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dc.contributor.advisor1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1596908442976138pt_BR
dc.contributor.referee1Cavalcante, Ronaldo de Paula-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Osvaldo Luiz-
dc.contributor.referee3Nunes, Antônio Vidal-
dc.creatorSilva, Jonas Soares da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1810745661152854pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T17:37:11Z-
dc.date.available2018-12-05-
dc.date.available2019-09-02T17:37:11Z-
dc.date.issued2018-12-05-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/269-
dc.description.abstractThe religion has been a collaborator in the process of constructing the subjectivity of the subject within the culture in which it is inserted. The religious phenomenon, observed by the Science of Religion, has left marks on the individual for the ability to influence him in the construction of world knowledge and for being a partner of scientific knowledge. If, on the one hand, religion presents itself as the holder of absolute truth and if, in essence, it is only a myth, on the other hand it is undeniable to affirm that it has contributed to the construction of the human being. The human race, always in the process of evolution, feels the need to respond to the concerns that come to them as a result of their social life and with it, the ontological questions. The school is the connecting agent between the human being and science and thinking scientifically must be the tool that transforms it for the better. It is in this context that the figure of the teacher of Religious Education that his / her performance in the public school aims to study the phenomenon of religiosity respecting the right of freedom of expression and worship of each student. In private school, specifically in Adventist Education, the proposal differs by offering Religious Education by declaring itself a confessional school. In this case, the Religious Education teacher usually acts as an agent to defend the creed and faith that the school represents. The research is descriptive and seeks to reveal the role of the Religious Education teacher in the Adventist Educational Network, the origin of the school researched, its philosophy of teaching in interface with the other disciplines, the contents studied in the discipline, the constitutional support for its existence and its contribution to the formation of the citizen.pt_BR
dc.description.resumoA religião tem sido colaboradora no processo da construção da subjetividade do sujeito dentro da cultura em que o(a) mesmo(a) está inserido(a). O fenômeno religioso, observado pela Ciência da Religião, tem deixado marcas no indivíduo pela capacidade de influenciá-lo na construção do conhecimento de mundo e por ser parceiro do conhecimento científico. Se por um lado a religião se apresenta como detentora da verdade absoluta e se, em essência, não passar de um mito, por outro lado é inegável afirmar que tem contribuído para a construção do ser humano. A raça humana, sempre em processo de evolução, sente a necessidade de responder inquietações que lhes sobrevêm como resultado do seu convívio social e com ele, os questionamentos ontológicos. A escola é o agente de ligação entre o ser humano e a ciência, e o pensar cientificamente deve ser a ferramenta que o transforme para melhor. É nesse contexto que se apresenta a figura do(a) professor(a) de Ensino Religioso que sua atuação na escola pública objetiva estudar o fenômeno da religiosidade respeitando o direito da liberdade de expressão e de culto de cada aluno(a). Na escola privada, especificamente na educação adventista, a proposta se difere por oferecer uma Educação Religiosa ao se declarar uma escola confessional. Neste caso, o(a) professor(a) de Educação Religiosa atua, geralmente, como agente que defende o credo e a fé que a escola representa. A pesquisa é descritiva e busca revelar o papel do(a) professor(a) de Educação Religiosa na rede educacional adventista, a origem da escola pesquisada, sua filosofia de ensino em interface às demais disciplinas, os conteúdos estudados na disciplina, o respaldo constitucional para sua existência e a sua contribuição para a formação do cidadão.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T17:37:11Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jonas Soares Silva.pdf: 3911611 bytes, checksum: c045ef1f86bf9a3ff9e8f373abef8e40 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T17:37:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Jonas Soares Silva.pdf: 3911611 bytes, checksum: c045ef1f86bf9a3ff9e8f373abef8e40 (MD5) Previous issue date: 2018-12-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Adventistapt_BR
dc.subjectEducação Religiosapt_BR
dc.subjectLiberdade Religiosapt_BR
dc.subjectPastoral Escolarpt_BR
dc.subjectTendência Pedagógicapt_BR
dc.subjectIntegração Fé e Ensinopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titlePROFESSOR QUE PASTOREIA: O PROFESSOR DE EDUCAÇÃO RELIGIOSA ESCOLAR EM INTERFACE ÀS DEMAIS ÁREAS DO ENSINO NA VISÃO DA FILOSOFIA EDUCACIONAL ADVENTISTApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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