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metadata.dc.type: Dissertação
Title: VIOLÊNCIA DE GÊNERO E A DOMINAÇÃO MASCULINA EM NOME DE DEUS: REFLEXÕES A PARTIR DA MORALIDADE NEOPENTECOSTAL
metadata.dc.creator: Miranda, Marcos de Alencar
metadata.dc.contributor.advisor1: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.contributor.referee1: Ulrich, Claudete Beise
metadata.dc.contributor.referee2: Pazó , Cristina Grobério
metadata.dc.description.resumo: O trabalho de Conclusão de Curso de Mestrado Profissional aborda a violência de gênero e a dominação masculina em nome de Deus, sob a perspectiva das moralidades pentecostal e neopentecostal. Pergunta-se como é fortalecida a violência contra as mulheres a partir da moralidade dos movimentos pentecostais, pois, em tese, a mesma fortaleceria a dominação masculina em nome de Deus. A hipótese, com relação ao objeto acima delineado, é que a estrutura dos movimentos pentecostais e neopentecostais brasileiros, focadas na atuação regeneradora do Espírito Santo, na Teologia da Prosperidade e na Teologia da Possessão enfatizam a dominação masculina em nome de Deus, fortalecendo a “doutrina de submissão feminina”. Para tais correntes, a título de exemplo, as mulheres enquadradas como “feministas” necessitariam ser enfrentadas, pois, dentre seus objetivos se encontraria a chamada “destruição das famílias”. Ainda, aponta-se que mulheres pertencentes aos movimentos pentecostais e neopentecostais percebem a violência em razão de seu gênero, mas sob perspectiva dissonante: por vezes, a violência não é vista como obra do agressor, mas como fruto da influência demoníaca. Não obstante, em ambos os quadros, as mulheres seriam influenciadas a “exercer seu papel doméstico-familiar”, próprio à sua condição “natural” feminina, bem como a crer naação do Espírito Santo, capaz de “regenerar seu companheiro”. A opção por essa linha de pesquisa se deu, inicialmente, em virtude da atuação profissional do pesquisador – que, atuando como delegado de polícia percebeu que um número crescente de vítimas que se enquadravam nos casos da Lei 11.340/06 (conhecida como “Lei Maria da Penha”) declaravam ser evangélicas; notadamente pentecostais ou neopentecostais. Adotou-se os instrumentais metodológicos de revisão bibliográfica e reflexão a partir da narrativa autorizada do registro de uma mulher vítima de violência apresentada no Registro de Evento de Defesa Social. A pesquisa foi desenvolvida em três capítulos: o primeiro capítulo define os conceitos pertinentes à temática de gênero e violência, apontando, ainda, sobre o tratamento dado pela legislação brasileira ao assunto. O segundo capítulo discorre sobre as matrizes da moralidade neopentecostal brasileira, versando sobre seu caráter conservador. O terceiro capítulo busca demonstrar como esta violência é observada em casos práticos, denotando, ainda sobre como o crescimento da chamada “Bancada Evangélica” pode influenciar prejudicialmente neste cenário. Conclui-se que, mesmo em meio a moralidade conservadora, a luta por direitos das mulheres continua.
Abstract: The Works of Conclusion of Professional Master's Course addresses gender violence and male domination in the name of God: reflections from neopentecostal morality. It questions how violence against women is strengthened from the morality of Pentecostal movements, since it affirms male domination in the name of God. The hypothesis, with respect to the object outlined above, is that the structure of Brazilian Pentecostal and Neo-Pentecostal movements, focused on the regenerating action of the Holy Spirit, Prosperity Theology and Possession Theology emphasizes male domination in the name of God, stressing the “doctrine of female submission” There is always something that needs to be fought. In this sense, feminist women need to be wanting to do away with the family they need to be faced with, as they want to do away with the family. It is pointed out that women belonging to the Pentecostal and Neo-Pentecostal movements perceive violence by reason of their gender, but in a dissonant perspective: sometimes violence is not seen by the aggressor but is the result of demonic influence. Both in these cases and in the others, women would be influenced to “exercise their domestic-familial role”, proper to their “natural” feminine condition, as well as to believe in the action of the Holy Spirit, capable of “regenerating their companion”. The option for this line of research was initially due to the professional performance of the researcher - who, acting as a police delegate, realized that a growing number of victims that fit the cases of Law 11.340 / 06 (known as “Law Maria da Penha”) declared themselves to be evangelical; notably Pentecostal or Neo-Pentecostal. The methodological instruments of bibliographic review and reflection were adopted from the authoritative narrative of the record of a woman victim of violence presented in the Social Defense Event Registry. The research was developed in three chapters: the first chapter defines the concepts pertinent to the theme of gender and violence, also pointing out the treatment given by the Brazilian legislation to the subject. The second chapter discusses the matrices of Brazilian neo-Pentecostal morality, about its conservative character. The third chapter seeks to demonstrate how this violence is observed in practical cases, denoting, still on how the growth of the so-called “Evangelical Bench” can influence detrimentally in this scenario. It is pointed out that amidst conservative morality, the struggle for women's rights shall continues.
Keywords: Gênero e Religião
Violência de Gênero
Neopentecostalismo
Mulheres
Ciências das Religiões
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
metadata.dc.publisher.department: Ciências da Religiões
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/279
Issue Date: 14-Dec-2018
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

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