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Tipo: Dissertação
Título: RELIGIÃO E EDUCAÇÃO: UMA (RE)LEITURA DA DIALÓGICA-RELIGIOSA FREIREANA
Autor(es): José, Alexandre Botelho
Primeiro Orientador: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Primeiro membro da banca: Cavalcante, Ronaldo de Paula
Segundo membro da banca: Filho, José Adriano
Terceiro membro da banca: Nunes, Antônio Vidal
Resumo: A proposta deste trabalho é apresentar um lado pouco explorado do célebre educador Paulo Freire. Muito se tem falado sobre as suas práticas político-pedagógicas, mas não se percebe com o mesmo empenho, pesquisas onde se apresenta o seu posicionamento não só como educador e pesquisador, mas também como um ser humano passível de três dimensões as quais cabe aqui relatar: a física (ou somática), a psíquica (ou alma) e a noética (ou espiritual). O enfoque da pesquisa será na dimensão noética, ou seja, o lado espiritual e religioso desse educador com o intuito de demonstrar que não se pode dicotomizar a vida secular da vida religiosa como o próprio Freire afirma. Com base nos vieses qualitativo e bibliográfico serão analisadas a vida e a obra desse educador desde a sua infância até a etapa adulta, bem como a base dos seus principais conceitos. Por último, será apresentado o diálogo entre a pedagogia freireana e a religião demonstrando o caráter excêntrico de uma pedagogia que influencia educadores, tanto no Brasil quanto no mundo. Caráter este, que é algo imanente e transcendente ao mesmo tempo, e que desperta amor e ódio no meio pedagógico. Intentou-se demonstrar para aqueles que não compreendem o legado freireano, que o mesmo não é algo impregnado pela utopia, mas é a própria utopia per se. Utopia esta, vinda de um caráter cristão e transcendente, que pode até não ser aceita por alguns céticos, mas que para Freire era real e imanente. Por causa disso, estes antagônicos se misturam com o intuito de educar e libertar o ser humano através da sua vocação ontológica de Ser Mais.
Resumo Alternativo: This work’s proposal is to depict a not much explored facet of the illustrious educationalist Paulo Freire. Much has been said about his political and pedagogical practices, but researches that shows his position not only as an educator and researcher, but also as a human being capable of three dimensions: the physical (or somatic), the psychic (or soul) and noetic (or spiritual), are not perceived with the same commitment. The focus of the research will be the noetic dimension, which means, the spiritual and religious side of the educationalist in order to demonstrate that one cannot dichotomize the secular life of the religious life as Freire itself said. Based on the literature review and qualitative bias the life and work of this educationalist will be analyzed since childhood to the adult stage, as well as the basis of his main concepts. Finally, it will be presented the dialogue between religion and Freire’s pedagogy showing the eccentric character of a pedagogy that influences educators, both in Brazil and in the world. This character, which is something immanent and transcendent at the same time, arouses love and hatred among teachers. It was tried to demonstrate to those who do not understand Freire's legacy, that it is not impregnated by utopia, but it is utopia per se. Utopia, coming from a Christian and transcendent character, which may not even be accepted by some skeptics, but that for Freire was real and immanent. Because of this, these antagonistic mingle with the aim to educate and free the human being through their ontological vocation to Be More.
Palavras-chave: Paulo Freire
Educação.
Religião.
Cristianismo.
Liberdade.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/312
Data do documento: 26-Fev-2013
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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