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dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Rocha, Alessandro Rodrigues-
dc.contributor.referee3Nunes, Antônio Vidal-
dc.creatorSilva, Bruno Machado Belisário da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136262255007466pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T13:42:15Z-
dc.date.available2018-08-16-
dc.date.available2019-09-06T13:42:15Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/299-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to show the problem of dualism at a first moment in a general way. For this reason, a brief time travel is made, trying to understand this concept in the old metaphysics with the ideas of Plato, above all, going through the adjustments of one of his followers Aristotle, until arriving at the medieval age full of Christian influences and later, in modernity, having the subject as the central focus of the discussions. In a second moment, has been addressed a specificity of this duality, emphasizing the dualism of body and soul, whose concept can be explained briefly as the establishment of the soul as superior, and more important, than the body. Still taking this moment as a principle, it aims transpose this dualistic thinking to religious reality and also indicate the dangers of disregarding the body in its spirituality. The second chapter is dedicated to raising positions that might somehow counter the problem mentioned in the first chapter. By means of this, allowed to see the points supported by some theoretical lenses, that in a certain way, enabled to overcome such theoretical limitations, placing now the body on another level of relevance. On the basis of this, reserched for what was produced in phenomenology and anthropology, using more specifically the material elaborated by Merleau-Ponty, David Le Breton and Marcel Mauss. Finally, presented the differences of thought between physical education and the religious milieu, out possible solutions have been indicated, to the two areas, with the desire to explore the concept of a holistic vision of the human being, and experiencing, in fact, an education that is entirely devoted to integral construction of subjects. Both the physical health and the spiritual health of the subjects are very important factors for the promotion of the quality of life of human beings, therefore, it was found to be of the utmost importance to raise these questions and also to stimulate the propagation of spiritual health in professional and/or personal environment.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação visa exibir o problema do dualismo em um primeiro momento de maneira geral. Por essa razão, é feito uma breve viagem no tempo, buscando compreender esse próprio conceito antes de tudo na metafísica antiga com as ideias de Platão, passando pelas adequações de um de seus seguidores Aristóteles, até chegar na era medieval carregada de influências cristãs e posteriormente na modernidade, tendo o sujeito como foco central das discussões. Em um segundo momento, foi abordada uma especificidade da própria dualidade, destacando o dualismo corpo e alma, cujo conceito pode ser explicado de forma resumida como o estabelecimento da alma como superior e mais importante do que o corpo. Ainda tomando como princípio esse momento, procura-se transpor esse pensamento dualístico para a realidade religiosa e indicar também, os perigos de se desconsiderar o corpo em sua espiritualidade. O segundo capítulo é dedicado a levantar posições que possam de alguma forma contrapor o problema mencionado no primeiro capítulo. Por meio disso, permitiu-se enxergar os pontos com suporte de algumas lentes teóricas que de certa maneira propiciavam superar tais limitações teóricas, colocando agora o corpo em um outro patamar de relevância. Por conta disso, procurou-se o que foi produzido na fenomenologia e na antropologia, utilizando mais especificamente o material elaborado por Merleau-Ponty, David Le Breton e Marcel Mauss. Por fim, apresentadas as divergências de pensamento entre educação física e o próprio meio religioso, foram apontadas possíveis soluções de aproximação das duas áreas com o anseio de se explorar o conceito de visão holística do ser humano, e vivenciar de fato uma educação que esteja inteiramente dedicada a construção integral dos sujeitos. Tanto a saúde física quanto a saúde espiritual dos sujeitos são fatores importantíssimos para a promoção da qualidade de vida dos seres humanos, portanto, foi constatado ser de suma relevância o levantamento dessas questões e o estimulo à propagação da saúde espiritual no meio profissional e/ou pessoal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-06T13:42:15Z No. of bitstreams: 1 TCC - Bruno Machado Belisário da Silva.pdf: 2413275 bytes, checksum: 304754c9fa3598aba7d4d24c196754d2 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectDualismo corpo e almapt_BR
dc.subjectVisão Holísticapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleO PROBLEMA DO DUALISMO CORPO E ALMA: POR UMA VISÃO INTEGRAL DO SER HUMANO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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