Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/314
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO MINISTRADO NO ENSINO FUNDAMENTAL DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DO MUNICÍPIO DE CARIACICA (ES)
Autor(es): Ferreira, Gilson Miranda
Primeiro Orientador: Filho, José Adriano
Primeiro membro da banca: Filho, José Adriano
Segundo membro da banca: Terra, Kenner Roger Cazotto
Terceiro membro da banca: Marlow, Sergio Luiz
Resumo: O ensino religioso é disciplina do Ensino Fundamental, de forma que nasce o desafio de inseri-lo no contexto escolar. Trata, na verdade, de superar a tradicional “aula” de Religião, que era muito mais catequese e doutrinação, com o perigo de intolerância com relação a outros credos e abrir a perspectiva de verdadeiro ensino. Falar de ensino religioso nas escolas públicas, se choca com a noção de Estado Laico, e traz a tona diversos debates e opiniões diversas. É possível pensar que o estado público consegue se adequar melhor as exigências da sociedade moderna quando é desassociado dos discursos religiosos. Assim, delimitou-se como objetivo geral analisar a disciplina Ensino Religioso no sistema municipal de ensino de Cariacica-ES e sua aplicabilidade no Ensino Fundamental. Entre os objetivos específicos destacam-se: investigar como ocorre o ensino da disciplina Ensino Religioso na rede municipal de Cariacica-ES; analisar as representações da disciplina Ensino Religioso nas escolas municipais e sua relação com a prática da religião na escola; verificar o contexto teórico e a prática pedagógica dos professores de Ensino Religioso; analisar os objetivos da Proposta Curricular para o Ensino Religioso na Rede Municipal de Educação de Cariacica-ES. O estudo é relevante por mostrar algumas dimensões da definição e implementação da disciplina de ensino religioso nas escolas públicas de Cariacica-ES. O Ensino Religioso tem dentro do ensino atual e pelo fato de ter sido alvo de inúmeras críticas e debates. Inicia com reflexões mais gerais que levam em consideração a noção de laicidade e os marcos nacionais para o ensino religioso e culmina no estudo mais aprofundado a respeito da formação pedagógica do professor da disciplina ensino religioso no sistema municipal de ensino de Cariacica-ES e a visão dos alunos da rede em relação a esta disciplina. Devido à natureza da proposta que ora se apresenta, recorrer-se-á metodologicamente à revisão bibliográfica para a promoção de um estudo descritivo fundamentado em artigos científicos, obras completas e demais produções científico-acadêmicas que se mostrem úteis e pertinentes à pesquisa em tela. Desta maneira o estudo permitiu promover uma conceituação sólida, após o que se dará uma descrição de aspectos indispensáveis ao estudo de ensino religioso, posteriormente, será descrito o ensino religioso nas escolas do município Cariacica
Resumo Alternativo: Religious education is a discipline of Elementary Education, so that the challenge of inserting it in the school context is born. It is, in fact, to overcome the traditional “class” of Religion, which was much more catechesis and indoctrination, with the danger of intolerance towards other creeds and open the prospect of true teaching. To speak of religious teaching in public schools, runs up against the notion of Lay State, and brings out diverse debates and opinions. It is possible to think that the public state can better adapt to the demands of modern society when it is disassociated from religious discourses. Thus, it was delimited as a general objective to analyze the discipline Religious Teaching in the municipal education system of Cariacica-ES and its applicability in Elementary School. Among the specific objectives are: to investigate how the teaching of Religious Education in the municipal network of Cariacica-ES occurs; to analyze the representations of the discipline Religious Teaching in the municipal schools and their relation with the practice of the religion in the school; to verify the theoretical context and the pedagogical practice of the Teachers of Religious Teaching; analyze the objectives of the Curriculum Proposal for Religious Education in the Cariacica-ES Municipal Education Network. The study is relevant because it shows some dimensions of the definition and implementation of the discipline of religious education in the public schools of Cariacica-ES. The Religious Education has within the current teaching and the fact of having been the object of numerous critics and debates. It begins with more general reflections that take into account the notion of laity and the national milestones for religious education and culminates in the more detailed study regarding the pedagogical formation of the teacher of the religious teaching subject in the municipal education system of Cariacica-ES and the vision of the students of the network in relation to this discipline. Due to the nature of the present proposal, methodological use will be made of a bibliographic review to promote a descriptive study based on scientific articles, complete works and other scientific-academic productions that prove useful and pertinent to screen research. In this way the study allowed to promote a solid conceptualization, after which a description of indispensable aspects to the study of religious teaching will be given, later, will be described the religious teaching in the schools of the Cariacica municipality.
Palavras-chave: Cariacica
Ensino
Fundamental
Religioso
Escolas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/314
Data do documento: 17-Jun-2019
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gilson Miranda Ferreira.pdfTCC - Gilson Miranda Ferreira3,4 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.