Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/315
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee2Ulrich, Claudete Beise-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9944681145159594pt_BR
dc.contributor.referee3Nunes, Antônio Vidal-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5705996516642601pt_BR
dc.creatorParadella, Cássia Lourdes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5495208147416275pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T19:12:11Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2022-05-18T19:12:11Z-
dc.date.issued2019-06-18-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/315-
dc.description.abstractThe present work intends to investigate the possible relationship between Distance Education and the formation of pastors, based on a case study carried out at the Theological Formation Center of the Wesleyan Methodist Church (CEFORTE-EAD). It is therefore concerned with whether the training available in the EAD modality directly influences the profile of the pastors and whether the prejudice advocated by many regarding the formation of pastors at a distance has the same fundamental prejudice that is present in the assumption of that education is something that occurs exclusively in the classroom environment. To do so, it offers data on Distance Education in Brazil and presents the history of CEFORTE in the context of the Wesleyan Methodist Church; shows education and the sacred in the context of cyberspace. Finally, it presents the data of the research and proposes a discussion in the light of the theoretical foundation, highlighting the question: how does the relationship between the students and CEFORTE-EAD develop and how do they understand this space of theological knowledge construction?pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho se propõe investigar a possível relação entre a Educação à Distância e a formação de pastores, a partir de estudo de caso realizado no Centro de Formação Teológica da Igreja Metodista Wesleyana (CEFORTE-EAD). Preocupa-se, portanto, em saber se a formação disponibilizada na modalidade EAD influencia diretamente no perfil dos pastores e, também, se o preconceito advogado por muitos quanto à formação de pastores à distância tem o mesmo preconceito de fundo que está presente no pressuposto de que a educação é algo se dá, exclusivamente, no ambiente da sala de aula. Para tanto, oferece dados da Educação à Distância no Brasil e apresenta suscintamente a história do CEFORTE no contexto da Igreja Metodista Wesleyana; mostra a educação e o sagrado no contexto do ciberespaço; finalmente, apresenta os dados da pesquisa e propõe uma discussão à luz da fundamentação teórica, com destaque para a pergunta: como se desenvolve a relação entre os cursistas e o CEFORTE-EAD e como compreendem esse espaço de construção de saber teológico?pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2022-05-18T19:12:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Cássia Lourdes Paradella.pdf: 3305022 bytes, checksum: 9fe1916d679dfe41dc05d4b80c9bf5e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-18T19:12:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Cássia Lourdes Paradella.pdf: 3305022 bytes, checksum: 9fe1916d679dfe41dc05d4b80c9bf5e7 (MD5) Previous issue date: 2019-06-18en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Educação à distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, v. 29, n. 2, p. 327-340, jul./dez. 2003. Disponível em: <https://tinyurl.com/y2b4to3x>. Acesso em: 18 fev. 2017. ANJOS, Ideylson da S. V. dos. Ciberespaço: um apelo à teologia. Eletrônica Espaço Teológico, São Paulo, v. 4. n. 6, jun./dez. 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/y2uas 6zb>. Acesso em: 2 jun. 2018. AZEVEDO, Wilson. Panorama atual da educação à distância no Brasil. In: AZEVEDO, Wilson. Muito além do jardim de infância: temas de educação online. Rio de Janeiro: Armazém digital, p. 13-18, 2005. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyhpdrxm>. Acesso em: 16 fev. 2017. BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001. BELLONI, Maria L. Educação à distância. São Paulo: Editores Associados, 1999. BORELLI, Viviane. Midiatização, dispositivo e os novos contratos de leitura geram uma outra religião. UFSM, 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyt3xyof>. Acesso em: 13 nov. 2018. BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do campo religioso. In: BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2011. ___________, Pierre. Os usos sociais da ciência: por uma sociologia clínica do campo científico. São Paulo: UNESP, 2004. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Cap. III – Da educação, da cultura e do desporto. Seção I – Da educação. Disponível em: <https://tinyurl.com/be9l gsg>. Acesso em: 27 mai. 2017. ___________. Decreto nº 5.622, de 19 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da LDB 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: <https://tinyurl.com/qyqrk6a>. Acesso em: 18 fev. 2017. ___________. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB. Disponível em: < https://tinyurl.com/y38eoaew>. Acesso em: 18 fev. 2017. ___________. Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394, de 20 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes da educação nacional. Disponível em: < https://tinyurl.com/yy6s52m9>. Acesso em: 17 mai. 2017. ___________. Portaria Normativa nº 11, de 20 de junho de 2017. Estabelece normas para o credenciamento de instituições e a oferta de cursos superiores a distância, em conformidade com o Decreto no 9.057, de 25 de maio de 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/ y4l2rmm7>. Acesso em: 5 out. 2017. BUYERS, P. E. História do metodismo. São Paulo: Imprensa Metodista, 1945. CARNEIRO, Vânia L. Q. Televisão, Vídeo e Interatividade em Educação à distância: aproximação com o receptor-aprendiz. In: FIORENTINI, M. R.; MORAES, R. A. (Orgs.). Linguagens e interatividade na educação à distância. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. CASTELLS, Manuel. A galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003. CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA. Disponível em: <https://tinyurl.com/y4zbbuwv>. Acesso em: 16 nov. 2018. COSTA, Celso José da. Modelos de educação superior a distância e implementação da universidade aberta do Brasil. Brasileira de Informática na Educação. v. 15, n. 2, p. 9-16, mai./ago. 2007. Disponível em: <https://tinyurl.com/yybvn5ke>. Acesso em: 06 out. 2017. CUNHA, Carolina. Zygmunt Bauman – O pensamento do sociólogo da Modernidade Líquida. UOL Vestibular. Disponível em: <https://tinyurl.com/y359bfff>. Acesso em: 07 nov. 2018 DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2003. p. 89. DEMO, P. Professor/conhecimento. Universidade de Brasília. Disponível em: <https://tiny url.com/yxwtzpv2>. Acesso em: 13 nov. 2018. ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992. FOUCAULT, M. A Ordem do discurso: aula inaugural no Collége de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 6 ed. São Paulo: Loyola, 2000. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25 ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996. ___________. Pedagogia do oprimido. 17 ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. ___________. Conscientização. São Paulo: Cortez, 2018. FRESTON, Paul. Breve história do pentecostalismo brasileiro. In: ANTONIAZZI, Alberto et al. Nem anjos nem demônios: interpretações sociológicas do pentecostalismo. Petrópolis: Vozes, 1994. FURLAN, Maria Luisa. História e políticas públicas para o ensino superior a distância no brasil: o programa universidade aberta do brasil em questão. HISTEDBR On-line, Campinas, n.45, p. 281-295, mar. 2012. Disponível em: <https://tinyurl.com/y6odb8rg>. Acesso em: 19 mar. 2017. GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Alínea, 2001. GONZAGA, Selma Mendes. A importância da Mediação na Aprendizagem. FTD Educação. Disponível em: < https://tinyurl.com/y5h7l55d>. Acesso em: 10 jan. 2019. HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. 10 ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2005. HARDAGH, Cláudia C.; CAMAS, Nuria P.V. (De) formando o educador: uma discussão teórica acerca do professor e tutor na EAD. Laplage, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 94-108, mai./ago. 2017. Disponível em: <https://tinyurl.com/y6maye4g>. Acesso em: 9 out. 2017. IGREJA METODISTA WESLEYANA. Estatuto e Regimento Interno da Igreja Metodista Wesleyana. Rio de Janeiro: IMW, 2009. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA. Sinopse Estatística da Educação Superior 2017. Brasília: INEP, 2018. Disponível em: <https://tinyurl.com/yxqo2n6o>. Acesso em: 14 nov. 2018. JOSGRILBERG, Rui de Souza. O movimento da autonomia – nasce a Igreja Metodista do Brasil, 2 de setembro de 1930. In: SANTOS, V. B. dos. Origem e institucionalização da Igreja Metodista Wesleyana. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião). Faculdade de Humanidades e Direito. – Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo, São Paulo, 2014. 193fl. LÉVY, Pierre. Ciberespaço. São Paulo: Editora 34, 1999. ___________. A inteligência coletiva: por uma antropologia do ciberespaço. São Paulo: Loyola, 1998. LIMA, Adriano; BRANDT, Diandra; BOFF, Clodovis. A experiência do “batismo com o espírito santo” no pentecostalismo. Teocomunicação, Porto Alegre, v. 45, n. 1, p. 72-74, jan./abr. 2015. Disponível em: <https://tinyurl.com/y6mtlrxw>. Acesso em: 15 nov. 2018. LOPES, João Carlos. O que as igrejas esperam da educação teológica? In: LOPES, João Carlos (Org.) Educação teológica no século 21: rumos, perspectivas e visões. São Bernardo do Campo: Editeo, 2011. MARIANO, Ricardo. Neopentecostais: sociologia do novo pentecostalismo no Brasil. São Paulo: Loyola, 1999. MATOS, Alderi S. de. O Movimento Pentecostal: Reflexões a Propósito do seu Primeiro Centenário–Parte1. Vox Faifae, Goiânia, n. 1, v. 3, p.1-17, 2011. Disponível em: <https://tiny url.com/y2h5yrf6>. Acesso em: 2 out. 2018. MEC. Educação superior. Universidade aberta seleciona autores de material didático. Ionice Lorenzoni. 21 fev. 2014. Disponível em: <https://tinyurl.com/y5n8x36s>. Acesso em: 17 fev. 2017. MELO, Katia M. S. de. Formação e profissionalização docente: o discurso das competências. Maceió: EDUFAL, 2007. MOORE, Michael; KEARSLEY, Greg. Educação à distância: uma visão integrada. São Paulo: Cengage Learning, 2008. MORAN, J. M. Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologias. Informática na Educação: Teoria & Prática, Porto Alegre, v. 3, n.1, set. 2000. Disponível em: <https://tinyurl.com/y25c35lp>. Acesso em: 11 nov. 2018. MUGNOL, Marcio. A Educação à distância no Brasil: conceitos e fundamentos. Diálogo Educ. Curitiba, v. 9, n. 27, p. 335-349, maio/ago. 2009. Disponível em: <https://tinyurl.com/ y3s49avk>. Acesso em: 10 nov. 2018. REIMER, Haroldo. Elementos e estrutura do fenômeno religioso: o sagrado e as construções de mundo. Brasília: Universa, 2004. ROCHA, Abdruschin S. Por um futuro mais dialogal: prospectivas a partir da reestruturação do Centro de Formação Teológica (CEFORTE) da Igreja Metodista Wesleyana. In: OLIVEIRA, David Mesquiatti de (Org.). Pentecostalismos e unidade. São Paulo: Fonte Editorial, 2010. ROTTAVA, Lucia. A perspectiva dialógica na construção de sentidos em leitura e escrita. Linguagem & Ensino, v. 2, nº 2, 1999. p. 145-160. Disponível em: <https://tinyurl.com/ yyfk5uuk>. Acesso em: 1 jul. 2019. SANTOS, R. M.; MACHADO, G. J. C. A Didática online: propostas e desafios. In: MACHADO, Glaucio J. C. (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. SBARDELOTTO, Moisés. Deus em bits e pixels: rituais online e a experiência religiosa em tempos de internet. In: Congresso Internacional da Faculdade EST. Anais... São Leopoldo: EST, v.1, 2012. Disponível em: <https://tinyurl.com/y2rr97kd>. Acesso em: 20 out. 2018. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA-SEED/MEC. Relatório de gestão 2009. Disponível em: <https://tinyurl.com/y3oqot7o>. Acesso em: 17 fev. 2017. SILVA, C. A. F.; TANCMAN, M. C. da S. A dimensão socioespacial do ciberespaço: uma nota. Educação Pública. Disponível em: <https://tinyurl.com/y468uwcd>. Acesso em: 07 nov. 2018. SILVA, Irismar Nascimento da. Reflexões sobre o conceito de habitus em Bordieu numa perspectiva de gênero. In. BARREIRA, Irlys Alencar F. Série Cursos. v. 7. Fortaleza: UFC, 2006. p. 57-76. SILVA, Y. G. Fenômeno religioso: uma busca pela verdade. In: Fragmentos da cultura, Goiânia, v. 22, n. 4, p. 345-353, 2012. Disponível em: <https://tinyurl.com/yyfelqxs>. Acesso em: 15 out. 2018. SILVEIRA, S.A. Exclusão digital: a miséria na era da informação. São Paulo: Abramo, 2001. SIMÕES, Isabella. A. G. A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Eletrônica Temática, João Pessoa, ano V.1 n. 5, mai. 2009. Disponível em: <https://tinyurl.com/lytnaed>. Acesso em: 8 nov. 2018. SOBRAL, Maria N. Pedagogia online: discursos sobre práticas educativas em ambientes virtuais de aprendizagem. In: MACHADO, J.C. (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/y4bksbjc>. Acesso em: 12 ago. 2018. SOUZA, Alexandre Carneiro de. 1957-Pentecostalismo: de onde vem, para onde vai? um desafio às leituras contemporâneas da religiosidade brasileira. Viçosa: Ultimato, 2004. SOUZA, José Carlos de (ed.). Caminhos do metodismo no Brasil: 75 anos de autonomia. São Bernardo do Campo, SP: Editeo, 2005. TEIXEIRA, Adriano C. et al. Como o ciberespaço coloca fim à Educação à distância. In: MACHADO, J.C. (Org.). Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios. Aracaju: Virtus, 2010. VALENTE, J. A (Org.). Educação à distância via internet. São Paulo: AVERCAMP, 2003. VALENTINI, Carla Beatris; FAGUNDESP, Léa da Cruz. Comunidade de aprendizagem: a constituição de redes sociocognitivas e autopoiéticas em ambiente virtual. In: VALENTINI, Carla Beatris, SOARES, Eliana Maria do Sacramento (Orgs.). Aprendizagem em ambientes virtuais: compartilhando ideias e construindo cenários. – Dados eletrônicos. – Caxias do Sul, RS: Educs, 2 ed., p. 33-44, 2010. Disponível em: <https://tinyurl.com/3yzfn7o>. Acesso em: 19 ago. 2017. WERTHEIM, Margaret, 2001 apud SOMMER; L. H.; BUJES, M. I. E (Orgs.). Educação e cultura contemporânea: articulações, provocações e transgressões em novas paisagens. Canoas: ULBRA, 2006. YIN, Roberto K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2 ed., Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectCiências das Religiõespt_BR
dc.subjectIgreja Metodista Wesleyanapt_BR
dc.subjectReligião e Esfera Públicapt_BR
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleFORMAÇÃO DE LIDERANÇAS NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA DA IGREJA METODISTA WESLEYANApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cássia Lourdes Paradella.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.