Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/291
metadata.dc.type: Dissertação
Title: FÉ E EXISTÊNCIA: CONTRIBUIÇÕES DE KIERKEGAARD PARA A FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
metadata.dc.creator: Castro, Roberto Menezes de
metadata.dc.contributor.advisor1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee1: Rocha, Abdruschin Schaeffer
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, José Mário
metadata.dc.contributor.referee3: Nunes, Antônio Vidal
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é o trato da extrema importância do ensino de Filosofia para a formação dos alunos em sala de aula, numa perspectiva existencialista, investigando o vínculo entre fé e razão por meio da obra Temor e tremor, do filósofo dinamarquês Soren Kierkegaard, que apresenta Abraão como o pai da fé, mostrando sua vida como elemento que conduz a repensar a trajetória humana existencial. Kierkegaard sempre aliou seu pensamento a questões existenciais, que fizeram do seu cotidiano um contínuo questionamento, com constantes argumentações e indagações. É esse caminho de constantes reflexões sobre o pensamento filosófico, o homem e sua existência que se apresenta aqui como ferramenta, ao lado do conhecimento das leis, parâmetros e diretrizes que regem o ensino de Filosofia no Brasil. Esse tratamento da Filosofia existencialista subsidia a elaboração de uma proposta curricular para o Ensino Médio capaz de preencher a incômoda lacuna no ensino de Filosofia no Colégio Estadual Professor Firmo Nunes de Oliveira.
Abstract: The aim of this research is to deal with the extreme importance of Philosophy teaching for the formation of students in the classroom, in an existentialist perspective, investigating the link between faith and reason by the work of the Danish philosopher Soren Kierkegaard presents Abraham as the father of faith, showing his life as an element that leads to a rethinking of the existential human trajectory. Kierkegaard has always linked his thinking to existential questions, which have made his daily life a continuous questioning, with constant arguments and inquiries. It is this path of constant reflection on philosophical thought, man and its existence that presents itself here as a tool, along with knowledge of the laws, parameters and guidelines that govern the teaching of Philosophy in Brazil. This treatment of Existentialist Philosophy subsidizes the elaboration of a curricular proposal capable of filling the troublesome and harmful gap in the teaching of Philosophy at the State College Professor Firmo Nunes de Oliveira.
Keywords: Fé e razão
Ensino de Filosofia
Existencialismo
Kierkegaard
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/291
Issue Date: 14-May-2019
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Roberto Menezes de Castro.pdfTCC - Roberto Menezes de Castro1,17 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.