. Conversações 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 123. FONSECA, Marcus Vinícius; SILVA, Carolina Mostaro Neves da; FERNANDES, Alexsandra Borges (Org.). Relações étnico-raciais e Educação no Brasil. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2011. FÓRUM NACIONAL PERMANTE DO ENSINO RELIGIOSO (FONAPER). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. São Paulo: Ave Maria, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos S.A, 1989. GRUEN, Wolfgang. Ciências da Religião numa sociedade multicultural. In: Horizonte. Belo Horizonte, v. 3, n. 6, p. 15-26, 1º sem. 2005. IFPER, Diretrizes e Orientações sobre o Ensino Religioso no Estado do Espírito Santo. Disponível em: <https://ipfer.com.br/gper/wp-content/uploads/sites/2/2017/12/ DIRETRIZES-ES.pdf>. Acesso em: 22 jul. 2019. JUNQUEIRA, Sérgio R. A.; CORRÊA, Rosa L. T.; HOLANDA, Ângela M. R. Ensino Religioso: aspectos legal e curricular. São Paulo: Paulinas: 2007. ____________. Sérgio. Ensino Religioso em Questão. 2005. Disponível em: <https://www.gper.com.br/newsletter/0363a8cd70a96bdc70f42fb5916fcc1e.pdf>. p. 1. Acesso em: 28 set. 2019. ____________. Sérgio R. A. Ensino Religioso na perspectiva da escola: uma identidade pedagógica. INTERAÇÕES - Cultura e Comunidade / v. 4 n.5 / p. 245-256 / 2009, p. 246. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/ article/view/6697>. Acesso em: 28 set. 2019. _____________. Sérgio R. A. O processo de escolarização do ensino religioso no Brasil. Petrópolis: Vozes, 2002. KRONBAUER, Selenir Corrêa G.; SOARES, Afonso Maria L. Educação e Religião: múltiplos olhares sobre o Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2013. OLIVEIRA, Pedro A. Ribeiro. Religião e Educação para a cidadania. São Paulo: Paulinas, 2011. ONOFRE, Joelson A. Repensando a questão curricular: caminho para uma educação antirracista. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 4, n. 4, p. 104, jan./jun. 2008. PASSOS, João Décio. Ensino Religioso: construção de uma proposta. São Paulo: Paulinas, 2007. PASQUALINI, Juliana Campregher. Objetivos do ensino na educação infantil à luz da perspectiva histórico-crítica e histórico-cultural. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, BA, v. 7, n. 1, p. 200-209, jun. 2015, p. 202. POZZER, Adecir et all. (Org.) Ensino Religioso na educação básica: fundamentos epistemológicos e curriculares. Florianópolis: Saberes em diálogo, 2015. RAJCHMAN, John. Eros e verdade: Lacan, Foucault e a questão da ética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993. RIBEIRO, Osvaldo Luiz. Não se justifica moralmente uma crítica ao modelo de Ensino Religioso como educação moral. IN: SANTOS, F. A. S; GONÇALVES, José M.; RIBEIRO, Osvaldo Luiz. (Orgs). Ciências das Religiões aplicadas: interfaces de uma ciência profissão. Vitória: Editor UNIDA, 2014. RODRIGUES, Elisa. Questões Epistemológicas do Ensino Religioso: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Interações: cultura e comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013. Disponível em: <http://periodicos.pucminas.br/index.php/ interacoes/article/view/6375>. Acesso em: 07 jun. 2019. RODRIGUES, Elisa. Formação de professores para o Ensino de Religião nas escolas: Dilemas e Perspectivas. IN: Ciências da Religião: história e sociedade, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 19-46, jul./dez. 2015. RODRIGUES, Niedson. Educação: da formação humana à construção do sujeito ético. IN: Educação & Sociedade. vol.22 no.76 Campinas Oct. 2001. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302001000300013 >. Acesso em: 20 jul. 2019. SALLES, Walter; GENTILINI, MARIA AUGUSTA. Desafios do Ensino Religioso em um mundo secular. Cadernos de Pesquisa. V. 48, nº 169, p. 856-871, Jul/set, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/cp/v48n169/1980-5314-cp-48-169-856.pdf>. Acesso em: 16 jul. 2019. SANTOS, Silvana Fortaleza. Ensino Religioso: uma perspectiva para a Educação Infantil e os anos iniciais do Ensino Fundamental. Curitiba: Ibpex, 2009. p. 47 SCUSSEL, Marcos André. O Ser e o Fazer no ensino religioso. Revista Lusófona de Ciência das Religiões, [S.l.], n. 12, nov. 2013. ISSN 2183-3737. Disponível em: <https://revistas.ulusofona.pt/index.php/cienciareligioes/article/view/4026>. Acesso em: 02 out. 2019. SHAFFER, D. R. KIPP, K. Psicologia do desenvolvimento: infância e adolescência. São Paulo: Cengage Learning, 2012. SENA, Luzia. Ensino Religioso e Formação Docente: Ciências da religião e Ensino Religioso em diálogo. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 2007. SILVA, Eliane de Moura. Religião, diversidade e Valores Culturais. IN: Rever, nº 02, ano 2004, p. 01 a 14. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv2_2004/p_silva. pdf>. Acesso em: 26 set. 2019. SILVA, R. R. da. O uso dos textos sagrados em Ensino Religioso. Algumas notas para não cair no discurso doutrinário. I Encontro Nacional de História Religiosa e das Religiões uma iniciativa do Grupo de Trabalho de História das Religiões e das Religiosidades da ANPUH. Anais. Maringá, 2007. Disponível em: <http://www.dhi.uem.br/gtreligiao/pdf/st6/Silva,%20Rafael%20Rodrigues%20da.pdf>.p. 01. Acesso em: 26 set. 2019. SOARES, Afonso Maria Ligório. Ciência da Religião, Ensino Religioso e Formação Docente. In: Rever: Revista de Estudos da Religião. Setembro/2009, p. 1-18. Disponível em: <https://www.pucsp.br/rever/rv3_2009/t_soares.pdf>. Acesso em: jun. 2019. SOARES, Afonso Maria Ligorio. Ciência da Religião, Ensino Religioso e formação docente. IN: KROBAUER, Selenir Corrêa Gonçalves; SIMIONATO, Margareth Fadanelli (Orgs.). Articulando Saberes na formação de Professores. São Paulo: Paulinas, 2012. STRECK, Gisela Waechter. O Ensino Religioso e a diversidade religiosa no Brasil. Desafios para a educação. In: Revista Pistis e Práxis: Teologia e Pastoral, v. 4, num. 1, janeiro-junho, 2012, p. 261-276. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/44 97/449749235014.pdf>. Acesso em: 29 set. 2019, p. 262. TEIXEIRA, Faustino. (Org.). A (s) Ciência (s) da religião no Brasil. 2ª ed. São Paulo: Paulinas, 2008. TERRIN, 2003 apud RODRIGUES, Elisa. Questões Epistemológicas do Ensino Religioso: uma proposta a partir da Ciência da Religião. Interações: cultura e comunidade, Belo Horizonte, v. 8, n. 14, p. 230-241, 2013, p. 234. VELOSO, Dom Eurico dos Santos. Fundamentos filosóficos dos valores no ensino religioso: Subsídios pedagógicos. Petrópolis: Editora Vozes, 2001. WACHS, Manfredo Carlos et all. Ensino Religioso religiosidades e práticas educativas: VII simpósio de ensino religioso da faculdade EST e I seminário estadual do ensino religioso do CONER/RS. São Leopoldo: Sinodal/ EST, 2010.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCiências da Religiãopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleCONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni.pdfTCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.