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http://bdtd.fuv.edu.br:8080/jspui/handle/prefix/265
Tipo: | Dissertação |
Título: | EXPRESSÕES RELIGIOSAS NA ESCOLA: NA CULTURA, NA ARTE E NA MODA |
Autor(es): | Sobrinho, Glauceni de Vasconcellos |
Primeiro Orientador: | Stephanini, Valdir |
Primeiro membro da banca: | Stephanini, Valdir |
Segundo membro da banca: | McGeoch, Graham Gerald |
Terceiro membro da banca: | Castro, Carla Geovana da Silva de |
Resumo: | Este trabalho visa discutir a relação entre escola e religião, tendo em vista os temas ligados à moda e artísticos, relacionando os movimentos culturais e populares em conexão com a religião. Embora a arte e a moda, ambientes universais, não se limitem à escola, é nesse espaço que o foco desta pesquisa se manterá. A análise dessa correlação revela sinais de intolerância tanto de alunos/as quanto de professores/as. Quando se trata de religião, a banalização da fé por meios educacionais não pode mais ser tolerável. É na sala de aula que se estabelecem relacionamentos duradouros que se reverterão na formação de cidadãos de bem e com características de governabilidade. Além da pesquisa bibliográfica, foram incluídos depoimentos colhidos veiculados na mídia, no que se refere à intolerância e à discriminação. Contudo, este trabalho é só o início de uma pesquisa que busca a colaboração com os/as educadores/as da área da religião e da arte, muitos deles acostumados a ministrar disciplinas com base em dada religião, desvalorizando a cultura e a arte tão positivamente presentes em diversas religiões. |
Resumo Alternativo: | This study is to discuss about the relationship between school/religion x fashion/artistic subjects relating the cultural and popular movements in connection with religion. The focus on school although, art and fashion are not limited to this, envision a universal, but unified language space. Analyzing this correlation, there are clearly signs of intolerance of students and teachers when it comes to religion, the trivialization of faith by educational means can no longer be tolerated, it is in the classroom that lasting relationships develop that will consist of citizens of good and with characteristics of governability. In addition to the bibliographic research will be included testimonies collected through the media that refers to intolerance and discrimination. This work is just the beginning of a collaborative research for educators in the area of religion and art, some of them is ministering their disciplines based on a unified religion, not valuing the culture and art so present in various religions. |
Palavras-chave: | Diversidade Discriminação Cultura Arte Moda Religião |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Faculdade, Instituto ou Departamento: | Ciências da Religiões |
Nome do Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/265 |
Data do documento: | 19-Out-2018 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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