Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9784869378559613pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Abdruschin Schaeffer-
dc.contributor.referee2Gonçalves, José Mário-
dc.contributor.referee3Nunes, Antônio Vidal-
dc.creatorCastro, Roberto Menezes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9521428057261853pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-06T11:52:32Z-
dc.date.available2019-05-14-
dc.date.available2019-09-06T11:52:32Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/291-
dc.description.abstractThe aim of this research is to deal with the extreme importance of Philosophy teaching for the formation of students in the classroom, in an existentialist perspective, investigating the link between faith and reason by the work of the Danish philosopher Soren Kierkegaard presents Abraham as the father of faith, showing his life as an element that leads to a rethinking of the existential human trajectory. Kierkegaard has always linked his thinking to existential questions, which have made his daily life a continuous questioning, with constant arguments and inquiries. It is this path of constant reflection on philosophical thought, man and its existence that presents itself here as a tool, along with knowledge of the laws, parameters and guidelines that govern the teaching of Philosophy in Brazil. This treatment of Existentialist Philosophy subsidizes the elaboration of a curricular proposal capable of filling the troublesome and harmful gap in the teaching of Philosophy at the State College Professor Firmo Nunes de Oliveira.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é o trato da extrema importância do ensino de Filosofia para a formação dos alunos em sala de aula, numa perspectiva existencialista, investigando o vínculo entre fé e razão por meio da obra Temor e tremor, do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que apresenta Abraão como o pai da fé, mostrando sua vida como elemento que conduz a repensar a trajetória humana existencial. Kierkegaard sempre aliou seu pensamento a questões existenciais, que fizeram do seu cotidiano um contínuo questionamento, com constantes argumentações e indagações. É esse caminho de constantes reflexões sobre o pensamento filosófico, o homem e sua existência que se apresenta aqui como ferramenta, ao lado do conhecimento das leis, parâmetros e diretrizes que regem o ensino de Filosofia no Brasil. Esse tratamento da Filosofia existencialista subsidia a elaboração de uma proposta curricular para o Ensino Médio capaz de preencher a incômoda lacuna no ensino de Filosofia no Colégio Estadual Professor Firmo Nunes de Oliveira.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-06T11:52:32Z No. of bitstreams: 1 TCC - Roberto Menezes de Castro.pdf: 1202412 bytes, checksum: a5e8114535a230c95cac0c737c1ed860 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-06T11:52:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Roberto Menezes de Castro.pdf: 1202412 bytes, checksum: a5e8114535a230c95cac0c737c1ed860 (MD5) Previous issue date: 2019-05-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2000. ALMEIDA, Jorge Miranda de. Kierkegaard: pensador da existência. Revista “Existência e Arte”, ano III, n. III, p. 1-17, 2007. Disponível em: <https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/existenciaearte/Edicoes/3_Edicao/Jorge%20Miranda%20de%20Almeida%20FILOSOFIA%20ok.pdf>. Acesso em: 9 ago. 2018. ARANHA, Maria Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna, 2009. ASPIS, Renata Pereira Lima. O professor de filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cad. Cedes, Campinas, v. 24, n. 64, p. 305-320, 2004. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/deb_nre/filosofia/ ensino_filosofia.pdf>. Acesso em: 12 ago. 2018. BALDAN, André Santiago; SANTOS, Genivaldo de Souza. A possibilidade do ensino de filosofia: uma visão a partir de Kant e Hegel. In: XI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 2013, Curitiba. Anais... Curitiba. P. 15188-15199. Disponível em: <https://updoc.site/download/a-possibilidade-do-ensino-de-filosofia-uma-visao-a_pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018. BNCC, Base Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/BNCC19dez2018_site.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2018. CASTRO, Milene Costa dos Santos. Razão e fé uma leitura da obra temor e tremor de Kierkegaard. 2009. 118f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Filosofia da Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, Minas Gerais. Disponível em: <http://www.faculdadejesuita.edu.br/documentos/111213-2tjnCrsKdiygW.pdf>. Acesso em: 2 ago. 2018. CAVALCANTE, Karoline Feitosa. A problemática do ensino de filosofia: desafios e dificuldades do ensino Filosófico. Ceará, 15 mai. 2011. Disponível em: <http://filopensante. blogspot.com/2011/05/problematica-do-ensino-de-filosofia.html>. Acesso em: 26 jul. 2018. CHAUI, Marilena. Introdução a filosofia. São Paulo: Ática, 2016. COSTA, Jusley Pires Vidal. Docência de filosofia: objetivando o filosofar. [s.d] [n.p.]. Disponível em: <www.ufjf.br/.../files/.../ARTIGO-Docencia-de-Filosofia-objetivando-o-filoso far-2.doc...>. Acesso em: 14 ago. 2018. COSTA, Paulo Henrique Silva; SILVA, Mariluze Ferreira de Andrade. O método pragmático de Charles S. Pierce. Μετάνοια, n.13, p. 19-32, 2011. Disponível em: <http://www.ufsj.edu. br/revistalable>. Acesso em: 10 fev. 2018. COTRIM, Gilberto. Fundamentos da filosofia para uma geração consciente. São Paulo: Saraiva, 1988. ______. Fundamentos de filosofia. Disponível em: <http://giulianofilosofo.blogspot.com/ 2012/01/soren-kierkegaard-1813-1855.html>. Acesso em: 29 jul. 2018. CRUZ, Carlos Henrique Carrilho. Competências e habilidades: da proposta à prática. São Paulo: Loyola, 2010. DANTAS, Walker de Barros. O paradoxo da fé em Kierkegaard. Disponível em: <https://medium.com/@walkerdantas/o-paradoxo-da-f%C3%A9-em-kierkegaard-89f4158ed5 2b>. Acesso em: 3 ago. 2018. DEWEY, John. Reconstruction in philosophy. New York: Mentor, 1950. DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO - DCNEM. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 12 fev. 2018. FERREIRA JUNIOR, Wanderley J. Ensinar e aprender a filosofar: reflexões. Saberes: Revista Interdisciplinar de Filosofia e Educação. Natal – RN, v. 2, n.esp, p. 35-51, 2011. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/saberes/article/view/1089>. Acesso em: 16 out. 2017. FOGEL, Gilvan. Seminário de Heráclito: Introdução. Kléos, n.1, p. 89-111, 1997. Disponível em: <http://www.pragma.ifcs.ufrj.br/kleos/K1/scan/GilvanFogel.pdf>. Acesso em: 28 jul. 2018. FRANÇA, Helysson Assunção; LEÃO, Jacqueline Oliveira. A educação em Kierkegaard: um projeto de melhoramento do homem. Cadernos Zigmunt Bauman, v.6, n. 11, p. 51-63, 2016. Disponível em: <www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/bauman/article/download/51 01/3133>. Acesso em: 10 ago. 2018. GALLO, Silvio. Filosofia: experiência do pensamento. São Paulo: Scipione, 2016. GHIRALDELLI JUNIOR, Paulo. Para compreender a filosofia de Donald Davidson. 2007. Disponível em: <https://ghiraldelli.files.wordpress.com>. Acesso em: 15 abr. 2018. GOUVEIA, Ricardo Quadros. A Palavra e o Silêncio: Kierkegaard e a relação dialética entre a razão e a fé em Temor e tremor. São Paulo: Alfarrábio/Custom, 2002. ______. Paixão pelo paradoxo: uma introdução aos estudos de Soren Kierkegaard e de sua concepção da fé cristã. São Paulo: Fonte Editorial, 2006. GREGÓRIO, Sérgio Biagi. Fé e razão. 2010. n.p. Disponível em: <http://sergiobiagi gregorio.com.br/filosofia/fe-e-razao.htm>. Acesso em: 5 ago. 2018. HEIDEGGER, Martin. Que é isto: Filosofia? São Paulo: Vitor Cevita, 1973. ______. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1998. JAMES, William. Pragmatismo. São Paulo: Abril Cultural, 1979. JANZEN, Marcos Ricardo; HOLANDA, Adriano. Elementos para uma psicologia no pensamento de Soren Kierkegaard. Estudos e pesquisas em psicologia, v. 12, n. 2, p. 572-596, 2012. Disponível em: <http://www.revispsi.uerj.br/v12n2/artigos/pdf/v12n2a15.pdf>. Acesso em: 30 jul. 2018. KIERKEGAARD, S. A. Diário de um sedutor. São Paulo: Abril Cultural, 1979. ______. O desespero humano: doença até a morte. São Paulo: Unesp, 2010. ______. O conceito de angústia. São Paulo: Editora Hemus, 1968. ______. Temor e Tremor. São Paulo: Abril Cultural, 1979. LE BLANC, Charles. Kierkegaard. São Paulo: Estação Liberdade, 2003. LEI DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - LDB. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 11 fev. 2018. MEDEIROS, Alexsandro M. Existencialismo. 2017. n.p. Disponível em: <www.sabedoria politica.com.br/filosofia>. Acesso em: 28 mai. 2018. MEUCCI, Arthur; BARRO FILHO, Clóvis de. O que “Ensinar Filosofia” quer dizer? Revista Sul-Americana de Filosofia da Educação – RESAFE, n. 13, p. 76-92, 2010. Disponível em: <periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/download/5309/4424>. Acesso em: 20 out. 2017. MORAIS, José Hernandes. Absurdo, fé e existência em Kierkegaard (segundo Johannes Climacus e Johannes de Silentio). 2013. 92f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais. Disponível em: <https://repositorio.ufjf.br/jspui/bitstream/ufjf/1037/1/hernandesjosedemorais. pdf>. Acesso em: 2 ago. 2018. MORAES, Simone Becher Araujo. Ensino de filosofia: currículo, realidade de contexto e formação de professores. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/LeC/article/download/ 28262/pdf>. Acesso em: 23 fev. 2019. NAZARETH, Leandro. Soren Kierkegaard: vida, obra e importância para a história da Filosofia. Disponível em: <http://leandronazareth.blogspot.com/2010/11/soren-kierkegaard-vida-obra-e.html>. Acesso em: 30 jul. 2018. OLIVEIRA, André Luiz Holanda de. Søren Kierkegaard: por uma filosofia da existência. Ágora filosófica, Ano 15, n. 1, p. 169-194, 2015. Disponível em: <http://www.unicap.br/ojs/ index.php/agora/article/viewFile/631/490>. Acesso em: 8 ago. 2018. OLIVIÉRI, Maria de Fatima. Angústia existencial sob a ótica reflexiva de Sören Aabye Kierkegaard. Revista Controvérsia, v.3, n.2, p. 32-41, 2007. Disponível em: <http://revistas. unisinos.br/index.php/controversia/article/view/7043/3906>. Acesso em: 8 ago. 2018. PARÂMETROS CURRICULARES DA EDUCAÇÃO NACIONAL - PCNs. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br>. Acesso em: 11 fev. 2018. PAULA, Marcio Gimenes. O silêncio de Abraão: os desafios para a ética em temor e tremor de kierkegaard. Interações - Cultura e Comunidade, v. 3, n. 4, p. 55-72, 2008. Disponível em: http://www.redalyc.org/pdf/3130/313027311004.pdf. Acesso em: 3 ago. 2018. PAULO II, João. [Carta aos bispos da igreja católica]. Roma, 14 set. 1998. n.p. Disponível em: <http://w2.vatican.va/content/john-paul-ii/pt/encyclicals/documents/hfjp-ii_enc_1409199 8_fides-et-ratio.html>. Acesso em: 4 ago. 2018. PERCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Editora Perspectiva, 1995. PETRIN, Natália. Pragmatismo. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/ pragmatismo>. Acesso em: 09 fev. 2018. PIAZZA, Waldomiro O. Introdução a Fenomenologia Religiosa. Petrópolis: Editora Vozes. 1983. REALE, Geovanni; DARIO, Antiseri. História da filosofia. São Paulo: Edições Paulinas, 1991a. v.2. ______. História da Filosofia. São Paulo: Edições Paulinas, 1991b. v. 3. RODRIGO, Lídia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009. RORTY, Richard. Verdade e progresso. São Paulo: Manole, 2005. SERENO, Caio Gonçalves Bezerra; PISANI, Marília Mello; VELASCO Patrícia Del Nero. Filosofia e sala de aula: propostas de um diálogo possível. Revista páginas de filosofia, v.2, n.1, p 139-174, 2010. Disponível em: <https://www.metodista.br/revistas/revistas-ims/index.php/PF/article/view/1956/1961>. Acesso em: 14 ago. 2018. SILVA, Francilene Corrêa. O ato de pensar no contexto do ensino de filosofia. [s.d] [n.p]. Disponível em: <http://congressos.ifal.edu.br/index.php/connepi/CONNEPI2010/paper/view File/1484/578>. Acesso em: 5 ago. 2018. SILVA, Maria Aparecida da. Currículo e projeto pedagógico: da impossibilidade de refletir sobre um sem refletir sobre o outro. Disponível em: <http://www.pbh.gov.br/smed/cape/ artigos/textos/maria.htm>. Acesso em: 18 mar. 2018. TIBURI, Marcia. Filosofia em Comum. Rio de Janeiro: Record, 2008. ______. Filosofia Prática: ética, vida cotidiana, vida virtual. Rio de Janeiro: Record, 2014. VIANA, Iury. Existencialismo: Soren Aabye Kierkegaard. 2009. Disponível em: <https://psi cologado.com.br/abordagens/humanismo/existencialismo-soren-aabye-kierkegaard>. Acesso em: 6 ago. 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFé e razãopt_BR
dc.subjectEnsino de Filosofiapt_BR
dc.subjectExistencialismopt_BR
dc.subjectKierkegaardpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleFÉ E EXISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE KIERKEGAARD PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIOpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Roberto Menezes de Castro.pdfTCC - Roberto Menezes de Castro1,17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.