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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Santos, Francisco de Assis Souza dos-
dc.contributor.referee3Rodrigues, Luciana de França Oliveira-
dc.creatorFerreira, Washington Luiz Aquino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6943845338117031pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T13:24:23Z-
dc.date.available2018-12-10-
dc.date.available2019-09-06T13:24:23Z-
dc.date.issued2018-12-10-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/298-
dc.description.abstractThe present dissertation discusses how school education and religion can be mediators in the solution of the social problems of children attending public schools, with the objective of understanding the need for a wider vision in Religious Education to the students in favor of the construction of critical analysis aimed at a more egalitarian, just and differentiated society, with a bibliographical study based on the Freirean pedagogy, of the thought of Paulo Freire, having as research object the humanization of the human being, then discusses the idea of religion on the optics of several authors, dialogued with the concept of religion of Rubens Alves and the impact of Religious Education in public schools in the conception of Sérgio Junqueira. The methodology used favors qualitative research, with the support of quantitative research. The dissertation is organized in three chapters. The first chapter deals with the problematization of social vulnerability, describes its conceptions and implications, and explains how the lack of access to schooling harms the individual in his education in the first years of schooling. This chapter also considers how antisocial behavior can have detrimental effects on the development of the citizen. The second chapter shows the plural contribution of education and religion, allowing the individual a formation for citizenship. The question of Freire's unfinished being and its importance for critical and reflective thinking was also analyzed. The chapter makes explicit the concepts of freedom of belief and conscience. He will also discuss the role of culture and religion and their influence on society. The third chapter refers to the impact of Religious Education in public schools, politics, and society. This chapter also highlights the various ER models and the contribution of each model to society. Finally, the ER phenomenology will be presented as the most appropriate proposal for Religious Education.pt_BR
dc.description.resumoA presente dissertação aborda como a educação escolar e a religião podem ser mediadores na solução dos problemas sociais das crianças que frequentam as escolas públicas, tendo como objetivo compreender a necessidade de uma visão mais ampla no Ensino Religioso aos discentes em favor da construção de análise crítica voltada para uma sociedade mais igualitária, justa e diferenciada, com um estudo bibliográfico fundamentado na pedagogia freireana, do pensamento de Paulo Freire, tendo como objeto de pesquisa a humanização do ser humano, então discute a ideia de religião sobre a ótica de diversos autores, dialogada com o conceito de religião de Rubens Alves e o impacto do Ensino Religioso nas escolas públicas na concepção de Sérgio Junqueira. A metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa tendo como apoio a pesquisa quantitativa. A dissertação está organizada em três capítulos. O primeiro capítulo versa sobre a problematização da vulnerabilidade social, descreve suas concepções e implicações, explicita como a falta de acesso a escolarização prejudica o indivíduo na sua formação cidadã nos primeiros anos de escolarização. Este capítulo ainda considera como a conduta antissocial pode trazer efeitos nocivos ao desenvolvimento do cidadão/ã. O segundo capítulo mostra a contribuição plural da educação e da religião, permitindo ao indivíduo uma formação para a cidadania. Analisou-se também a questão do ser inacabado de Freire e sua importância para um pensamento crítico e reflexivo. O capítulo explicita inclusive os conceitos de liberdade de crença e consciência. Discutirá ainda o papel da cultura e da religião e suas influencias na sociedade. O terceiro capítulo refere-se ao impacto do Ensino Religioso nas escolas públicas, política e sociedade. Este capítulo ainda destaca os diversos modelos do ER e a contribuição de cada um modelo para a sociedade. Por fim será apresentado a fenomenologia do ER como proposta mais adequada para o Ensino Religioso.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-06T13:24:23Z No. of bitstreams: 1 TCC - Washington Luiz Aquino Ferreira.pdf: 3552524 bytes, checksum: 9cc7f435797cd9c7fbad2d25db9a9732 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectVulnerabilidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO E RELIGIÃO: MEDIADORES NA SOLUÇÃO DOS PROBLEMAS SOCIAIS DAS CRIANÇASpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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