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metadata.dc.type: Dissertação
Title: ENSINO RELIGIOSO E FENOMENOLOGIA: O ENSINO FUNDAMENTAL II, DA ESCOLA MUNICIPAL MANOEL MELLO SOBRINHO, DE CARIACICA
metadata.dc.creator: FRANÇA, REGINA CÉLIA DE SOUZA AVANZA
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTE, RONALDO DE PAULA
metadata.dc.contributor.referee1: CAVALCANTE, RONALDO DE PAULA
metadata.dc.contributor.referee2: STEPHANINI, VALDIR
metadata.dc.contributor.referee3: ZABATIEIRO, Julio Paulo Tavares
metadata.dc.description.resumo: O Ensino Religioso possui novas características no contexto da educação brasileira, pois passou a ser compreendido e desenvolvido como Ensino Religioso confessional cristão, subdividido em Ensino Religioso ecumênico, interconfessional e inter-religioso. Diante deste contexto, o estudo estabeleceu como problema de investigação a seguinte questão: Qual o papel da Fenomenologia da Religião no conjunto da disciplina do Ensino Religioso Escolar do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Manoel Mello Sobrinho de Cariacica? Entre os objetivos destacam-se: Identificar os parâmetros epistemológicos do Ensino Religioso pela LDBEN; definir conceitos como: epistemologia, Ensino Religioso, fenomenologia e religião; caracterizar o Ensino Religioso nos parâmetros da LDBEN; apresentar o papel que a Fenomenologia da Religião cumpre na base epistemológica do Ensino Religioso Escolar. Os pressupostos teóricos deste estudo foram organizados no sentido de descrever a interferência do contexto social, tentando captar o lado único da experiência religiosa do ser, conhecer as teorias que explicam a Fenomenologia da Religião na base epistemológica do Ensino Religioso, através das ideias dos principais nomes ligados à Fenomenologia da Religião, tais como: Thomas Hodea, João Décio Passos, Rudolf Otto, Friedrich Heiller e Mircea Eliade, Reginaldo Prandi e Sérgio Junqueira. Em se tratando da natureza do quadro teórico-metodológico, a pesquisa foi descritiva e bibliográfica, tendo ainda como norte, uma pesquisa de campo. A área de estudo foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental II, Manoel Mello Sobrinho, localizada em Cariacica-ES. As conclusões finais mostraram que os professores argumentaram que apesar da diversidade de propostas no campo da Fenomenologia da Religião, alguns pontos teóricos se tornaram certo senso comum fenomenológico: a religiosidade é concebida como uma dimensão antropológica constitutiva, sem a qual, o ser humano é menos do que humano; ela se distingue da religião e da espiritualidade; o sagrado – distinguindo-se do profano – ocupa o lugar central do olhar fenomenológico, como elemento ôntico constitutivo. Em relação aos alunos, constatou-se que mais de 70% dos entrevistados alegaram não gostar da disciplina, porém, consideram necessário seu estudo.
Abstract: Religious Education has new characteristics in the context of Brazilian education, since it came to be understood and developed as Christian Confessional Religious Education, subdivided into ecumenical, interfaith and interreligious Religious Teaching. In view of this context, the study established as a research problem the following question: What is the role of the Phenomenology of Religion in the discipline of School Religious Education in Elementary Education II of the Municipal School Manoel Mello Sobrinho de Cariacica? Among the objectives are: Identify the epistemological parameters of Religious Education by LDBEN; define concepts such as: epistemology, religious teaching, phenomenology and religion; characterize the Religious Education in the parameters of LDBEN; to present the role that the Phenomenology of Religion fulfills in the epistemological basis of the Religious School Teaching. The theoretical assumptions of this study were organized to describe the interference of the social context, trying to capture the unique side of the religious experience of being, to know the theories that explain the Phenomenology of Religion on the epistemological basis of Religious Teaching through the ideas of the main names related to the Phenomenology of Religion, such as: Thomas Hodea, João Décio Passos, Rudolf Otto, Friedrich Heiller and Mircea Eliade, Reginaldo Prandi and Sérgio Junqueira. When it came to the nature of the theoretical-methodological framework, the research was descriptive and bibliographical, having as the north a field research. The study area was the Escola Municipal de Ensino Fundamental II, Manoel Mello Sobrinho, located in Cariacica-ES. The final conclusions showed that professors argued that despite the diversity of proposals in the field of the Phenomenology of Religion, some theoretical points have become a certain phenomenological common sense: religiosity is conceived as a constitutive anthropological dimension, without which the human being is less than human; it is distinguished from religion and spirituality; the sacred - distinguishing itself from the profane - occupies the central place of the phenomenological gaze, as a constitutive ontic element. In relation to the students, it was verified that more than 70% of the interviewees claimed not to like the discipline, however, consider their study necessary.
Keywords: Ensino Religioso
Fenomenologia
Escola municipal
Cariacica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/306
Issue Date: 8-Dec-2017
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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