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dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2Oliveira, David Mesquiati de-
dc.contributor.referee3Aroeira, Kalline Pereira-
dc.creatorDeus, Jean Érique Pereira de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5374728539206454pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T17:22:34Z-
dc.date.available2018-09-26-
dc.date.available2019-09-02T17:22:34Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/268-
dc.description.abstractAn analysis of Christian education in the assemblies of God, with a special focus on the Sunday School from the pedagogy of Paulo Freire, is the basis that constitutes the present work. During this construction, it becomes known the history of the Sunday School, from its origin, its historical evolution to the present day, showing the conquests and advances, from the numerical, geographical expansion and its literary creation. As well as a bibliographical study of Freirean pedagogy, of the thought of Paulo Freire and the construction of this thought throughout history, considering its influence today for education. In the first chapter, the objective was to present a summary of the history of the Sunday School, from its beginning to the current situation, its target audience, the didactic structure of the material used and the teacher training that has taught at the School Sunday. It also focuses on the existing structure, analyzing positive and negative points. The second chapter emphasizes Freirean pedagogy, such as the influence of the man and the educator Paulo Freire, his pedagogical contribution to Brazilian education, the greatness of the method and the results with the implantation of the same in secular schools. The third chapter brought a clear distinction between formal education and non-formal education. The structure of a formal education and its benefits, such as the chances of failure in a non-formal education. Further on the pedagogical training of Sunday School teachers and the need for a good formation for the exercise of educative action with success, as well as their responsibility in the teaching-learning process and in the transformative action both individual and social situation of the educator and consecutively in the environment in which he / she is inserted. All the work has as methodology the bibliographic study, using scientific sources that are condition of analysis within the scientific standards necessary for the development of a serious and reliable work.pt_BR
dc.description.resumoUma análise da educação cristã nas assembleias de Deus, com especial foco na Escola Dominical a partir da pedagogia de Paulo Freire, é a base que constitui o presente trabalho. Durante essa construção, torna-se conhecido a história da Escola Dominical, sua origem, sua evolução histórica até os dias atuais, mostrando as conquistas e avanços, a expansão numérica, geográfica e sua criação literária. Como também um estudo bibliográfico da pedagogia freireana, do pensamento de Paulo Freire e a construção desse pensamento ao longo da história, considerando sua influência hoje para a educação. No capítulo primeiro, o objetivo proposto foi apresentar um resumo da história da Escola Dominical, desde o seu início até a situação atual, seu público alvo, a estrutura didática do material utilizado e a formação do/a professor/a que tem ministrado na Escola Dominical. Enfoca ainda, a estrutura existente, analisando pontos positivos e negativos. O capítulo segundo enfatiza a pedagogia freireana, tal como a influência do homem e do educador Paulo Freire, sua contribuição pedagógica para a educação brasileira, a grandeza do método e os resultados com a implantação do mesmo em escolas seculares. O terceiro capítulo trouxe uma distinção clara entre educação formal e a educação não formal. A estrutura de uma educação formal e seus benefícios, como as possibilidades de fracasso em uma educação não formal. Discorrido ainda sobre a formação pedagógica dos/as professores/as da Escola Dominical e a necessidade de uma boa formação para o exercício da ação educadora com sucesso, tanto quanto a sua responsabilidade no processo de ensino-aprendizagem e na ação transformadora tanto individual como social do/a educando/a e consecutivamente no meio em que está inserido. Todo o trabalho tem como metodologia o estudo bibliográfico, mediante fontes científicas de análise dentro dos padrões científicos necessários para o desenvolvimento de um trabalho sério e confiável.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T17:22:34Z No. of bitstreams: 1 TCC - Jean Érique Pereira de Deus.pdf: 2426492 bytes, checksum: caef73d497a496b38aa8ecfdd1670f45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T17:22:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Jean Érique Pereira de Deus.pdf: 2426492 bytes, checksum: caef73d497a496b38aa8ecfdd1670f45 (MD5) Previous issue date: 2018-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
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dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAssembleia de Deuspt_BR
dc.subjectEducação Cristãpt_BR
dc.subjectEscola Dominicalpt_BR
dc.subjectPaulo Freirept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEDUCAÇÃO CRISTÃ NAS ASSEMBLEIAS DE DEUS: UMA ANÁLISE DA ESCOLA DOMINICAL A PARTIR DA PEDAGOGIA DE PAULO FREIREpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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