Please use this identifier to cite or link to this item: http://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/265
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5136346521376309pt_BR
dc.contributor.referee1Stephanini, Valdir-
dc.contributor.referee2McGeoch, Graham Gerald-
dc.contributor.referee3Castro, Carla Geovana da Silva de-
dc.creatorSobrinho, Glauceni de Vasconcellos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0131986598982814pt_BR
dc.date.accessioned2019-09-02T16:46:25Z-
dc.date.available2018-10-19-
dc.date.available2019-09-02T16:46:25Z-
dc.date.issued2018-10-19-
dc.identifier.urihttp://bdtd.faculdadeunida.com.br:8080/jspui/handle/prefix/265-
dc.description.abstractThis study is to discuss about the relationship between school/religion x fashion/artistic subjects relating the cultural and popular movements in connection with religion. The focus on school although, art and fashion are not limited to this, envision a universal, but unified language space. Analyzing this correlation, there are clearly signs of intolerance of students and teachers when it comes to religion, the trivialization of faith by educational means can no longer be tolerated, it is in the classroom that lasting relationships develop that will consist of citizens of good and with characteristics of governability. In addition to the bibliographic research will be included testimonies collected through the media that refers to intolerance and discrimination. This work is just the beginning of a collaborative research for educators in the area of religion and art, some of them is ministering their disciplines based on a unified religion, not valuing the culture and art so present in various religions.pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho visa discutir a relação entre escola e religião, tendo em vista os temas ligados à moda e artísticos, relacionando os movimentos culturais e populares em conexão com a religião. Embora a arte e a moda, ambientes universais, não se limitem à escola, é nesse espaço que o foco desta pesquisa se manterá. A análise dessa correlação revela sinais de intolerância tanto de alunos/as quanto de professores/as. Quando se trata de religião, a banalização da fé por meios educacionais não pode mais ser tolerável. É na sala de aula que se estabelecem relacionamentos duradouros que se reverterão na formação de cidadãos de bem e com características de governabilidade. Além da pesquisa bibliográfica, foram incluídos depoimentos colhidos veiculados na mídia, no que se refere à intolerância e à discriminação. Contudo, este trabalho é só o início de uma pesquisa que busca a colaboração com os/as educadores/as da área da religião e da arte, muitos deles acostumados a ministrar disciplinas com base em dada religião, desvalorizando a cultura e a arte tão positivamente presentes em diversas religiões.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Mestrado Estagiário (estagiario.mestrado@fuv.edu.br) on 2019-09-02T16:46:25Z No. of bitstreams: 1 TCC - Glauceni de Vasconcellos Sobrinho.pdf: 3853687 bytes, checksum: 06f8ca046ab113b4c11bd3568ce3d388 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-02T16:46:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - Glauceni de Vasconcellos Sobrinho.pdf: 3853687 bytes, checksum: 06f8ca046ab113b4c11bd3568ce3d388 (MD5) Previous issue date: 2018-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências da Religiõespt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespt_BR
dc.relation.referencesA TRIBUNA ES. Reportagem de 05 mar. 2017. Disponível em: <https://tribunaonline. com.br>. Acesso em: 31 jan. 2018. ABRANCHS, Renata. Santidade no vestir. 2013. Disponível em: <http://www. renataabranchs.com.br/wp-content/uploads/2013/05/meadham.jpg>. Acesso em: 22 out. 2017. ABRAMOWICZ, Anete Moll Jaqueline (org). Para além do fracasso escolar. Campinas, Papirus (1997). ADORNO, Theodor W. Crítica cultural e sociedade. IN: ADORNO, Theodor. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002. AGÊNCIA RÁDIO WEB DE PORTO ALEGRE. Por Fernanda Veizel ao Jornal da Cidade / Rádio Fraternidade AM de Araras, S.P. 2015. Disponível em: <https://www.radios.com.br/ aovivo/radio-fraternidade-1500-am/13168>. Acesso em: 31 jan. 2018. ALBUQUERQUE, Flávia. Pesquisa indica que há 99,3% de preconceito no ambiente escolar. Disponível em: <http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2009-06-17/pesquisa-indica-que-ha-993-de-preconceito-no-ambiente-escolar>. Acesso em: 23 jul. 2018. ALVES, Rubens. O que é Religião, Círculo do Livro (Coleção Primeiros Passos), 1994. ANDRADE, Ana Luíza Mello Santiago de. Navios Negreiros: cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária, 2015. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/ cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>. Acesso em: 1 fev. 2018. ANDRADE, Ana Luíza Mello Santiago de. Cultura afro-brasileira se manifesta na música, religião e culinária. Disponível em: <http://www.brasil.gov.br/cultura/2009/10/cultura-afro-brasileira-se-manifesta-na-musica-religiao-e-culinaria>. Acesso em: 1 fev. 2018. ARAÚJO, Glauber Souza. Teologia da Cultura. 2011. Disponível em: <https://www.scribd. com/document/272198241/Paul-Tillich-e-a-Teologia-Da-Cultura>. Acesso em: 6 fev. 2018. ASCOM. Fundação Cultural Palmares: 324 anos da queda do Mocambo dos Macacos – Serra da Barriga, 2018. Disponível em: <http://www.palmares.gov.br/archives/49036>. Acesso em: 3 jun. 2017. ASSINTEC. Educação com respeito à diversidade cultural e religiosa: sugestão de proposta pedagógica para o ensino religioso. Disponível em: <https://ipfer.com.br/wp-content/ uploads/2018/01/PROPOSTA-PEDAGOGICA-2005.pdf/>. Acesso em: 20 ago. 2018. BARROCO, Maria Lúcia. Reflexões sobre liberdade e (in) tolerância. Serviço Social & Sociedade, São Paulo, n. 119, jul./set. 2014. BENJAMIN, Walter. 1981 apud LÖWY, 2011. BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras escolhidas vol VI, 1994. Brasiliense, São Paulo, 1994. BENJAMIN, Walter. O anjo da história, 2012. Tradução João Barrento. Autêntica. Disponível em: <https://grupoautentica.com.br/autentica/livros/o-anjo-da-historia/820>. Acesso em: 2 fev. 2018. BETTO, Frei. Ética, humanização e solidariedade. Diálogo: Revista de Ensino Religioso, São Paulo, Paulinas, n. 4, 1996. BLUMBERG, Antonia. A criação de Adão e o julgamento final, 2016. Disponível em: <http://www.huffpostbrasil.com/2016/02/26/6-fatos-interessantes-que-vao-mudar-sua-visao-da-capela-sistina_a_21684986>. Acesso em: 2 fev. 2018. BORBA, Tamila Josiane; THIVES, Fabiana Marin. Uma reflexão sobre influência da estética. Disponível em: <http://siaibib01.univali.br/pdf/Tamila Josiane Borba.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2018. BOURDIEU, Pierre; MICELI, Sergio. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1974. BRASIL, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Disponível em: <http://porteiras.s.unipampa.edu.br/pdi/files/2013/04/ Diretrizes-paraelabora%C3%A7%C3%A3o-do-PDI-2004.pdf >. Acesso em: 3 ago. 2018. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2018. BRASIL. Ministério da Cultura. Fundação Biblioteca Nacional. Departamento Nacional do Livro. Disponível em: <http://objdigital.bn.br/Acervo_Digital/Livros_eletronicos/carta.pdf>. Acesso em: 23 out. 2017. CALVANI, C. E. B. Teologia e MPB. São Bernardo do Campo, Loyola, 1998. CARLINDO, Eva Poliana e Silva. Atos agressivos físicos e verbais cometidos por professores contra seus alunos: um estudo a partir de histórias de escolarização. Disponível em: <http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5093_2580.pdf>. Acesso em: 5 jun. 2017. CARREIRA, Denise. Pesquisa mostra que intolerância religiosa nas escolas brasileiras. Disponível em: <https://www.douradosagora.com.br/noticias/brasil/pesquisa-mostra-que-intolerancia-religiosa-nas-escolas-brasileiras>. Acesso em: 30 jul. 2018. CAZARRÉ, Marieta. Preconceito afasta transexuais do ambiente escolar e do mercado de trabalho. Disponível em: <http:/agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-11/preconceito-afasta-transexuais-do-ambiente-escolar-e-do-mercado-de>. Acesso em: 28 ago. 2018. CONFERÊNCIA EPISCOPAL PORTUGUESA (2006), Educação Moral e Religiosa Católica: um valioso contributo para a formação da personalidade, Lisboa: SNEC, 2007. COSTUME Institute no Metropoliltam Museum of Art. Met Gala 2018: as coleções de moda inspiradas no catolicismo. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/ met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. DANTOM, Giam. Walter Benjamin, a arte e a reprodução. Disponível em: <https://www.digestivocultural.com/colunistas/coluna.asp?codigo=3446&titulo=Walter_Benjamin,_a_arte_e_a_reproducao>. Acesso em: 22 out. 2017. DUDU, Luiz. Conceito religioso: Dolce & Gabbana Fall-Winter 2014 Men's Collection. 2014. Disponível em: <http://legenius.blogspot.com.br/2014/01/dolce-gabbana-fall-winter-2014-mens.html>. Acesso em: 22 out. 2017. DUPRET, Leila. Cultura de paz e ações sócio-educativas: desafios para a escola contemporânea, 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext &pid=S1413-85572002000100013>. Acesso em: 29 jul. 2018. FIGUEIREDO, Anísia de Paula. Ensino Religioso: perspectivas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 1994. FONAPER (Fórum Nacional Permanente do Ensino Religioso). Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso. 2ª Edição, São Paulo: Ave Maria, 1997. FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 54ª edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013. FRÓIS, João P. As artes visuais na educação: perspectiva histórica. Tese de doutoramento não publicada, Universidade de Lisboa, 2005. GLOBO, Rede. SONY, Music. Troféu Promessas. Disponível em: <https://www.trofeu promessas.com.br>. Acesso em: 25 ago. 2018. GLOBO. Reportagem G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/noticia/ professora-relata-medo-de-entrar-em-sala-de-aula-apos-ameacas-de-aluno.ghtml>. Acesso em: 28 fev. 2018. GLOSS, Hugo. Catholicus: celebridades debocham da fé católica em desfile de moda, 2018. Disponível em: <https://catholicus.org.br/celebridades-debocham-da-fe-catolica-em-desfile-de-moda/maio2018>. Acesso em: 3 jun. 2017. GOMES, Antônio Máspoli de Araújo; COLONHEZI, Laura, 2005. A Religião como Linguagem Simbólica: aproximações entre Durkheim e Jung – Disponível em: <http://editora revistas.mackenzie.br/index.php/cr/article/viewFile/575/362>. Acesso em: 18 out. 2017. GRUEN, Wolfgang. O ensino religioso na escola. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1995. HABERMAS, Jürgen. Passado como futuro. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1993. HOMEGROWN. Exposição do artista Antônio Bokel no Rio de Janeiro: Exposição Made in India, 2013. Disponível em: <http://postozero.com/eventos/exposicao/antonio-bokel-made-in-india>. Acesso em: 22 out. 2017. HORKHEIMER, M. e ADORNO, T. W. Dialética do esclarecimento – Fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antônio de Almeida. 3ª ed. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1985. INBAR, Mariana. Jennifer Lopez de Balmain. 2018. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. INBAR, Mariana. Ariana Grande veste Vera Wang com estampa da obra O Juízo Final, de Michelangelo. 2018. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. INBAR, Mariana. Katy Perry em versão angelical by Versace. 2018. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. INBAR, Mariana. Madonna, com coroa, crucifixos e vestido assinado por Jean Paul Gaultier. 2018. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. INBAR, Mariana. Rihanna, anfitriã da noite, veste Margiela by John Galliano. 2018. Disponível em: <https://vogue.globo.com/moda/noticia/2018/05/met-gala-2018-colecoes-de-moda-inspiradas-no-catolicismo.html>. Acesso em: 3 jun. 2018. INDIAN EXPRESS INDULGE. Elon Musk’s mum becomes Cover Girl aged 69. Disponível em: <http://www.indulgexpress.com/life-style/society/2017/sep/28/elon-musks-mum-become s-cover-girl-aged-69-3719.html>. Acesso em: 27 out. 2017. INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio). Disponível em: <www.inep.gov.br>. Acesso em 27 out. 2017. KANDINSKY, Wassily. Do espiritual na arte. São Paulo: Martins Fontes, 1990. KOEHLER, Sonia Maria Ferreira. Homofobia, cultura e violências: a desinformação social. Disponível em: <http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/viewFile/3361/2688>. Acesso em: 15 fev. 2018. LAGERFELD, Karl. Chanel pre-fall 2011, Nova Iorque. Desfile da Chanel, 2011. Disponível em: <http://ffw.uol.com.br/noticias/moda/chanel-pre-fall-2011-veja-todas-as-fotos-do-desfile-riqueza/>. Acesso em: 2 fev. 2018. LEAO, Anne Ariadne Alves Menezes Ponce de. Manifestações culturais no contexto escolar e práticas pedagógicas: entre a Diversidade e Religião. 2015. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/revistas/ceduce/trabalhos/TRABALHO_EV047_MD1_SA7_ID397_21032015223352.pdf>. Acesso em: 16 out. 2017. LIPOVETSKY, Gilles. O Império do efêmero. A moda e seu destino nas sociedades modernas. Disponível em: <https://img.travessa.com.br/capitulo/COMPANHIA_DE_ BOLSO/IMPERIO_DO_EFEMERO_O_A_MODA_E_SEU_DESTINO_NAS_SOCIEDADES_MODERNAS-9788535915129.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017. LONZA, Furio. História do uniforme escolar no Brasil. São Paulo: Ed. MEC, 2005. LOUX, Michael J. Metafísica – Uma Introdução Contemporânea. Disponível em: <https://filosoficabiblioteca.files.wordpress.com/2013/10/loux-metafc3adsica-e28093-uma-introduc3a7c3a3o-contemporc3a2nea.pdf/>. Acesso em: 27 fev. 2018. LÖWY, Michael. A contrapelo. A concepção dialética da cultura nas teses de Walter Benjamin (1940), 2011. Disponível em: <http://www4.pucsp.br/neils/downloads/Vol.2526/ michael-lowy.pdf>. Acesso em: 16 out. 2017. MACLuhan, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do homem. São Paulo: Cultrix, 1974. MADURO, Otto. Mapas para a festa: reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994. MALLMANN, Ivone Maria. Uniforme escolar. 2014. Disponível em: <http://xanpedsul. faed.udesc.br/arq_pdf/1802-0.pdf>. Acesso em: 30 set. 2017. MALLMANN, Ivone Maria. Uniformes escolares enquanto produto da indústria da moda: para além da obrigatoriedade. S.C. Criciúma, 2015. MARTINO, Luís Mauro Sá. Like a Prayer: articulações da cultura pop na midiatização da religião. In: CARREIRO, Rodrigo. FERRARAZ, Rogério. SÁ, Simone Pereira de. (Orgs). Cultura pop. Brasília: Compôs, 2015. MARTINS, Mirian Celeste. Diretrizes Curriculares Nacionais para as Licenciaturas: um foco sobre cultura e arte. In: III Congresso Nacional de Formação de Professores (CNFP) e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores (CEPFE). 2016. MELO, Priscila. Império Bizantino. Colégio Web, 2012. Disponível em: <https://www.colegioweb.com.br/alta-idade-media-imperio-bizantino-e-islao/a-religiao-no-imperio-bizantino.html>. Acesso em: 5 fev. 2018. MENDONÇA, Erasto Fortes. Doutor em Educação pela Unicamp (1999) e Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (1986). Foi conselheiro do Conselho Nacional de Educação (2012/16), presidente da Câmara de Educação Superior (2014/16). É professor aposentado da Universidade de Brasília. Disponível em: <https://www.escavador.com/ sobre/615464/erasto-fortes-mendonca>. Acesso em: 31 jan. 2018. MENDONÇA, Erasto Fortes. Matéria da Rádio Fraternidade. Reportagem. 2017. MORAZZI, Lu. Releitura Bizantina - Chanel 2011. Disponível em: <http://lumorazzi. blogspot.com/2013/03/moda-historia-e-evolucao-imperio.html>. Acesso em: 2 fev. 2018. MONTERO, Paula. Max Weber e os dilemas da secularização. O lugar da religião no mundo contemporâneo. Novos Estudos CEBRAP, nº 65, 2003. MUNANGA, Kabengele. A dimensão estética na arte negro-africana tradicional, 2006. Disponível em: <http://www.macvirtual.usp.br/mac/arquivo/noticia/Kabengele/Kabengele. asp>. Acesso em: 4 mar. 2018. NOLETO, Marlova Jovchelovitch. A construção da cultura da paz: dez anos de história, UNESCO. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189919por.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018. UNESCO. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001899/189919por.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018. NORONHA, Heloísa. Vítimas de duplo preconceito contam suas histórias, 2016. Disponível em: <https://estilo.uol.com.br/comportamento/listas/vitimas-de-duplo-preconceito-contam-suas-historias.htm>. Acesso em: 15 fev. 2018. ORRÚ, Sílvia Ester. Redes de inclusão entre família e escola, 2017. Disponível em: <http://diversa.org.br/artigos/redes-de-inclusao-entre-familia-e-escola/?gclid=Cj0KCQiA5a TUBRC2ARIsAPoPJk_lJJ-bSw9K990TQH-AeuX9DlJda6vhZSll6fv0gPaAFMxhVtW5uNsa AnbwEALw_wcB>. Acesso em: 28 fev. 2018. PINA, Christine dos Santos. O efeito coorte e o desenvolvimento das preferências por moda feminina: a moda e sua história. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9049/9049_4.PDF>. Acesso em: 22 out. 2017. PORTO, Cristiane de Magalhães. Um olhar sobre a definição de cultura e de cultura científica, 2011. Disponível em: <http://books.scielo.org/id/y7fvr/pdf/porto-9788523211813-06.pdf>. Acesso em: 28 out. 2017. PRADO, Edecildo. Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. 2018. Disponível em: <http://www.cnbb.org.br/apos-decisao-do-stf-bispos-referenciais-para-o-ensino-religioso-reunem-se-em-brasilia/>. Acesso em: 25 jun. 2018. ROCHA, Alan. A caverna do saber: uma aventura ao mundo da filosofia. 2. Ed., São Paulo, 2010, p. 149, e-book digital. Disponível em: <https://clubedeautores.com.br/book/121108--A_caverna_do_Saber?topic=criticaliteraria#.W9rl76KRbmQ>. Acesso em: 22 out. 2017. SANCHES, Rodrigo Daniel. Corpos esculpidos. 2017. Disponível em: <http://www.Jornal.usp.br/ciencias/ciencias-humanas/discurso-das-novas-dietas-reforca-padroes-de-beleza-inalcancaveis//>. Acesso em: 31 jan. 2018. SÁ, Sandra de, Olhos coloridos. Discografia: Som livre, 1994. Disponível em: <http://sandradesa.com.br/#discografia/olhos-coloridos-1994/>. Acesso em: 3 jun. 2017. SCHERER, Giovani Antonio. Serviço Social e arte: juventudes e direitos humanos em cena. São Paulo: Cortez, 2013. SIGNIFICADOS. Significado de Ensino religioso. Disponível em: <https://www.significados. com.br/ensino-religioso/>. Acesso em: 3 ago. 2018. SILVA, Matheus Alves Duarte, 2009-A Família Real No Rio de Janeiro: Doenças e Práticas Terapêuticas no Período Joanino. Disponível em: <https://drive.google.com/ drive/folders/1VWQRJ8dqV5rl8HnfU9IKd5uuy3LLKA9K?usp=sharing_eil&ts=5b3cffe2>. Acesso em: 22 out. 2017. SILVA, Verônica Guimarães Brandão. A cultura brasileira do feio: por uma noção de beleza ampliada. Brasília, 2017. Disponível em: <http://repositorio.unb.br/bitstream/10482/24731/1/ 2017_Ver%C3%B4nicaGuimar%C3%A3esBrand%C3%A3odaSilva.pdf>. Acesso em: 3 jun. 2017. SOARES, Fábio. Projeto combate intolerância religiosa em escolas públicas. Disponível em: <http://fundacaotelefonica.org.br/noticias/projeto-combate-intolerancia-religiosa-em-escolas-publicas/>. Acesso em: 30 jul. 2018. SOUZA, Mari Guimarães. Re-visitando a história: colonização portuguesa e subordinação cultural. 2008. Disponível em: <http://www.cult.ufba.br/enecult2008/14492.pdf>. Acesso em: 22 out. 2017. STEIL, Carlos Alberto. O ensino religioso na sociedade plural. nº 03, 1996. Disponível em: <https://www.passeidireto.com/arquivo/37023177/o-ensino-religioso-na-rede-publica-estadual/49>. Acesso em: 28 out. 2017. SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. Imprensa, notícias do STF. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=357099>. Acesso em: 10 jan. 2018. TILLICH, Paul. Teologia da cultura. São Paulo: Fonte Editorial Ltda., 2009. TWIGGY. Modelo anos 60. 1960. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/ela/no-aniversario-de-twiggy-relembre-momentos-da-carreira-da-lendaria-modelo-16939701>. Acesso em: 31 jan. 2018. USARSKI, Frank, SENA, Luzia. Ensino Religioso e formação docente: Ciências da Religião e Ensino Religioso em diálogo, São Paulo: Paulinas, 2006. VASCONCELOS, Elis. Arte sacra: super-heróis. 2013. Disponível em: <https://3.bp.blogspot.com>. Acesso em: 22 out. 2017. VON BALTHASAR, Hans Urs. Teologia da história. São Paulo. Novo Século/Fonte Editorial, 2005. WERONKA, João Rodrigo. Pluralismo Religioso: todos os caminhos levam a Deus? Disponível em: <https://www.napec.org/apologetica/pluralismo/>. Acesso em: 23 jul. 2018. ZABATIERO, Júlio Paulo Tavares. Cadernos de Ética e Filosofia Política. Disponível em: <https://www.revistas.usp.br/cefp/article/view/100368/99013>. Acesso em: 7 fev. 2018. ZIMMERMANN, Roque. Ensino Religioso: uma grande mudança. Brasília, Câmara dos Deputados. Brasília, 1998. ZUAZO, Pedro. Jovem é vítima de intolerância religiosa dentro de escola em São Gonçalo. Disponível em: <https://extra.globo.com/casos-de-policia/jovem-vitima-de-intolerancia-religiosa-dentro-de-escola-em-sao-goncalo-21734126.html>. Acesso em: 28 jul. 2018.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.subjectDiscriminaçãopt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectReligiãopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApt_BR
dc.titleEXPRESSÕES RELIGIOSAS NA ESCOLA: NA CULTURA, NA ARTE E NA MODApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Ciências das Religiões

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC - Glauceni de Vasconcellos Sobrinho.pdfTCC - Glauceni de Vasconcellos Sobrinho3,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.