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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Filho, José Adriano-
dc.contributor.referee3Pinel, Hiran-
dc.creatorMellos, Leandro Martins de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4139637030005652pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T18:57:40Z-
dc.date.available2018-10-22-
dc.date.available2019-09-02T18:57:40Z-
dc.date.issued2018-10-22-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/276-
dc.description.abstractIt is noticed that the practice of the discipline of Religious Education is very complex and requires of the teacher a specific preparation to face the challenges that this discipline imposes on him. Thus, this dissertation had as objective to analyze the Religious Teaching regarding the training of teachers for this discipline in the Municipality of Serra/ES. The dissertation is divided into three chapters. The first addresses the historical aspect and teacher training as well as Religious Education and cultural diversity. The second chapter presents the legislation of Religious Education, it will be of primary importance to evidence some arguments that base the Religious Teaching using the legal apparatus in force in the Brazilian legislation as well as epistemological model of primordial importance for the development of said discipline in accordance with the LDB and, based on this foundation, establish a dialogue with the legislation regarding the standardization of the Religious Teaching discipline and a link with Religious Education and Religious Sciences. In the third chapter is presented the field research, developed in the municipality researched at the end of 2017 and beginning of 2018. The methodology used privilege the qualitative research in connection with the quantitative. In addition to the bibliographic research, a questionnaire was applied to 20 ER teachers who teach in the municipality. The aim of this dissertation was to the intricacies related to the training of teachers and how each of the interviewers see the daily relationship teaching the discipline in the schools of the municipality of Serra/ES.pt_BR
dc.description.resumoPercebe-se que a pratica da disciplina de Ensino Religioso é muito complexa e exige do docente um preparo específico para fazer frente aos desafios que essa disciplina lhe impõe. Sendo assim, esta dissertação teve como objetivo analisar o Ensino Religioso no que tange à formação de professores para essa disciplina no Município de Serra/ES. A dissertação está dividida em três capítulos. O primeiro aborda o aspecto histórico e a formação de docentes, bem como o Ensino Religioso e a diversidade cultural. O segundo capítulo apresenta a legislação do Ensino Religioso, será de primordial importância evidenciar alguns argumentos que fundamentam o Ensino Religioso utilizando-se o aparato legal vigente na legislação brasileira bem como modelo epistemológico de primordial importância para o desenvolvimento da referida disciplina em conformidade com a LDB e, a partir dessa fundamentação, estabelecer um diálogo com a legislação referente à normatização da disciplina Ensino Religioso e um link com Ensino Religioso e Ciências da Religião. No terceiro capítulo é apresentada a pesquisa de campo desenvolvida no município pesquisado no fim de 2017 e início de 2018. A metodologia utilizada privilegia a pesquisa qualitativa em ligação com a quantitativa. Além da pesquisa bibliográfica, foi aplicado um questionário a 20 professores/as de ER que lecionam no município. Buscou-se nessa dissertação expor alguns meandros referentes à formação dos/as docentes e como cada um/a dos/a entrevistados/a veem a relação diária lecionando a disciplina nas escolas do município de Serra/ES.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T18:57:40Z No. of bitstreams: 1 TCC - Leandro Martins de Mellos.pdf: 2362671 bytes, checksum: 96477ede78e3ea16d99bd9f95d46783c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T18:57:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Leandro Martins de Mellos.pdf: 2362671 bytes, checksum: 96477ede78e3ea16d99bd9f95d46783c (MD5) Previous issue date: 2018-10-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectSerra/ESpt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO: HISTÓRIA, PERFIL E FORMAÇÃO DOS/AS PROFESSORES/AS NO MUNICÍPIO DE SERRA/ESpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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