Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee1Rosa, Wanderley Pereira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4862528985112896pt_BR
dc.contributor.referee2Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee3Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.creatorSilva, José Andreze Nunes da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3772939121401025pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-19T18:33:40Z-
dc.date.available2019-08-26-
dc.date.available2022-05-19T18:33:40Z-
dc.date.issued2019-08-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/323-
dc.description.abstractThis work offers, in three chapters, master's thesis focused on the analysis of this speech in the compositions and covers of the group's albums “Vencedores por Cristo”, prominent in the 1970s, most turbulent period of military rule. With a view to achieve this goal, the research was structured so as to present the historical context of the time, the development history of rhythms and musical styles that would become more important, as the development of gospel music, simultaneously presenting the ideological disputes of the period which may have been reflected in the lyrics and stylistic of the songs, especially the chosen group, with routes namely: the dictatorship, amid criticism and protests against the authoritarian regime made by artists who would become prominent in Brazil, Protestants protested?pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho oferece, em três capítulos, dissertação de mestrado voltada à análise do discurso presente nas composições e capas de álbuns do grupo “Vencedores por Cristo”, proeminente na década de 1970, período mais turbulento do regime militar. Com vistas alcançar este objetivo, a pesquisa foi estruturada de maneira a apresentar o contexto histórico da época, o histórico de desenvolvimento dos ritmos e estilos musicais que se tornariam mais importantes, assim como de desenvolvimento da música evangélica, apresentando concomitantemente as disputas ideológicas do período que podem ter se refletido nas letras e na estilística das canções, principalmente do grupo escolhido, com vistas a saber: na ditadura, em meio às críticas e protestos contra o regime autoritário feitos por artistas que se tornariam proeminentes no Brasil, os protestantes protestaram?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-19T18:33:40Z No. of bitstreams: 1 TCC - José Andreze Nunes da Silva.pdf: 2861784 bytes, checksum: af885e06c7fd9d2838ec8fa7aa3c1074 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-19T18:33:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - José Andreze Nunes da Silva.pdf: 2861784 bytes, checksum: af885e06c7fd9d2838ec8fa7aa3c1074 (MD5) Previous issue date: 2019-08-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Adroaldo José Silva. “Pelo Senhor marchamos”: Os evangélicos e a ditadura no Brasil. 2016. 310f Tese (doutorado em História Social) – Instituto de Ciências humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016. ALMEIDA, Francisco Thiago de. A música protestante brasileira em tempos de repressão política. Disponível em <http://pt.scribd.com/doc/54226648/11-A-Musica-Protest-Ante-Brasileira-2018>. Acesso em: 10 out. 2018. AO MEU REDOR. Disponível em: <https://som13.com.br/vencedores-por-cristo/ao-meu-redor>. Acesso em: 13 out. 2018. ARAUJO, João Dias de. Inquisição sem fogueiras: a história sombria da Igreja Presbiteriana do Brasil. São Paulo: Fonte Editorial, 3. Ed., 2010. AZEVEDO, Sílvio Murilo Melo de. O Protestantismo de Missão no Brasil: Inserção e estagnação. Disponível em: <encurtador.com.br/bimBN>. Acesso em: 13 out. 2018. BAGGIO, Sandro. Música cristã contemporânea. São Paulo: Editora Vida, 2005. BARROS, Jorge Antonio. A tortura é uma doença. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/ denunciar/tortura/textos/barros.htm>. Acesso em: 21 jan. 2016. BARROS, Laan Mendes de. A canção de fé no início dos anos 70: harmonia e dissonância. São Paulo, 1998, Dissertação (Mestrado em Comunicação). Pós-Graduação em Comunicação Social, Instituto Metodista de Ensino Superior, São Bernardo do Campo, 1988. BORGES, Ivan Cláudio Pereira. Jairo Trench Gonçalves: um servo calmo, sereno e tranquilo. Disponível em: <http://www.luteranos.com.br/textos/jairo-trench-goncalves>. Acesso em: 17 jul. 2018. BRANDÃO, Helena H. Nagamine. Introdução à análise do discurso. 2. ed. rev., Campinas: Editora Unicamp, 2012. CABRAL, Gladir da Silva; PEREIRA, Sérgio Paulo de Andrade. Contracultura no Protestantismo: O álbum De Vento em Popa (1977). Ciências da Religião- História e Sociedade, v.10. nº 2, (119-139), 2012. Disponível em: <http://editorarevistas.mackenzie.br/ index.php/cr/article/viewFile/5056/3845>. Acesso em: 10 jul. 2018. p. 125. CAMARGO, Jorge. De vento em Popa: Fé cristã e música popular brasileira. São Paulo: Editora Reflexão, 2009. CAMARGO FILHO, Jorge Geraldo de. De vento em popa: fé cristã e música popular brasileira. 2005. 298f. Dissertação (Mestrado em Ciências da religião) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2005. CAMPOS, Leonildo Silveira. Evangélicos de missão e ditadura civil-militar no quinquênio (1964-1969). São Paulo: Revista Teologia e Sociedade, n. 11, 2014. CANTAI TODOS OS POVOS. 2 ed. rev. São Paulo: Editora Pendão Real, 2006, cântico 44. CAVALCANTI, Robinson. Saudades dos crentes. Disponível em: <http://www.ultimato. com.br/revista/artigos/295/saudades-dos-crentes.html>. Acesso em: 11 mar. 2016. CORRÊA, Michelle Viviane Godinho. Censura na Ditadura Militar. Disponível em: <http://www.infoescola.com/historia/censura-noperiodo-da-ditadura/>. Acesso em: 27 nov. 2017. CUNHA, Magali do N. (2004), “Vinho Novo em Odres Velhos”: Um olhar comunicacional sobre a explosão gospel no cenário religioso evangélico no Brasil. 2004. 347f. Tese (Doutorado em Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2004. DOLGHIE, Jacqueline Ziroldo. Um estudo sobre a formação da hinódia protestante brasileira. Âncora: Revista Digital em estudos da religião, Vol. 1, Nº1, p. 83-106, 2016. DOLGHIE, Jacqueline Ziroldo. Por uma sociologia da produção e reprodução musical do presbiterianismo brasileiro: a tendência gospel e sua influencia no culto. 2007. 357f. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) – Faculdade de Filosofia e Ciências da Religião, Universidade Metodista de São Paulo, São Bernardo do Campo, 2007. FELTHAUS, Rosane. Papel da ditadura sugere que Paulo Stuart Wright morreu em Pernambuco. Disponível em: <encurtador.com.br/syU27>. Acesso em: 20 mar. 2018. FICO, Carlos. Versões e controvérsias sobre 1964 e a ditadura militar. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbh/v24n47/a03v2447.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2014. FOUCAULT, Michel. Ética, sexualidade e política. Rio de Janeiro: Forense, 2004. FRESTON, Paul. Protestantismo e democracia no Brasil. Revista Lusotopie, São Carlos. 1999. p. 329-340. Disponível em: <http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/freston.pdf>. Acesso em: 09 jul. 2014. GIDDENS, Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Artmed, 2005. GOUVÊA, Maria Aparecida Rocha. Música de protesto e ethos discursivos no período da ditadura militar: a arte de dizer o proibido. Curitiba: Appris, 2013. INICIO: Vencedores por Cristo. São Paulo, fev. 2018. Disponível em <http://www.vpc.com. br/website/exibe_cat.asp?conteudo_cat=25&titulo=historia>. Acesso em: 10 fev. 2018. JUNIOR, Arnaldo Érico Huff. Teologia e revolução: A radicalização teológico-política de Richard Shaull. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/ ER/article/viewArticle/3026>. Acesso em: 18 mar. 2018. KORNIS, Mônica Almeida. Centro Popular de Cultura. Disponível em: <encurtador.com.br/vASW8>. Acesso em: 25 ago. 2018. LEITH, John H. A Tradição Reformada: uma maneira de ser a comunidade cristã. Editora Pendão Real, 1997. LYRA, Carlos. “O CPC e a Canção de Protesto”. IN: DUARTE, Paulo Sergio; NAVES, Santuza Cambraia. Do samba-canção à tropicália. Rio de Janeiro: Relume Dumara, 2003. MARTINS, Ricardo Constante. Ditadura militar e Propaganda política. 1999. 200f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Departamento de Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1999. MATOS, Alderi Souza de. Brasil, verdadeira democracia? Disponível em: <http://www.mackenzie.br/fileadmin/Editora/Revista_Mackenzie/pdfs/m34/pg50_e_51.qxd.pdf>. Acesso em: 13 jan. 2016. MEDEIROS, Flávia. Música, Igreja e juventude: um estudo comparativo dos vencedores por Cristo (anos 1970) e ministério de Louvor diante do Trono (anos 2000). Dissertação de Mestrado. São Bernardo do Campo, 2014. MENDONÇA, Antonio Gouvêa. O Celeste Porvir: a Inserção do Protestantismo no Brasil. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 1995. MENDONÇA, Joêzer de Souza. A canção do Senhor na terra dividida: a música engajada dos protestantes brasileiros sob repressão militar e religiosa. Belo Horizonte: UFMG, n. 34, 2016. MÓDOLO, Parcival: A música no culto protestante: convergências entre as idéias de Martinho Lutero e João Calvino. disponível em: <http://tede.mackenzie.com.br/jspui/ bitstream/tede/2404/1/Parcival%20Modolo.pdf>. Acesso em: 17 mar. 2017. p. 9. MORHY, Annete de Souza e FERREIRA, Jaqueline Vieira. Cálice: A música e as relações de poder. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/bitstream/1/5837/1/PB_EL_ I_2015_01.pdf>. Acesso em: 10 out. 2018. p. 1. MUNIZ, Waldomiro. Música, protesto e ditadura. Rio de Janeiro: autografia, 2018. NAPOLITANO, Marcos. A síncope das ideias: A questão da tradição na música popular brasileira. 1. ed. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007. NAPOLITANO, Marcos. O conceito de “MPB” nos anos 60. História: questões & debates. Volume 16, nº 31, p. 11-30, Curitiba: Editora UFPR, 1999. NAPOLITANO, Marcos. A música popular brasileira (MPB) dos anos 70: resistência política e consumo cultural. Actas del V Congresso Latinoamericano IASPM, 2002. NOGUEIRA Bruna Haline; CARMO, Lorena Custódio do; BONJORNO, Marjorie Cristina Fischer; CAMPOS-TOSCANO, Ana Lúcia Furquim. Caminhando contra o vento: uma análise discursiva das canções do movimento Tropicália. Revista Eletrônica de Letras, v.7, n. 7, edição 7, jan-dez, 2014. Disponível em: <https://docplayer.com.br/26480502-A-musica-po pular-brasileira-e-a-ditadura-militar-vozes-de-coragem-como-manifestacoes-de-enfrentamen to-aos-instrumentos-de-repressao.html>. Acesso em: PEREIRA, Sérgio Paulo de Andrade. Música Popular no Brasil e Protestantismo: uma história de encontros e desencontros. Disponível em: <http://www.encontro2014.sp.anpuh.org/resources/anais/29/1399844006_ARQUIVO_MusicapopularnoBrasileprotestantismo_umahistoriadeencontrosedesencontros.pdf>. Acesso em: ROSA, Wanderley Pereira da. Por uma Fé Encarnada: teologia social e política no protestantismo brasileiro.2015. 298f. Tese (Doutorado em teologia) – Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de janeiro, 2015. SILVA, Felipe Rodrigues Alves da. Uma história da música evangélica no Brasil: análise e perspectiva. Documentário (Jornalismo). Faculdade de Comunicação Social, Instituto Cientifico de Ensino Superior e Pesquisa. Brasília. 2013. Disponível em: <https://pt.slideshare.net/EsequiasDeS/uma-historia-da-musica-evangelica-no-brasil>. Acesso em: SOCIOLOGIA SEED. Os Evangélicos e a ditadura militar. Disponível em: <http://www.sociologia.seed.pr.gov.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=176>. Acesso em: SOUSA, Salvador de. História da Música Evangélica no Brasil. São Paulo: Ágape, 2011. UMA TENDÊNCIA PERIGOSA. Jornal Brasil Presbiteriano, setembro de 1964. VILELA, Márcio Ananias Ferreira. Discursos e práticas da Igreja Presbiteriana do Brasil durante as décadas de 1960 e 1970: diálogos entre religião e política. 2014. 293f. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-graduação em História, Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2014. VISENTINI, Érica de Campos. A produção musical evangélica no Brasil.Tese (Doutorado em História). São Paulo: USP - Biblioteca Digital. 2007. Disponível em <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8138/tde-04062008-152940/pt-br.php>. Acesso em: WEBER, Max. A ética protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo, SP: Martin Claret, 2009.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectRegime Militarpt_BR
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectIgreja Presbiterianapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleOS PROTESTANTES PROTESTARAM?: ANÁLISE DO DISCURSO DAS COMPOSIÇÕES DO GRUPO MUSICAL VENCEDORES POR CRISTO NA DÉCADA DE 1970 NO BRASILpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - José Andreze Nunes da Silva.pdfTCC - José Andreze Nunes da Silva2,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.