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Tipo: Dissertação
Título: EDUCAÇÃO PARA A MORTE: DA AUSÊNCIA DA TEMATIZAÇÃO DA MORTE NO CURRÍCULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS DA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Autor(es): Nascimento, Ana Lúcia Neves do
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Ribeiro, Osvaldo Luiz
Terceiro membro da banca: Ferro, Pedro Luiz
Resumo: A pesquisa se preocupará com a “educação para morte”, especialmente considerada como componente curricular no Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). Por meio de pesquisa bibliográfica, interessa-se pelo modo como indivíduos que vivem em situação de risco — trabalhadores e servidores comprometidos com a segurança das pessoas no espaço público — lidam com a experiência da morte. Por meio de pesquisa documental, investiga em que medida a formação que é disponibilizada aos servidores da PMES, sobretudo aos soldados, os capacita e os prepara para lidar com a morte no desempenho cotidiano de sua função. Para tanto, inicialmente discute a problemática da morte e da finitude humana e suas implicações no contexto da Polícia Militar. Além disso, aborda a questão do sentido da vida, com destaque para a religião enquanto lugar privilegiado de produção de sentido. Considera, assim, as contribuições de Mircea Eliade para a compreensão da religião como fator indissociavelmente ligado à produção de sentido; a teoria de Luc Ferry quanto àquilo que considera como nova fonte de sentido no mundo contemporâneo; também as contribuições de Martin Heidegger, na compreensão do ser-para-a-morte. Finalmente, considerando o tema da morte, a pesquisa esboça uma análise do Curso de Formação de Soldados da PMES, a partir de sua matriz curricular.
Resumo Alternativo: The research will be concerned with “education for death”, especially considered as a curricular component in the Training Course of Soldiers of the Military Police of Espírito Santo (PMES). Through bibliographic research, one is interested in the way individuals at risk - workers and servants committed to the safety of people in the public space - deal with the experience of death. Through documentary research, he investigates to what extent the training that is made available to PMES's servers, especially soldiers, empowers them and prepares them to deal with death in the daily performance of their function. To do so, initially discusses the problem of death and human finitude and its implications in the context of the Military Police. In addition, it addresses the issue of the meaning of life, with emphasis on religion as a privileged place of production of meaning. He thus considers the contributions of Mircea Eliade to the understanding of religion as a factor inextricably linked to the production of meaning; Luc Ferry's theory of what he sees as a new source of meaning in the contemporary world; also the contributions of Martin Heidegger, in the understanding of being-to-death. Finally, considering the theme of death, the research outlines an analysis of the PM-ES Soldiers Training Course, based on its curricular matrix.
Palavras-chave: Morte
Religião
Polícia militar
Sentido
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/320
Data do documento: 1-Ago-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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