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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A DIMENSÃO PEDAGÓGICA DAS EXPERIÊNCIAS RELIGIOSAS: UMA EPISTEMOLOGIA A PARTIR DA CULTURA AMAPAENSE
metadata.dc.creator: CHAGAS, EDNA MARIA BIZ PASINI DAS
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTE, Ronaldo de Paula
metadata.dc.contributor.referee1: CAVALCANTE, Ronaldo de Paula
metadata.dc.contributor.referee2: ROSA, Wanderley Pereira da
metadata.dc.contributor.referee3: VIDAL, Antônio
metadata.dc.description.resumo: O Ensino Religioso ainda está envolvido em um amplo e profundo processo de discussões. Acreditamos que a razão maior para esse processo de redescoberta reside no fato de que, mesmo sendo um velho conhecido da humanidade, contudo, só recentemente foi incorporado como um dos substratos da ciência. E esse reconhecimento social, refletido em sua incorporação como um dos componentes da Educação Básica, trouxe a lume um cenário de críticas, antagonismos, incertezas e inseguranças, como é bem característico de toda ciência em fase de instalação. Contudo, nos parece que a principal inquietação dos pesquisadores do ER seja concernente a sua epistemologia, ao seu discurso como ciência do fenômeno religioso em face dos processos de escolarização. Assim, o objetivo principal deste trabalho é mostrar qual a tendência epistemológica do ER no Estado do Amapá, isto é, o perfil do modelo educacional comum nas escolas do Estado, e o respectivo impacto social. A metodologia adotada consistiu, primeiramente, de uma análise da literatura a respeito do tema/problema, seguida da coleta de dados em 04 escolas públicas e 03 tradições religiosas cristãs de grande porte no Estado do Amapá e, finalmente, o referido contraste entre ambas e interpretação crítico-discursiva. Como principal resultado, observamos que o modelo de ER adotado nas escolas do Amapá ainda encontra-se fortemente vinculado e influenciado por tradições religiosas cristãs, o que resulta em uma epistemologia de baixo impacto acadêmico-científico e a respectiva espiritualização dos saberes religioso.
Abstract: Religious Education is still involved in a broad and deep process of discussions. We believe that the major reason for this process of rediscovery lies in the fact that, despite being an old acquaintance of humanity, however, has only recently been incorporated as one of science substrates. And this social recognition, reflected in its incorporation as a component of basic education, brought to fire one critical scenario, antagonisms, uncertainties and insecurities, as is quite typical of all science being installed. However, it seems that the main concern of ER researchers is concerning his epistemology, to his speech as a science of the religious phenomenon in the face of schooling processes. Thus, the main objective of this work is to show that the ER epistemological trend in the state of Amapá, ie profile of the common educational model in the state schools, and its social impact. The methodology consisted, first, of a literature review on the topic / issue, followed by data collection in 04 public schools and 03 major Christian religious traditions in the state of Amapá, and finally, that contrast between them and critical-discursive interpretation. The main result, we found that the ER model adopted in Amapá schools is still being strongly linked and influenced by Christian religious traditions, which results in an epistemology of low academic-scientific impact and its spiritualization of religious knowledge.
Keywords: Ensino Religioso
Epistemologia
Educação
Amapá
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/309
Issue Date: 27-Jan-2016
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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