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dc.contributor.advisor1FILHO, JOSÉ ADRIANO-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4072349375688174pt_BR
dc.contributor.referee1FILHO, JOSÉ ADRIANO-
dc.contributor.referee2GONÇALVES, JOSÉ MÁRIO-
dc.contributor.referee3NOGUEIRA, PAULO AUGUSTO DE SOUZA-
dc.creatorGAMITO, JOSÉ ARISTIDES DA SILVA-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5653981558623907pt_BR
dc.date.accessioned2019-10-25T17:52:44Z-
dc.date.available2018-02-27-
dc.date.available2019-10-25T17:52:44Z-
dc.date.issued2018-02-27-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/305-
dc.description.abstractThe dissertation aims to analyze the identity of Jesus in the Gospel of Thomas, a collection of sentences spoken by Jesus, and it was attributed to the apostle Judas Thomas. In order to situate this research in the history of literature, it is necessary to study the Jewish and Christian Wisdom tradition, collections of sentences, and the literary genre gospel to identify the genre of Thomas. From the influences, it was shown that the work is a gospel of sentences and that it is a document on the Jesus tradition that contains wisdom features. From a thematic and origin point of view, the gospel belongs to the Thomasine literary corpus of Syriac Christianity. As for the identity of Jesus, the gospel presents sentences in which both Jesus and his disciples demonstrate who he is. In these identifying sentences resound traditions of Early Christianity that sought to define a discourse on the identity of Jesus as Wisdom.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação pretende analisar a identidade de Jesus no Evangelho de Tomé, uma coleção de sentenças proferidas por Jesus atribuída ao apóstolo Judas Tomé. Para situar a obra na história da literatura faz-se necessário estudar a tradição sapiencial judaica e cristã, principalmente, as coleções de sentenças, e o gênero literário evangelho para identificar o gênero de Tomé. A partir das influências, demonstra-se que a obra é um evangelho de sentenças e que é um documento sobre a tradição de Jesus que contém características sapienciais. Do ponto de vista temático e de origem, o evangelho pertence ao corpus literário tomasino do cristianismo siríaco. Quanto à identidade de Jesus, o evangelho apresenta sentenças nas quais tanto Jesus quanto seus discípulos demonstram quem é ele. Nessas sentenças identificadoras ressoam tradições do cristianismo primitivo que procuravam definir uma doutrina sobre a identidade de Jesus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-10-25T17:52:44Z No. of bitstreams: 1 Dissertação - José Aristides da Silva Gamito.pdf: 7095341 bytes, checksum: 02e4f2f20edd1266949b43dca03c4791 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEvangelho de Tomépt_BR
dc.subjectLiteratura sapiencialpt_BR
dc.subjectSentençaspt_BR
dc.subjectIdentidadept_BR
dc.subjectJesuspt_BR
dc.subjectViventept_BR
dc.subjectLuzpt_BR
dc.subjectTodopt_BR
dc.subjectSabedoriapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleUMA ANÁLISE DO EVANGELHO DE TOMÉ: A IDENTIDADE DE JESUS NA PERSPECTIVA TOMASINApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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