Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/315
Tipo: Dissertação
Título: FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS NA MODALIDADE EAD: A EXPERIÊNCIA DO CENTRO DE FORMAÇÃO TEOLÓGICA DA IGREJA METODISTA WESLEYANA
Autor(es): Paradella, Cássia Lourdes
Primeiro Orientador: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Primeiro membro da banca: Rocha, Abdruschin Schaeffer
Segundo membro da banca: Ulrich, Claudete Beise
Terceiro membro da banca: Nunes, Antônio Vidal
Resumo: O presente trabalho se propõe investigar a possível relação entre a Educação à Distância e a formação de pastores, a partir de estudo de caso realizado no Centro de Formação Teológica da Igreja Metodista Wesleyana (CEFORTE-EAD). Preocupa-se, portanto, em saber se a formação disponibilizada na modalidade EAD influencia diretamente no perfil dos pastores e, também, se o preconceito advogado por muitos quanto à formação de pastores à distância tem o mesmo preconceito de fundo que está presente no pressuposto de que a educação é algo se dá, exclusivamente, no ambiente da sala de aula. Para tanto, oferece dados da Educação à Distância no Brasil e apresenta suscintamente a história do CEFORTE no contexto da Igreja Metodista Wesleyana; mostra a educação e o sagrado no contexto do ciberespaço; finalmente, apresenta os dados da pesquisa e propõe uma discussão à luz da fundamentação teórica, com destaque para a pergunta: como se desenvolve a relação entre os cursistas e o CEFORTE-EAD e como compreendem esse espaço de construção de saber teológico?
Resumo Alternativo: The present work intends to investigate the possible relationship between Distance Education and the formation of pastors, based on a case study carried out at the Theological Formation Center of the Wesleyan Methodist Church (CEFORTE-EAD). It is therefore concerned with whether the training available in the EAD modality directly influences the profile of the pastors and whether the prejudice advocated by many regarding the formation of pastors at a distance has the same fundamental prejudice that is present in the assumption of that education is something that occurs exclusively in the classroom environment. To do so, it offers data on Distance Education in Brazil and presents the history of CEFORTE in the context of the Wesleyan Methodist Church; shows education and the sacred in the context of cyberspace. Finally, it presents the data of the research and proposes a discussion in the light of the theoretical foundation, highlighting the question: how does the relationship between the students and CEFORTE-EAD develop and how do they understand this space of theological knowledge construction?
Palavras-chave: Educação à Distância
Ciências das Religiões
Igreja Metodista Wesleyana
Religião e Esfera Pública
Tecnologias de Informação e Comunicação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/315
Data do documento: 18-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Cássia Lourdes Paradella.pdf3,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.