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dc.contributor.advisor1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1572132876854513pt_BR
dc.contributor.referee1Brotto, Julio Cezar de Paula-
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee3Sbardelotto , Moisés-
dc.creatorMoura, Kênia Moraes de Resende-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2916807795527509pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T18:19:05Z-
dc.date.available2018-12-06-
dc.date.available2019-09-02T18:19:05Z-
dc.date.issued2018-12-06-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/273-
dc.description.abstractThis research aimed to approach the online portal Connected with God that offers free educational courses aligned with certain social contents, such as health and family, linked to the doctrines of the Seventh Day Adventist Church - Ministry of Reform (IASD-MR). The virtual space constitutes a new field of religious dispute where the offer of symbolic goods stands out. The use of media by IASD-MR to achieve its institutional goals accompanies social changes that require new forms of contact with the faithful. This updating is also required of the sacred itself which in the face of this new reality must become bit and no longer flesh. Thus, with technological innovations, religiosity is also affected. The problem analyzed is how the sacred is made present in the digital environment through the courses offered in the portal Connected with God and its reflections on religious identity. The methodology used was bibliographic supplemented with a virtual field survey, specifically the Virtual Portal Connected with God. The data collected from the Connected with God portal comprised the period from February to November 2018. The concepts of discourse analysis from the Orlandi and Torresan surveys were used. The research also used concept of field of Bourdieu, of domination of Weber, of identity of Hall and of mediatization of Sbardelotto. The dissertation was divided into three chapters. The first addresses the presence of the IASD-MR in digital media. In the second chapter we seek to obtain the knowledge of the sacred in the media space, addressing education and religious identity. Finally, chapter three presents and discusses the possible motivations for using the Connected with God portal.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo abordar o portal virtual Conectados com Deus que oferece cursos livres educacionais alinhados à determinados conteúdos sociais, como saúde e família, com conteúdo vinculado às doutrinas da Igreja Adventista do Sétimo Dia – Ministério da Reforma (IASD-MR). O espaço virtual se constitui em um novo campo de disputa religiosa onde se destaca a oferta de bens simbólicos. A utilização dos meios midiáticos pela IASD-MR para alcançar seus objetivos institucionais acompanha as mudanças sociais que exigem novas formas de contato com o fiel. Esta atualização também é exigida do próprio sagrado que diante desta nova realidade deve se tornar bit e não mais carne. Assim, com as inovações tecnológicas, a religiosidade também é afetada. O problema analisado é como o sagrado se faz presente no ambiente digital através dos cursos oferecidos no portal Conectados com Deus e seus reflexos na identidade religiosa. A metodologia utilizada foi bibliográfica complementada com uma pesquisa de campo virtual, mais especificamente o Portal Virtual Conectados com Deus. Os dados coletados do portal Conectados com Deus, compreenderam o período de fevereiro à novembro de 2018. Foram utilizados os conceitos da análise do discurso provenientes das pesquisas de Orlandi e Torresan. A pesquisa utilizou ainda conceito de campo de Bourdieu, de dominação de Weber, de identidade de Hall e de midiatização de Sbardelotto. A dissertação foi dividida em três capítulos. O primeiro aborda a presença da IASD-MR na mídia digital. No segundo capítulo busca-se obter um conhecimento do sagrado no espaço midiático abordando educação e identidade religiosa. Por fim, no capítulo três é apresentada e discutida as possíveis motivações para o uso do portal Conectados com Deus.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T18:19:05Z No. of bitstreams: 1 TCC - KÊNIA MORAES DE RESENDE MOURA.pdf: 4584759 bytes, checksum: 10d3744932c0feb50a6b266ef9df4e85 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T18:19:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - KÊNIA MORAES DE RESENDE MOURA.pdf: 4584759 bytes, checksum: 10d3744932c0feb50a6b266ef9df4e85 (MD5) Previous issue date: 2018-12-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subjectMídiapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleRELIGIÃO, EDUCAÇÃO E MÍDIA: A PRESENÇA DO SAGRADO NO PORTAL VIRTUAL CONECTADOS COM DEUSpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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