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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee3Júnior, José do Nascimento Lira-
dc.creatorBarbosa, Karla de Cássia Redder da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5795666871709266pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T17:56:45Z-
dc.date.available2018-11-28-
dc.date.available2019-09-02T17:56:45Z-
dc.date.issued2018-11-28-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/271-
dc.description.abstractIn a world where information is probably one of the most valuable items, one can imagine that space and school time are disputed among those who wish to exercise some form of mastery. In this sense, Religious Teaching competes with other knowledge, which, at first glance, presents itself as something much more useful to the students, especially when one considers that, as well it recalls the mark widely publicized by the defenders of the teaching 'religion is learned in the church'. The main objective of this study is to investigate, based on the theories inherent in the most modern teaching methods, what is the real importance of Religious Education in Basic Education. However, in order to achieve the general objective, the study proposed here will also seek the specific objectives presented below: a) promote theoretical research on the values and ideals that guide Basic Education; b) identify the main laws that guide Basic Education in Brazil; c) to develop field research, together with teachers and students, to know what they think about Religious Education in Basic Education; and d) to present suggestions for improvements that may minimize or correct the possible dysfunctions identified through field research, in order to contribute to the greater acceptance of Religious Education in Basic Education. In turn, the problem question that will be tried to answer through this study is: in the Basic Education, in which there is a great multiplicity of information, does the offer of the Religious Education discipline become necessary? As for the justifications for the accomplishment of this work, it is a fact that, in a country whose Federal Constitution guarantees the secular character of Education, and also in a nation where religious indoctrination borders extremism, the offer of the Religious Education discipline can be understood by many people as a form of indoctrination of children. Hence the importance of studying the question, both from the theoretical point of view and the practical side, to better understand what students and teachers think about the subject. Another justification for the accomplishment of the present work is the opportunity to apply, in the practical scope, the theoretical learning acquired throughout the academic life. However, there are even more significant reasons, such as knowing the legal delimitations that extend over the offer of the Religious Teaching discipline, in order to avoid religious indoctrination in the classroom, which could harm the secular aspect backed by the Constitution Citizen, enacted in the year 1988.pt_BR
dc.description.resumoEm um mundo onde a informação se constitui um dos itens mais valiosos, é de se imaginar que o espaço e o tempo escolar sejam disputados entre aqueles/as que pretendem exercer alguma forma de domínio. Nesse sentido, o Ensino Religioso concorre com outros saberes, os quais, à primeira vista, apresentam-se como algo bem mais útil aos/às alunos/as, especialmente quando se considera que, como bem lembra o bordão fartamente divulgado pelos defensores do ensino laico, 'religião se aprende na igreja'. O objetivo principal desse estudo é investigar, com fundamentos nas teorias inerentes aos métodos contemporâneos de ensino, qual a real importância do Ensino Religioso na Educação Básica. No entanto, visando alcançar o objetivo geral, o estudo aqui proposto também buscará os objetivos específicos abaixo apresentados: a) promover levantamento teórico sobre os valores e ideais que norteiam a Educação Básica; b) identificar quais as principais leis que norteiam a Educação Básica no Brasil; c) desenvolver pesquisa de campo, junto a professores/as e alunos/as, para conhecer o que pensam acerca do Ensino Religioso na Educação Básica; e, d) apresentar sugestões de melhorias que possam minimizar ou corrigir as possíveis disfunções identificadas por meio da pesquisa de campo, de modo a contribuir para a maior aceitação do Ensino Religioso na Educação Básica. Por sua vez, a questão problema que se tentará responder por meio desse estudo é: no Ensino Básico, em que há grande multiplicidade de informações, a oferta da disciplina Ensino Religioso se faz mesmo necessária? Quanto às justificativas para a realização desse trabalho tem-se que, em um país cuja Constituição Federal garante o caráter laico da Educação e, ainda, em uma nação onde a doutrinação religiosa beira o extremismo, a oferta da disciplina Ensino Religioso pode ser entendida por muitas pessoas como forma de doutrinação das crianças. Daí a importância de se estudar a questão, tanto do ponto de vista teórico quanto pela vertente prática, para melhor compreender o que pensam alunos/as e professores/as acerca do tema. Outra justificativa para a realização do presente trabalho é a oportunidade de aplicar, no âmbito prático, o aprendizado teórico adquirido ao longo da vida acadêmica. Entretanto, há razões ainda mais significativas, como, por exemplo, conhecer as delimitações legais que se estendem sobre a oferta da disciplina Ensino Religioso, de modo a evitar a doutrinação religiosa em sala de aula, o que poderia ferir o aspecto laico respaldado pela Constituição Cidadã, promulgada no ano de 1988.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T17:56:45Z No. of bitstreams: 1 TCC - Karla de Cássia Redder da Silva Barbosa.pdf: 3320030 bytes, checksum: c6f6d356c4fa687eb3ee9baed03104e4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T17:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Karla de Cássia Redder da Silva Barbosa.pdf: 3320030 bytes, checksum: c6f6d356c4fa687eb3ee9baed03104e4 (MD5) Previous issue date: 2018-11-28en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectleispt_BR
dc.subjectEducação Básicapt_BR
dc.subjectreligiãopt_BR
dc.subjectlaicidadept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleENSINO RELIGIOSO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE VILA VELHA (ES): AVALIAÇÃO E PROPOSTApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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