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Tipo: Dissertação
Título: INFLUÊNCIA RELIGIOSA NA EDUCAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA: A CONTRIBUIÇÃO DA COMPANHIA DE JESUS
Autor(es): Ferreira dos Santos, Dennis Cesar
Primeiro Orientador: Oliveira, David Mesquiati de
Primeiro membro da banca: Oliveira, David Mesquiati de
Segundo membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: Esta pesquisa aborda vários aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira, como a educação dos povos indígenas no Brasil, a cultura indígena brasileira e o índio na formação da sociedade nacional, resgatando a catequização realizada pelos jesuítas e relacionando-a à história do Brasil. No intuito de verificar a catequização dos índios no Brasil Colônia, foi delineada a seguinte questão de investigação: Como a Companhia de Jesus influenciou na educação dos índios brasileiros? A pesquisa tem como objetivo discutir essa influência, contextualizando a história dos jesuítas no Brasil, falando sobre a organização da Companhia de Jesus e discutindo a identidade indígena antes e depois da presença dessa Companhia. Este estudo justifica-se devido ao fato de que os jesuítas, por meio de seu projeto educacional para o Brasil Colônia, tiveram um papel fundamental na educação do país e para os índios brasileiros. O modelo educacional introduzido pelos jesuítas, fundamentado nos princípios escolásticos, tinha forte significado para a formação da sociedade no período colonial do país, indo de encontro às necessidades desse período do Brasil. Foi adotada como metodologia a pesquisa bibliográfica de diversos autores que deram sustentação teórica à pesquisa, agrupados em três capítulos para se aprofundar a temática. No primeiro capítulo, é levantado a questão da identidade indígena no país, verificando vários conceitos com base nos conceitos de cultura, identidade e a percepção do índio, abordando questões a respeito de representatividade cultural. Para o segundo capítulo, é abordado a organização da Companhia de Jesus, com a sua implementação no país desde a chegada de Portugal, comentando a vivência em diversas cidades do Brasil. E o terceiro capítulo apresenta a educação jesuítica no período do Brasil Colônia, falando da relevância dos jesuítas para a educação dos índios, dando ênfase na relação entre a realidade indígena e a catequese, onde pontos primordiais como o processo de aldeamento e as guerras de resistência dos indígenas são apontadas. Concluiu-se que a catequização dos indígenas ocorreu por meio da brutalidade e não pela conversão colocada pela religião Católica Romana. No projeto de catequese, os indígenas eram colonizados como cristãos, através de uma imposição de uma cultura que não era deles, buscando retirar elementos de suas tribos, como costumes, aspectos cruciais da vida indígena e sua mentalidade. Para os jesuítas, esse processo de desvirtualização da cultura indígena representava o êxito dos aldeamentos. Afirmavam que as aldeias os protegiam os nativos da escravidão e promoviam a conversão dos índios. A catequese era um instrumento no processo de formação cultural muito além da pregação, era uma submissão do indígena aos costumes portugueses e os jesuítas acabaram se tornando instrumentos desse processo.
Resumo Alternativo: This research addresses various aspects of history and culture that characterize the formation of the Brazilian population, such as the education of indigenous peoples in Brazil, Brazilian indigenous culture and the Indian in the formation of national society, rescuing the Jesuit catechization and relating it. To the history of Brazil. In order to verify the catechization of the Indians in Colonia Brazil, the following research question was outlined: How did the Society of Jesus influence the education of the Brazilian Indians? The research aims to discuss this influence, contextualizing the history of Jesuits in Brazil, talking about the organization of the Society of Jesus and discussing indigenous identity before and after the presence of this Company. This study is justified by the fact that the Jesuits, through their educational project for Brazil Colony, had a fundamental role in the education of the country and for the Brazilian Indians. The educational model introduced by the Jesuits, based on scholastic principles, had strong significance for the formation of society in the colonial period of the country, meeting the needs of this period in Brazil. It was adopted as methodology the bibliographical research of several authors who gave theoretical support to the research, grouped in three chapters to deepen the theme. In Chapter I, it is raised about the issue of indigenous identity in the country, verifying various concepts based on the concepts of culture, identity and the perception of the Indian, addressing issues regarding cultural representativeness. Chapter II deals with the organization of the Society of Jesus, with its implementation in the country since the arrival of Portugal, commenting on the experience in several cities in Brazil. And Chapter III presents the Jesuit education in the Colonial Brazil period, talking about the relevance of the Jesuits to the education of the Indians, emphasizing the relationship between indigenous reality and catechesis, where primordial points such as the village process and the resistance wars of the indigenous people are pointed out. It was concluded that the catechization of the natives occurred through brutality and not through the conversion placed by the Roman Catholic religion. In the catechesis project, the natives were colonized as Christians through the imposition of a culture that was not theirs, seeking to remove elements from their tribes, such as customs, crucial aspects of indigenous life and their mentality. For the Jesuits, this process of devirtualizing indigenous culture represented the success of the villages. They claimed that the villages protected them from slavery and promoted the conversion of the Indians. Catechesis was an instrument in the process of cultural formation far beyond preaching, it was a submission of the indigenous to Portuguese customs and the Jesuits ended up becoming instruments of this process.
Palavras-chave: Religião
Educação
Período Colonial
Companhia de Jesus
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/325
Data do documento: 7-Nov-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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