Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/327
Tipo: Dissertação
Título: CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO RELIGIOSO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM OLHAR PARA A FORMAÇÃO DO SUJEITO
Autor(es): Cazoni, Herika Christina Scalzer Gama
Primeiro Orientador: McGeoch, Graham Geral
Primeiro membro da banca: McGeoch, Graham Geral
Segundo membro da banca: Filho, José Adriano
Terceiro membro da banca: La Paz, Nivia Ivette Núñez de
Resumo: Com o desenvolvimento de um olhar crítico-reflexivo voltado para o Ensino Religioso no âmbito escolar, este trabalho torna-se um importante objeto de estudo. Com a proclamação da educação laica o Ensino Religioso ainda está desenvolvendo metodologias claras no campo educacional, muito embora seja reconhecido como componente curricular na educação básica. Através do viés das Ciências da Religião e direcionando o olhar para o Ensino Religioso na Educação infantil enquanto elemento formador do sujeito numa perspectiva cidadã este trabalho tem como objetivo geral: Analisar as contribuições do Ensino Religioso escolar na formação de crianças Da educação infantil enquanto seres sociais. E como objetivos específicos: Definir a relação entre Ciências da Religião e o Ensino Religioso na construção do sujeito; descrever o histórico do Ensino Religioso no Brasil; relacionar as contribuições do Ensino Religioso na Educação Infantil. A natureza deste trabalho nos encaminhou para uma abordagem qualitativa de caráter descritivo, através de estudo histórico-bibliográfico de análise documental em livros, revistas, decretos, leis e etc. como instrumento de análise dos dados. Propondo uma revisão e análise descritiva dos conceitos em estudo. Os conceitos analisados são a relação entre Ciências da religião e Ensino Religioso trabalhado na escola, enquanto componente curricular que visa trabalhar a diversidade e a pluralidade cultural como também a formação cidadã. Os autores que contribuíram para esta pesquisa foram Sena (2007), Teixeira (2008), Bourdieu (1978), Junqueira (2007) e outros de fundamental importância para esta pesquisa.
Resumo Alternativo: With the development of a critical-reflective look towards religious teaching in the school, this work becomes an important object of study. With the proclamation of secular education Religious Education is still developing clear methodologies in the educational field even though it is recognized as a curricular component in basic education. Through the bias of the Sciences of Religion and directing the view to Religious Education in early childhood education as a formative element of the subject in a citizen perspective, this work aims to: Analyze the contributions of religious school education in the formation of children Early childhood education as social beings. And as specific objectives: To define the relationship between Science of Religion and Religious Education in the construction of the subject; describe the history of religious teaching in Brazil; relate the contributions of Religious Education in Early Childhood Education. The nature of this work led us to a qualitative approach of descriptive character, through historical-bibliographical study of documentary analysis in books, magazines, decrees, laws and so on. as an instrument of data analysis. Proposing a review and descriptive analysis of the concepts under study. The concepts analyzed are the relationship between Science of Religion and Religious Education worked at school, as a curricular component that aims to work on diversity and cultural plurality as well as citizen formation. The authors who contributed to this research were Sena (2007), Teixeira (2008), Bourdieu (1978), Junqueira (2007) and others of fundamental importance for this research.
Palavras-chave: Ciências da Religião
Ensino Religioso
Educação Infantil
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/327
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni.pdfTCC - Herika Christina Scalzer Gama Cazoni2,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.