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metadata.dc.type: Dissertação
Title: O MOVER DO CORPO SAGRADO: IMPLICAÇÕES PARA A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR EM FACE DA RELIGIOSIDADE DE ESTUDANTES EVANGÉLICOS NO MUNICÍPIO DE VILA VELHA (ES)
metadata.dc.creator: CAMARGO, ANDRÉ LUIZ LOPES
metadata.dc.contributor.advisor1: CAVALCANTE, RONALDO DE PAULA
metadata.dc.contributor.referee1: CAVALCANTE, RONALDO DE PAULA
metadata.dc.contributor.referee2: BROTTO, JULIO CESAR DE PAULA
metadata.dc.contributor.referee3: MUNARO, HECTOR LUIZ RODRIGUES
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho busca correlacionar o estudo do corpo sob o aspecto da Religião e suas relações com a ciência da Educação sob a égide das pesquisas no campo das Ciências das Religiões. Tal temática associando a religião e o corpo, envolvendo a discussão sobre práticas corporais, constitui-se aspecto não muito debatido no meio acadêmico e na Educação Física. Entende-se que a Educação Física, pensada a partir de seus atributos pedagógicos e de valor, pode contribuir com o desenvolvimento de consciência crítica do uso do corpo por estudantes do Ensino Fundamental, oriundos de orientação religiosa evangélica pentecostal, privilegiando a capacidade de leitura consciente do mundo, onde o corpo como espacialidade permite aprendizagens da dimensão humana. Frente ao exposto, a questão problema a ser respondida ao final do presente estudo é: em que medida a Educação Física escolar pode mediar professores do Ensino Fundamental, de orientação religiosa evangélica a atribuírem valor e sentido críticos e conscientes ao uso de seus próprios corpos nas aulas de Educação Física e estabelecerem relações saudáveis entre corpo e religião por um lado e entre os usos do corpo e o compromisso religioso por outro? Vale destacar que o objetivo geral dessa pesquisa é investigar as concepções do uso do corpo que estudantes do Ensino Fundamental têm de seus próprios corpos e como lidam com essas concepções, sentidos e significados em face das aulas de Educação Física que nem sempre em suas práticas e usos pedagógicos do corpo estão pautadas e conciliadas às concepções religiosas de alunos pertencentes a grupos religiosos evangélicos. Considerando o âmbito dessa pesquisa, a justificativa para seu desenvolvimento reside na necessidade de se conhecer como a educação pode ser plena, pensada e problematizada no enfrentamento da multiplicidade de orientações valorativas. Entende-se que não há a garantia de uma vida moral através da orientação teórico-educativa, mas só a estabilização de hábitos, o que aponta para a multiplicidade de experiência. O estudo mostrou que há muitos/as alunos/as frustrados/as, infelizes com a própria condição física, no interior das escolas, privados/as de parte importante de seu lazer e, pior, da carga de conhecimento corpóreo a que tem direito. Contudo, a Educação Física pode atuar no sentido de fazer com que os/as estudantes compreendam melhor o próprio corpo, por entenderem quais os significados do corpo nos esforços de alienação e consumo nas sociedades contemporâneas. Diante do exposto, cabe investigar, a partir do entendimento dos professores de Educação Física, quais os principais conflitos e tensões emergentes na vida de estudantes do Ensino Fundamental, quando confrontados com sua auto-imagem, sua corporeidade e os conceitos de usos do corpo adquiridos e internalizados pela doutrina cristã em contraponto aos conceitos científicos e pedagógicos desenvolvidos nas aulas de Educação Física diante da pluralidade dos contextos educacionais, seculares, culturais.
Abstract: The present work seeks to correlate the study of the body under the aspect of Religion and its relations with the science of Education under the aegis of research in the field of Sciences of Religions. Such a theme associating religion and the body, involving the discussion about corporal practices, constitutes an aspect not much debated in the academic environment and Physical Education. It is understood that Physical Education, based on its pedagogical and value attributes, can contribute to the development of a critical awareness of the use of the body by primary school students, derived from a Pentecostal evangelical religious orientation, privileging the ability to read consciously of the world, where the body as spatiality allows learning of the human dimension. In view of the foregoing, the question to be answered at the end of the present study is: to what extent can school physical education be used by primary school teachers of evangelical religious orientation to attribute critical and conscious value and sense to the use of their own bodies in physical education classes and establish healthy relationships between body and religion on the one hand and between the uses of the body and religious commitment on the other? It is worth mentioning that the general objective of this research is to investigate the conceptions of the use of the body that Primary school students have of their own bodies and how they deal with these conceptions, meanings and meanings in face of Physical Education classes that are not always in their practices and pedagogical uses of the body are guided and reconciled to the religious conceptions of students belonging to evangelical religious groups. Considering the scope of this research, the justification for its development lies in the need to know how education can be full, thought and problematized in facing the multiplicity of value orientations. It is understood that there is no guarantee of a moral life through the theoretical-educational orientation, but only the stabilization of habits, which points to the multiplicity of experience. The study showed that there are many frustrated students, unhappy with their own physical condition, inside schools, deprived of an important part of their leisure, and, worse, the burden of bodily knowledge to which they are entitled. Physical Education, however, can work to make students understand their own body better by understanding the meanings of the body in the efforts of alienation and consumption in contemporary societies. In view of the above, it is necessary to investigate, from the understanding of Physical Education teachers, the main conflicts and tensions emerging in the life of elementary students when confronted with their self-image, their corporeity and the concepts of acquired body uses and internalized by Christian doctrine as a counterpoint to the scientific and pedagogical concepts developed in Physical Education classes in the face of the plurality of educational, secular and cultural contexts.
Keywords: Corporeidade
Consumismo
Educação Física
Religião
Sagrado
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/301
Issue Date: 4-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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