Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/287
Tipo: Dissertação
Título: O ENSINO RELIGIOSO NA PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS E AGENTES DA COMUNIDADE ESCOLAR DE TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO
Autor(es): Ribeiro, Rafael
Primeiro Orientador: Stephanini, Valdir
Primeiro membro da banca: Stephanini, Valdir
Segundo membro da banca: Brotto, Julio Cezar de Paula
Terceiro membro da banca: Nunes, Antônio Vidal
Resumo: Esta pesquisa tem como foco um estudo a respeito do Ensino Religioso na educação pública na visão de profissionais de ensino e agentes da comunidade escolar em três escolas municipais na cidade do Rio de Janeiro, considerando a existência de concepções distintas e críticas à disciplina por parte do movimento Escola Nova e de pesquisadores como Roseli Fischmann e João Décio Passos, tendo o seguinte procedimento metodológico: análise das principais objeções ao Ensino Religioso e a discussão de possíveis respostas a essas objeções; consulta às teorias que visam explicar a formação do Ensino Religioso, suas concepções e as motivações para sua inserção no currículo escolar. Por fim, uma pesquisa de campo foi feita por meio de um questionário aplicado a profissionais de ensino e agentes da comunidade escolar no Rio de Janeiro em três escolas públicas, visando saber como concebem o Ensino Religioso. A base teórica inicial desta pesquisa se construiu a partir das concepções do Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso (FONAPER) no que tange aos conceitos atuais sobre o que vem a ser a disciplina e seu papel na educação e da obra “O processo de escolarização do Ensino Religioso no Brasil” de Sérgio Junqueira também no que diz respeito aos novos conceitos da disciplina e sua presença na escola pública somando a essa base inicial as críticas de Roseli Fischmann que avalia os impactos do Ensino Religioso na escola pública. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa preocupa-se em conhecer como os/as profissionais de ensino e agentes da comunidade escolar percebem o Ensino Religioso ao passo que o objetivo específico desta pesquisa busca entender no que se baseiam as objeções ao Ensino Religioso, visando responder a essas objeções, levando em consideração o que se conhece histórica e atualmente como Ensino Religioso. Portanto, pergunta-se como responder às objeções que fazem ao Ensino Religioso na educação pública e como os/as profissionais de ensino e agentes da comunidade escolar concebem a disciplina? No primeiro capítulo serão apresentadas as objeções a presença do Ensino Religioso no ensino público, os autores dessas objeções e o que pode ser proposto como resposta a elas. No segundo capítulo, será visto como se formou o Ensino Religioso, as concepções assumidas pela disciplina ao longo da história e a repercussão dela na escola pública de acordo com os teóricos cujos trabalhos permitiram o desenvolvimento desta pesquisa. Por ser um tema voltado à área da educação, no terceiro capitulo importa conhecer como os/as profissionais de ensino entendem a disciplina, o que gerou a necessidade de uma pesquisa de campo realizada por meio de um questionário distribuído em três escolas públicas no bairro de Bangu, Rio de Janeiro, visando obter essas informações.
Resumo Alternativo: This research focuses on a study about Religious Education in public education in the view of teaching professionals and agents of the school community in three municipal schools in the city of Rio de Janeiro, considering the existence of distinct conceptions and criticisms of the discipline by the New School movement and researchers such as Roseli Fischmann and João Décio Passos. The following methodological procedure was used: analysis of the main objections to religious teaching and discussion of possible answers to these objections; consult the theories that aim to explain the formation of Religious Education, its conceptions and the motivations for its insertion in the school curriculum. Finally, a field survey was done through a questionnaire applied to teaching professionals and agents of the school community in Rio de Janeiro in three public schools, in order to know how they conceive of Religious Education. The initial theoretical basis of this research was built on the concepts of the Permanent National Forum of Religious Education (FONAPER) regarding the current concepts of what constitutes the discipline and its role in education and the work “The schooling process of the Religious Education in Brazil “by Sérgio Junqueira also regarding the new concepts of the discipline and its presence in the public school adding to this initial basis the criticisms of Roseli Fischmann that evaluates the impacts of Religious Education in the public school. Thus, the general objective of this research is to know how the teaching professionals and agents of the school community perceive Religious Teaching while the specific objective of this research seeks to understand what the objections to Religious Teaching are based, aiming at respond to these objections, taking into account what is known historically and presently as Religious Teaching. Therefore, one wonders how to respond to the objections that they make to Religious Education in public education and how the professionals of education and agents of the school community conceive the discipline? In the first chapter will be presented the objections to the presence of Religious Education in public education, the authors of these objections and what can be proposed in response to them. In the second chapter, it will be seen how Religious Education was formed, the conceptions assumed by the discipline throughout history and the repercussion of it in the public school according to the theorists whose works allowed the development of this research. Because it is a topic related to education, in the third chapter it is important to know how the teaching professionals understand the discipline, which generated the need for a field survey conducted through a questionnaire distributed in three public schools in the district of Bangu, Rio de Janeiro, in order to obtain this information.
Palavras-chave: Educação Pública
Ensino Religioso
Currículo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Faculdade, Instituto ou Departamento: Ciências da Religiões
Nome do Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/287
Data do documento: 12-Dez-2018
Aparece nas coleções:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rafael Ribeiro.pdfTCC - Rafael Ribeiro16,24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.